Você sabe qual é a origem do símbolo de coração?

O símbolo de coração é comumente usado para expressar amor, mas pode ser usado também para demonstrar outros sentimentos como paixão, carinho e afeto.

Quem nunca usou o símbolo de coração em uma mensagem enviada para a pessoa amada, familiar, amigo ou até mesmo para o crush? Afinal, o coração é considerado o símbolo do amor, sendo usado então para expressar esse sentimento e também a paixão. Mas, em determinados casos, ele pode ainda expressar carinho, afeto, compaixão e outras emoções.

Não se sabe ao certo quando o coração passou a simbolizar o amor. Acredita-se que isso tenha acontecido há 3 mil anos mais ou menos, na cultura judaica. Porém, como dito, o coração é usado também para demonstrar outros sentimentos.

Sobre essa relação, acredita-se que os hebreus antigos foram os responsáveis por associar o coração a sentimentos. Podemos entender o motivo dessa associação quando estamos angustiados e sentimos um aperto onde está localizado o órgão ou quando estamos ansiosos e sentimos as batidas do nosso coração acelerar.

No entanto, com o avanço da ciência, sabemos hoje que o cérebro é o responsável por gerenciar nossas emoções, pensamentos e atitudes. Apesar disso, ainda continuamos a associar o coração aos sentimentos humanos.

Essa associação, por sua vez, nos leva a questionar o motivo pelo qual o coração é simbolizado por um formato diferente daquele do nosso órgão que bombeia sangue. Para chegar a essa resposta, precisamos descobrir qual é a origem do símbolo de coração. E isso é o que você vai saber a seguir.

Qual é a origem do símbolo de coração?

Existem algumas hipóteses sobre a origem do símbolo de coração. A primeira delas é a que relaciona o símbolo a uma planta de flores amarelas, o Silphium. Isso porque a vagem dessa planta tinha um formato semelhante ao desenho de coração tal qual utilizamos hoje.

Sabe-se que há 2,5 mil anos, o Silphium era um produto valioso no Mediterrâneo. Afinal, ele era utilizado como alimento, perfume e até mesmo como anticoncepcional. Por ser valiosa na época, a planta começou a aparecer nas moedas de prata da cidade de Cirene, atual Líbia. Na verdade, a vagem da planta que era cunhada no metal. E como dito, essa parte da planta tem um formato semelhante ao símbolo de coração.

Há ainda hipóteses de que o formato atual do símbolo de coração tenha sido usado para simbolizar algumas regiões do corpo da mulher, como os seios, o monte de vênus, a vulva e até mesmo as nádegas.

Outra hipótese sobre a origem do símbolo de coração afirma que a ocorrência mais antiga desse símbolo está presente em uma ilustração francesa do século 13. Nela, um jovem entrega seu coração à mulher amada.

No entanto, para historiadores, o formato do símbolo de coração nada mais é do que um desenho simplificado do coração anatômico. Há centenas e milhares de anos, não se tinha conhecimento sobre como era um coração humano. Porém, sabia-se como era um coração de porco.

Se retirarmos algumas partes do coração desse animal, como a aorta e a veia cava, o referido órgão ganha um formato semelhante ao símbolo de coração que utilizamos hoje. Daí o motivo pelo qual historiadores acreditam que tal símbolo é apenas uma simplificação do desenho do órgão.

Independentemente do que possa ser confirmado a respeito da origem do símbolo de coração, continue a espalhar esse símbolo para seus amigos, familiares e pessoas amadas, demonstrando todo seu amor, afeição e carinho a essas pessoas.

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.