Você está fazendo errado: não prepare estes alimentos na air fryer

As fritadeiras sem óleo tornaram-se populares entre os consumidores interessados ​​em cozinhar de forma saudável, mas é preciso saber quais alimentos nunca devem ser preparados nesse aparelho.

A air fryer ou fritadeira sem óleo se tornou um aparelho que muitos consumidores adquiriram graças a sua grande facilidade de uso. É um eletrodoméstico que permite fritar ou assar alimentos mais rapidamente com a utilização do ar quente em substituição ao óleo.

continua depois da publicidade

Isso tornou o produto muito atraente para pessoas interessadas ​​em um estilo de vida saudável. Isso porque a ausência ou redução do óleo faz com que as refeições contenham muito menos calorias do que se fossem cozinhadas na frigideira ou no forno de forma tradicional.

Contudo, apesar da sua versatilidade, essa panela não é adequada para o preparo de todas as receitas, inclusive existem vários alimentos que nunca devem ser colocados nela, pois podem prejudicar seu funcionamento ou terem seu sabor completamente alterado. Confira a seguir.

5 alimentos que nunca devem ser preparados na air fryer

Leia também

1. Alimentos empanados

Alimentos cobertos com massa, como anéis de cebola ou nuggets de frango, são uma escolha popular para cozinhar na air fryer. No entanto, é importante garantir que a massa esteja totalmente cozida antes de consumir.

continua depois da publicidade

A massa crua pode conter bactérias nocivas, como Salmonella ou E. coli, que podem causar intoxicação alimentar. Por isso, recomenda-se preparar alimentos empanados em forno convencional para garantir que estejam totalmente cozidos.

2. Frango inteiro no papel alumínio

Embora a fritadeira seja ótima para cozinhar asas ou peitos de frango, não é recomendável cozinhar um frango inteiro na air fryer.

Esse tipo de alimento requer um preparo específico e muito cuidadoso para garantir que a carne fique realmente cozida. Com a air fryer é muito complicado e, na maioria das vezes, a carne fica crua ou excessivamente seca.

continua depois da publicidade

Além disso, também não é recomendado o uso de papel alumínio, porque se você usá-lo, impedirá que o ar seja distribuído corretamente por toda a superfície da fritadeira, o que fará com que o alimento que você está tentando cozinhar acabe cru. E caso o alumínio entre em contato com o resistor, pode causar danos ao aparelho.

3. Massas com molhos

Semelhante a alimentos empanados, massas úmidas e com muito molho, não devem ser cozidas na air fryer. A massa pode não cozinhar bem, deixando um interior cru e pastoso. Além disso, o molho pode causar excesso de fumaça ou vapor na fritadeira, levando a um possível risco de incêndio.

continua depois da publicidade

4. Folhas verdes

Mesmo que pareça tentador cozinhar uma porção saudável de chips de couve ou espinafre na fritadeira, essas folhas verdes não devem ser cozidas neste aparelho.

O alto calor da air fryer pode fazer com que as folhas sequem e fiquem quebradiças, levando a uma textura menos saborosa. Além disso, a panela pode não conseguir cozinhar totalmente as verduras, deixando-as cruas.

5. Queijo

Embora possa ser tentador fritar uma porção de palitos de mussarela ou queijo de coalho, esse alimento não deve ser cozido na air fryer. O alto calor da fritadeira pode fazer com que o queijo derreta e grude no fundo do aparelho, dificultando a limpeza.

Além disso, sem perceber, ele pode entrar em uma área que não está isolada do aparelho e criar um problema posteriormente. Por outro lado, a temperatura é muito alta e os pedaços de queijo costumam acabar queimados.

Para evitar avarias, é importante que você também não utilize acessórios não compatíveis com a fritadeira, independentemente do material de que sejam fabricados. Pois, caso utilizemos, por exemplo, um recipiente inadequado, este pode acabar danificado ou causar problemas de funcionamento na air fryer.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade