15 palavras parecidas, mas com significados bem diferentes

As palavras parecidas que possuem significados bem diferentes fazem parte de uma categoria gramatical chamada parônimas, mas nem todos conhecem os usos e regras.

A Língua Portuguesa é um idioma vivo, no sentido de que existem constantes transformações em curso por conta da utilização no Brasil e no mundo. Sendo assim, existem palavras parecidas, mas com significados bem diferentes que muitas pessoas confundem na hora de escrever.

continua depois da publicidade

Conhecidas como palavras parônimas, são termos que possuem escrita e pronúncia semelhante. Porém, o significado e utilização variam de modo que a frase tenha outro sentido com base na escolha utilizada. Saiba mais a seguir:

Palavras parônimas da Língua Portuguesa

Leia também

1) Comprimento e cumprimento

A primeira significa tamanho e extensão. Por outro lado, a segunda representa uma saudação, elogio.

2) Tráfego e tráfico

A primeira indica uma movimentação ou grande fluxo de veículo. Enquanto isso, a segunda refere-se um comércio clandestino, como a venda de drogas, por exemplo.

continua depois da publicidade

3) Iminente e eminente

Com pronúncia e escrita semelhantes, essas palavras parecidas significam coisas distintas. Em específico, iminente faz referência a algo que está prestes à acontecer, por outro lado, eminente é uma forma de designar algo ou alguém de grande importância.

4) Descrição e discrição

Apesar da dúvida comum, a primeira palavra refere-se a uma caracterização profunda e detalhada a respeito de algo. Em contrapartida, a segunda é uma característica específica de uma pessoa discreta ou reservada.

5) Dirigente e diligente

A pessoa diligente é aquela que é rápida, aplicada, dedicada e focada em suas atividades. Porém, dirigente é quem dirige, comanda e coloca ordem na gestão de alguma equipe ou empresa.

6) Infligir e infringir

Infringir uma norma significa que a pessoa está transgredindo e desobedecendo as regras. Em contrapartida, infligir representa o ato de aplicar uma pena ou causar sofrimento, tanto em si mesmo quanto em outras pessoas.

continua depois da publicidade

7) Cavaleiro e cavalheiro

A palavra cavaleiro refere-se a um indivíduo que anda à cavalo, se locomovendo por meio desse animal. A segunda palavra é uma forma de designar um homem gentil, educado, nobre.

8) Retificar e ratificar

A primeira refere-se ao ato de corrigir ou emendar uma nova informação a alguma coisa. Já a segunda é uma outra palavra para o ato de confirmação, reafirmação ou comprovação acerca de um fato.

9) Discriminar e descriminar

A discriminação é um ato de segregação e de marginalização, seja de um indivíduo ou por meio de uma descrição específica para estabelecer diferenças. Por outro lado, a descriminação refere-se à atitude de inocentar, retirando a culpa ou a pena de um crime.

10) Apressar e apreçar

A primeira refere-se ao ato de acelerar e tornar algo ou alguém mais rápido. Contudo, a segunda significa reduzir o preço de algum produto ou serviço.

continua depois da publicidade

11) Arrochar e arroxar

Ainda que sejam usadas de outras formas na linguagem oral, a palavra arrochar refere-se ao ato de apertar ou pressionar com força. Porém, arroxar é uma forma de designar o processo de tornar algo roxo.

12) Brocha e broxa

Em primeiro lugar, brocha refere-se à um prego ou tacha, um instrumento de construção e manutenção. Por sua vez, broxa é um pincel grande, apesar das diferenças de utilização na linguagem coloquial e falada.

13) Cauda e calda

A primeira refere-se ao rabo, parte traseira dos animais. A palavra calda designa um líquido doce que pode ser utilizado em receitas ou como cobertura de alimentos.

14) Passo e paço

A palavra passo refere-se ao ato de passar, mas também a etapa e o ato físico de passar com o movimento das pernas. Porém, a palavra paço designa um palácio, local político ou residência política de representantes.

continua depois da publicidade

15) Noz e nós

Noz é um fruto proveniente da árvore nogueira, sendo utilizada como alimento, mas também como remédio. Em contrapartida, nós é um pronome pessoal coletivo para designar agrupamentos de pessoas.

Leia também

Concursos em sua
cidade