11 incríveis invenções da NASA que todo mundo usa no dia a dia

Desde os mouses clássicos de computadores até os mais modernos termômetros infravermelhos, as invenções da NASA que todo mundo usa no dia a dia são diversas.

As 11 incríveis invenções da NASA que todo mundo usa no dia a dia costumam passar despercebidas pelas pessoas, principalmente quem não conhece o trabalho da agência. Com o nome traduzido para Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço, essa é uma das principais instituições dos Estados Unidos.

No geral, a agência espacial do Governo Federal estadunidense é responsável por toda pesquisa e desenvolvimento de tecnologias voltadas à exploração espacial. Porém, também financiou importantes pesquisas para o desenvolvimento dos mais variados produtos. Saiba mais a seguir:

Quais são as invenções da NASA que todo mundo usa no dia a dia?

1) Mouse de computador

11 incríveis invenções da NASA que todo mundo usa no dia a dia
Foto: Reprodução / Pixabay.

O mouse é uma invenção da década de 1960, anunciada pelo Doug Engelbart. Para o desenvolvimento desse produto, a pesquisa sobre as entradas interativas de computador que pautou o surgimento do mouse teve financiamento da NASA.

Posteriormente, ele ficou conhecido como pioneiro na comunicação entre humanos e máquinas.

2) Termômetros infravermelhos

A princípio, os termômetros infravermelhos utilizados para medir a temperatura à distância no período da pandemia foram inventados pela NASA para acompanhar a temperatura de corpos celestes distantes.

Contudo, a tecnologia foi adaptada com o tempo para atender diferentes propósitos.

3) Espuma de têmpera

Também conhecido como espuma de memória ou espuma visco, esse produto é composto por um polímero elástico que permite com que o material retorne a sua forma original, independentemente das tensões externas.

O primeiro material foi desenvolvido pelo engenheiro aeronáutico Charles Yost, através do financiamento da Nasa.

4) Trajes de banho de alto desempenho

Utilizado atualmente por atletas de alto rendimento na natação, o traje foi criado pela NASA em 2008.

Mais especificamente, foi submetida a testes em túnel de vento realizados pelo Langley Research Center, com a proposta de oferecer mais durabilidade aos pilotos e astronautas.

5) Câmera do celular

Curiosamente, os sensores de imagem que estão presentes nas câmeras digitais modernas e aparelhos celulares foram criados pela Nasa.

Mais especificamente, surgiram por meio do trabalho de Eric Fossum, funcionário do Jet Propulsion Laboratory da agência espacial.

6) Carros autônomos

Se os carros autônomos são o futuro da locomoção humana, grande parte desse processo decorre das invenções da NASA.

Derivado do grupo de Ciências e Tecnologias Quânticas do Laboratório de Propulsão a Jato da agência, o projeto começou a partir da década de 1980 e ainda está sendo aperfeiçoado, apesar dos modelos presentes no mercado.

7) O videogame Lunar Lander

Conhecido como um dos melhores jogos de arcade da Atari no final da década de 1970, o jogo foi desenvolvido com referência às missões Apollo da NASA.

Desse modo, não houve participação direta da agência, mas diversos especialistas foram consultados para construir a história do jogo.

8) Cirurgia de correção ocular

A cirurgia de correção da visão LASIK surgiu a partir de uma série de experimentos realizados pela NASA na Estação Espacial Internacional nos anos 2000.

Ainda que os resultados iniciais sobre como a falta de gravidade afeta os movimentos dos olhos não tenha sido frutífera na gravidade terrestre, foi capaz de desenvolver o procedimento depois.

9) Lentes oculares resistentes

A tecnologia da empresa Ray-Ban que garante o revestimento das lentes, capaz de torná-las 10 vezes mais resistentes a arranhões, foi desenvolvida pela NASA como uma estratégia de fortalecer a estrutura dos equipamentos.

Contudo, acabou sendo adaptada a outras indústrias, como é o caso das óticas no mundo inteiro.

10) Sistema de controle para o tráfego aéreo

O sistema utilizado para gerenciar o tráfego aéreo comercial e outros tipos de voos terrestres foi criado pela Administração Federal de Aviação, mas a NASA participou do aperfeiçoamento das tecnologias existentes.

Desse modo, foi possível modernizar a movimentação em aeroportos nos Estados Unidos.

11) Pavimento ranhurado

Utilizados para aumentar a tração das pistas durante o pouso das aeronaves, estima-se que os sulcos nas pistas foram criados pela NASA e ajudaram a reduzir em até 85% o número de acidentes em estradas escorregadias. Desse modo, tornaram o trânsito em rodovias ainda mais seguro.

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.