‘Wifi’, ‘wi-fi’ ou ‘wi fi’: Veja como escrever corretamente

Wifi, wi-fi ou wi fi? Qual seria a versão correta do termo? De origem inglesa, é comum fazer confusão ao precisar aplicá-lo. Descubra hoje como escrevê-lo corretamente.

Todo mundo já sentiu uma ou outra dúvida ao precisar lidar com certos termos aplicados na Língua Portuguesa. Aqueles que possuem origens em outras línguas, por exemplo, podem causar confusões ainda maiores, visto que possuem uma grafia e pronúncia distintas, quando as regras gramaticais do português nem sempre se aplicam. Um dos casos mais comuns envolve uma versão bem pequena: seria wifi, wi-fi ou wi fi?

continua depois da publicidade

O termo de origem inglesa consiste na abreviação da expressão “wireless fidelity”, e designa uma tecnologia de compartilhamento de dados sem cabos elétricos, ou seja, “sem fio”. A palavra é muito utilizada para se referir a um sinal de internet, um dos mais necessários na atualidade, que fica disponível para seus usuários sem que seja preciso recorrer aos cabos.

Mas e sua grafia? Como fica? Hoje, descubra como escrever o termo e não cometa mais o mesmo erro por confusão entre as diferentes versões.

Wifi, wi-fi ou wi fi?

A forma correta de se escrever o termo é wi-fi. Apesar da versão “wifi” também ser largamente utilizada, ela não é a ideal, e “wi fi” não existe, portanto não deve ser usada.

continua depois da publicidade

Normalmente, encontra-se a versão com hífen na maioria dos dicionários, tanto de português quanto de inglês. Além disso, por ser um estrangeirismo consideravelmente recente, muitos ainda recomendam que o termo seja escrito em itálico, ou entre aspas. Ele costuma vir associado de palavras como tecnologia, rede, conexão e ligação.

Como informado anteriormente, wi-fi é a forma abreviada de “wireless fidelity”, ou fidelidade sem fios. O nome foi dado por conta da analogia à expressão hi-fi, que significa “high fidelity”. Confira alguns exemplos com o termo:

continua depois da publicidade
  • Não consegui me conectar a wi-fi ontem por conta da instabilidade no sinal.
  • Todas as salas da escola possuem wi-fi, e funciona perfeitamente.
  • Preciso chamar um técnico para religar a rede wi-fi.

Wi-fi e wireless

Mesmo que wi-fi e wireless sejam termos que essencialmente possuam o mesmo significado, é importante saber que existem algumas diferenças entre os dois conceitos.

Enquanto wireless é um conceito mais abrangente, que indica qualquer tipo de conexão que possa ser feita sem cabos, a wi-fi é uma conexão especialmente wireless, entre outras já conhecidas no mercado, como bluetooth ou infravermelho.

Leia também

você pode gostar também

Amor ou Amizade? 5 indícios que revelam o verdadeiro sentimento da pessoa

Conhecer os indícios que revelam o verdadeiro sentimento da pessoa é fundamental para o concurseiro identificar se a relação tem chances de vingar ou se vai ficar somente na amizade mesmo.

O que o seu nome próprio diz sobre você, segundo a numerologia

Assim como ocorre com a numerologia do nascimento, também é possível descobrir o algarismo equivalente ao seu nome. Saiba mais.

9 faculdades que as pessoas menos se arrependem de ter feito

Acabou de se formar no Ensino Médio e está em dúvida quanto a escolha da carreira? Conheça nove faculdades que as pessoas menos se arrependem de ter feito.

Pluralia tantum: conheça 14 palavras que só existem no plural

Acompanhe a nossa matéria e fique por dentro do assunto para aperfeiçoar o conhecimento na Língua Portuguesa.

Será que funciona? 5 combinações explosivas de signos no amor

Confira combinações de signos que possuem personalidades totalmente diferentes, o que pode gerar consequências (boas e ruins).

7 objetos que todo concurseiro tem que ter na área de estudos

Existem alguns objetos que podem ajudar qualquer concurseiro a alcançar suas metas nos estudos. Confira quais são os principais.