Ainda que os concursos públicos sejam diferentes em relação ao modelo da prova, banca organizadora e critérios de avaliação, existem erros em comum que são realizados pelos candidatos. Neste contexto, é importante saber os principais erros em prova de concursos e como evitá-los para ter um bom desempenho no final do exame.
Sobretudo, são questões relacionadas à leitura, interpretação dos enunciados, gerenciamento do tempo ao longo da prova e falta de atenção com pontos importantes. Em alguns casos, esses erros podem causar a eliminação ainda na primeira etapa do exame objetivo, então é importante saber identificá-los antes de preencher o cartão de respostas. Saiba mais informações a seguir e confira quais são os principais:
Quais são os principais erros em provas de concurso?
1. Não ler o edital
Provavelmente o maior erro que um candidato pode fazer em relação à prova de concurso é não ler atentamente o edital, pois esse documento concentra todas as informações a respeito do exame. Desde o número de vagas até o conteúdo programático e o cronograma do concurso público, é no edital que se encontram os dados básicos para que os participantes estejam informados.
2. Não prestar atenção aos enunciados
Os enunciados são parte do processo avaliativo das habilidades do candidato, porque é fundamental exercer a interpretação de texto, pensamento crítico e avaliação da pergunta antes de partir para a resposta. Na pressa, muitos candidatos fazem uma leitura desatenta e pulam para a resposta por sentirem que sabem do que se trata, mas algumas bancas organizadoras deixam truques nos enunciados.
3. Não revisar
Deixar de revisar as suas respostas é um erro enorme, pois pode ser que você tenha se lembrado de uma informação que garanta que a sua escolha foi a correta na prova objetiva. Sendo assim, em vez de correr para preencher o cartão de respostas, faça uma releitura daquelas questões que você não tem certeza se estão certas.