Veryovkina: conheça detalhes sobre a caverna mais profunda do mundo

Atualmente a caverna mais profunda conhecida na Terra está localizada na região no Cáucaso, uma república autônoma apoiada pela Rússia. Leia e saiba mais sobre ela.

Em 1864, Júlio Verne já havia escrito sobre um lugar imensamente profundo em sua obra “Viagem ao Centro da Terra”, e os produtores de Hollywood trouxeram esta aventura para o cinema com vários filmes que retratam essa grande caverna.

Apesar de não estar no centro do nosso planeta, fora da ficção, a caverna mais profunda do mundo existe e fica entre as montanhas Krepost e Zont da região da Abkhazia, um estado declarado independente, mas que é considerado parte da Geórgia.

Em 1968, quando ainda fazia parte da antiga URSS (União das Repúblicas Socialistas Sov­­­­­­­­­­­­­­­iéticas), um grupo de espeleólogos da cidade de Krasnoyarsk se deparou com um buraco no solo que os atraiu. Contudo, eles só conseguiram atingir os 114 metros de descida (algo equivalente ao Empire State Building).

O local catalogado no Guinness World Records (Livro dos Recordes) é chamado de caverna Veryovkina, além disso, é o ponto mais profundo que pode ser acessado, onde já foram explorados cerca de 2.112 metros.

Expedições ao ponto mais profundo da Terra

Como lido acima, esta caverna foi descoberta em 1968. O mérito é do espeleólogo russo Alexander Veryokvin, razão pela qual recebeu seu nome em 1986, após sua morte.

A segunda expedição a entrar em suas profundezas ocorreu nesse mesmo ano do falecimento de Veryokvin, e foi liderada por um grupo moscovita liderado por Oleg Parfeno, atingindo 440 metros.

Levaria 35 anos para novas incursões atingirem a maior profundidade alcançada: 2.212 metros, e foi alcançada por um grupo Perovo-Speleo, que em 2018 encontrou o sistema de túneis de mais de 6.000 metros.

E embora o fundo da caverna não tenha sido alcançado, a profundidade alcançada foi documentada; no entanto, fazer a viagem ao centro da Terra é um sonho que continuará sendo acalentado por muitos anos e pode nunca se concretizar.

Outras cavernas profundas na Abkhazia

As quatro cavernas mais profundas do mundo estão localizadas na Abkhazia, entre as quais a caverna Veryovkina está obviamente incluída. São as seguintes:

Krubera-Voronya (2.199 metros)

Por muitos anos foi considerada a caverna mais profunda do mundo, até a expedição de 2017 que explorou o fundo do Veryokvina. Também é encontrado no Maciço Arabika, na Abkhazia. Deve seu nome ao geógrafo russo Alexander Kruber. A palavra Voronya significa “caverna dos corvos” em russo.

Depois de uma exploração realizada em 2001, a caverna Krubera-Voronya tornou-se a mais profunda já explorada, superando a lendária cifra de dois quilômetros de profundidade.

Sua parte mais profunda está alagada, o que dificultou sua exploração. Finalmente, mergulhadores de cavernas sondaram seu poço mais profundo, determinando a altura de 2.199 metros.

Sarma (1.830 metros)

O terceiro em profundidade, localizado na mesma região de Veryovkina e Krubera-Voronya. Foi explorado e medido em 2012. Destaca-se pela presença de duas espécies endêmicas de anfíbios que vivem a cerca de 1.700 metros abaixo da superfície.

Snezhnaja (1.760 metros)

Por fim, a quarta caverna mais profunda da Terra é também a que possui o maior número de galerias e túneis. Elas somam mais de 41 quilômetros de comprimento, mais que o dobro das outras cavernas desta lista.

Ponto continental mais profundo do planeta

Outro mapeamento de 2019, feito na região mais desconhecida do nosso planeta, afirma que o ponto continental mais profundo da Terra fica na Antártica.

Os glaciologistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, detalharam que o abismo continental está localizado na parte oriental da Antártica, especificamente, sob a geleira Denman, que tem um relevo semelhante a um “Grand Canyon” que chega a 3.500 metros ou 3,5 quilômetros de profundidade.

O canal mede aproximadamente 100 km de comprimento e 20 km de largura, segundo o estudo. O solo que existe abaixo desta corrente de gelo está a uma profundidade semelhante à que existe no oceano e é oito vezes mais profundo do que a terra exposta mais baixa nas margens do Mar Morto.

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.