Veja para que serve e como usar o “lápis de cor branco”

O lápis de cor branco é um excelente aliado para fazer desenhos mais profissionais, usando técnicas de coloração mais avançadas; veja como usá-lo corretamente a seguir.

Se você é apaixonado por desenho e adora usar lápis de cor, provavelmente já deve ter se perguntado para que serve e como usar o lápis branco. A boa notícia é que você pode tirar o máximo proveito dessa cor, a partir de diferentes métodos de pintura.

Além de provar que as cores brancas são tudo menos inúteis, você também pode dedicar um tempo para aprender novas técnicas úteis para melhorar suas habilidades artísticas em geral.

Portanto, sem mais delongas, aqui estão algumas dicas sobre como usar seu lápis branco de forma eficaz.

Como usar o lápis de cor branco?

1. Use em papel colorido

A princípio trocar um papel branco por um colorido pode parecer complicado. Isso ocorre principalmente porque você estará trabalhando ao contrário. Em vez de ter um espaço branco para preencher com cor, você tem toda uma área colorida que precisa definir usando o branco.

E esse é o principal objetivo dos lápis de cor brancos. Contudo, eles não farão a coloração por si só. Eles definirão a forma, a textura e a profundidade do seu desenho. Portanto, tente trabalhar em um papel totalmente preto. O preto é a escolha mais óbvia e também a mais popular, mas você também pode experimentar tons mais escuros, como azul e marrom.

Apenas certifique-se de que o branco será visto com destaque, para que você tenha controle sobre toda a imagem. O resto é uma questão de preferência e estilo artístico.

Para o desenho, você precisará aplicar os princípios de claro e escuro para que funcione. Lembre-se de que o branco será usado para realçar os detalhes, portanto, sombrear corretamente é essencial.

Em vez de sombrear as áreas escuras, você vai prever onde as áreas escuras estarão e trabalhar a partir daí para trazer de volta a luz. Vai exigir muita prática, porém, com o tempo, você ficará mais habilidoso nessa técnica.

2. Use para esfumar

Depois de ter um esboço do seu desenho, você pode usar o lápis branco para esfumá-lo. Isso serve para dar uma variação tonal maior ao seu desenho e corrigir pequenas falhas e granulações.

Não se esqueça que você deve colorir de forma suave e com movimentos circulares para que depois seja mais fácil de esfumar. Entretanto, não cubra toda a área com o lápis branco, deixe apenas as áreas mais claras em branco e faça bom uso das sombras.

3. Use para isolar uma área

Essa é mais uma técnica avançada que envolve o uso do lápis branco para definir quais partes do desenho serão coloridas e quais não serão. Nesse caso, o lápis branco serve essencialmente para fazer traços invisíveis, para que você possa colorir sem medo de errar.

Mesmo que não possa vê-los claramente, os traços brancos o guiarão porque você o sentirá sob seu lápis, onde o branco deveria estar. Isso evita que você sombreie uma área que deveria ser branca.

4. Crie áreas de destaque ou iluminação

Existem vários métodos para criar áreas mais claras em seus desenhos a lápis de cor e geralmente dependem dos tipos de papel em que você desenha.

Em papel branco, basta usar a própria cor do papel como destaque. Com efeito, você pode criar um contorno do seu destaque com uma cor clara, então lembre-se de não sombrear lá. Em papel colorido, você precisará usar o lápis branco para adicionar o destaque.

Desse modo, comece com um lápis de cor clara primeiro (bege, amarelo-claro, azul-claro, etc.) e depois termine sombreando com branco. No entanto, lembre-se de aplicar uma pressão maior no lápis para obter o brilho ou iluminação necessária.

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.