Você se surpreenderia ao perceber que, não, as tartarugas não são as únicas criaturas vivas que podem ter um longo ciclo de vida. A lista é maior do que o esperado, mas vamos nos reservar em te dizer quais são os seis animais que, simplesmente, vivem mais de 100 anos.
A natureza é impressionante por si só e guarda inúmeras surpresas, que são estudadas até hoje pelos cientistas. E as coisas ficam ainda mais complexas quando estamos falando sobre a imensidão dos oceanos. Até hoje não conseguimos explorar todas as profundezas dos mares.
Mas a parte boa é que, anualmente, a ciência vem descobrindo mais e mais elementos que explicam o funcionamento da natureza – e o seu incrível poder de se adaptar a diversas condições possíveis. Hoje, vamos falar especificamente sobre longevidade que é de dar inveja.
Animais que podem viver por mais de 100 anos, dependendo do contexto
1. Tartaruga Galápagos
Vamos começar pelo animal amplamente conhecido pelo sua longevidade, que já foi representado em diversas animações? As tartarugas Galápagos são verdadeiras guardiãs do tempo, com uma expectativa de vida que pode ultrapassar os 150 anos.
Esses magníficos répteis, nativos das Ilhas Galápagos, são conhecidos por sua longevidade e robustez. A adaptação a ambientes isolados e a ausência de predadores naturais contribuem para sua longa vida. Mas é claro que tudo depende do contexto, na maioria dos casos.
2. Tuatara
E esse animal, você já conhecia? Agora, vamos aprofundar um pouquinho nas imensidões da natureza. Olha só: o tuatara, uma relíquia viva da era dos dinossauros, é nativo da Nova Zelândia e pode viver mais de 100 anos, pelo menos.
Com características únicas, como olhos sensíveis à luz e uma terceira “olho” na parte superior da cabeça, esses répteis oferecem uma forma de olharmos para o passado, desafiando as convenções sobre o envelhecimento e contribuindo para novas pesquisas científicas.
3. Aldabra Giant Tortoise
Mais uma espécie de tartaruga para o catálogo de longevidade. Originária das Ilhas Aldabra no Oceano Índico, a espécie gigante é uma das mais longevas, podendo viver até 200 anos. Sua incrível longevidade é atribuída à evolução em um ambiente isolado.
Como elemento extra, podemos dizer que a ausência de predadores naturais também contribui para o fenômeno.
4. Tubarão-da-Groenlândia
O Tubarão-da-Groenlândia desenvolveu adaptações notáveis para prosperar nesse ambiente hostil. Sua carne é impregnada com uma substância anticoagulante, permitindo que sobreviva em temperaturas próximas ao congelamento. Você tinha noção disso? Pois é.
Registros indicam uma vida que pode ultrapassar 400 anos. Essa impressionante longevidade é atribuída à sua lenta taxa de crescimento e maturação tardia. Além disso, sua pele espessa e isolante serve como uma armadura natural contra as águas geladas.
E isso garante sua sobrevivência nas profundezas mais obscuras.