Veja 5 formas incríveis de usar a casca da laranja no dia a dia

Você sabia que a casca da laranja possui diversas utilidades? Leia e descubra algumas formas de utilizá-la em sua residência.

De acordo com dados da Associação Nacional de Exportadores de Sucos Cítricos, o Brasil é o maior produtor mundial de laranjas. Em segundo e terceiro lugar, ficam os Estados Unidos e a China, respectivamente. Em nosso país, está concentrado 26% da produção mundial desta fruta.

Além disso, o Brasil é também o maior produtor de suco de laranja com 53% do percentual total mundial e maior exportador, atingindo 85% do comércio internacional. Com efeito, a maioria das pessoas fazem o consumo da bebida e jogam a sua casca no lixo.

No entanto, o que grande parte da população não sabe é que a casca da laranja é uma rica fonte de fibras, vitamina C, cálcio, potássio, entre outros. Ainda, ela possui uma elevada concentração de polifenóis, flavonoides e pectina.

Além disso, a casca sendo formada pelo flavedo, que recebe esse nome devido à presença de flavonoides em sua composição, possui propriedades antioxidantes. Assim, a casca da laranja também possui qualidades antibacterianas e antifúngicas.

Em suma, sabendo de tantas qualidades e benefícios que a casca da laranja guarda, é essencial evitar o desperdício dela e conhecer algumas das inúmeras utilidades que ela possui. Desse modo, conheça 5 maneiras incríveis de utilizá-la a seguir.

5 benefícios e utilidades da casca da laranja

1. Auxilia na limpeza da casa

A casca da laranja serve como um ótimo limpador multiuso, inclusive para limpar os objetos de vidros que você tenha em casa. Para utilizá-la desta forma basta misturá-la em um recipiente juntamente com um pouco de vinagre branco, sendo uma quantidade suficiente para cobri-las.

Para que a mistura tenha efeito, você deve deixá-la na geladeira durante aproximadamente um mês, sendo necessário agitá-la duas vezes por semana para que ela se torne cada vez mais efetiva.

Após passado o período necessário de que a mistura fique na geladeira, e estando pronta, é preciso que você a coloque em um frasco de spray. No entanto, o líquido também pode ser despejado diretamente no pano utilizado para a limpeza da casa.

Algumas outras formas de limpar a casa com cascas de laranja são:

  • Você pode usá-las para limpar lixeiras, pois o ácido cítrico em sua composição é capaz de remover os odores produzidos pelo lixo. Nesse caso é necessário esfregar a casca de laranja na lixeira até que toda sujeira seja retirada e depois enxaguá-la normalmente;
  • Você pode utilizar a casca também para limpar o micro-ondas. Basta colocar as cascas de laranja em uma vasilha com água dentro do micro-ondas e ligar o eletrodoméstico durante cinco minutos. O vapor da água e o ácido cítrico vão amolecer a sujeira que posteriormente, após desligar o micro-ondas pode ser retirada com um pano.

2. Atua como repelente

As casas de laranja podem ser usadas como repelente para afastar alguns insetos, como formigas e mosquitos de sua casa. Eles são repelidos devido ao aroma do limoneno que compõem a casca da fruta

Desse modo, para afastá-los coloque as cascas de laranja secas nos ambientes que eles costumam ficar.

3. Serve como aromatizador

As cascas da laranja também servem para perfumar a sua casa. Quando elas estiverem secas, você pode triturá-las em um liquidificador e colocá-las em saquinhos ou outros recipientes e espalhar por sua casa, ou colocar em locais como gavetas e armários que você deseja obter um cheiro agradável.

4. Pode ser utilizada em receitas

Além de ser utilizada como complemento em receitas de bolo, como já é feito por diversas pessoas. Você pode fazer um doce cristalizando as cascas da laranja, essa é uma opção que além de ter um ótimo sabor pode ser servida sozinha ou como adicional de alguma outra receita.

5. Pode ser utilizada para acender churrasqueiras

Por fim, as cascas secas também podem ser usadas para acender fogo em churrasqueiras e lareiras, pois contém um óleo inflamável que ajuda na combustão.

Leia também

você pode gostar também

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.

Convocação, nomeação e posse: saiba qual é a diferença

A diferença entre a etapa de convocação, nomeação e posse em um concurso público pode criar dúvidas nos candidatos, principalmente sobre a burocracia e procedimentos ao longo desses níveis.

O que 2023 reserva para os concursos? Veja 7 editais previstos

Os concursos públicos previstos para serem realizados no Brasil em 2023 podem ofertar vagas para profissionais de níveis médio, técnico e superior.

7 verdades sobre concursos públicos que vão te motivar

Está querendo começar uma carreira pública em 2023? Então, conheça sete verdades sobre concursos públicos que podem deixar a sua motivação nas alturas.

Como usar o marketing pessoal para ter bons relacionamentos no trabalho?

Entenda melhor o conceito de marketing pessoal e veja como aplicar esse conhecimento à sua vivência profissional.