Nem sempre estamos completamente dispostos no trabalho e isso envolve uma série de fatores, inclusive comportamentais. Às vezes, nos deixamos dominar por questões pessoais que influenciam diretamente no desempenho das atividades que fomos designados.
Mas existem algumas práticas simples que você pode aplicar no dia a dia para se sentir mais feliz e realizado durante o expediente. Vamos abordar principalmente aqueles hábitos que estão relacionados ao comportamento e a própria forma de ver o trabalho.
Até porque, em muitos casos, o profissional realmente gosta do que faz, mas acaba “se perdendo” um pouco no caminho, deixando outros assuntos se mesclarem às atividades e favorecendo o desânimo e sentimentos negativos.
Compartilhe o conteúdo com amigos e familiares que precisam encontrar maneiras de se sentirem mais felizes no trabalho. Em nosso site, você também consegue acessar diversos conteúdos sobre dicas de estudo, além de novidades quanto a vagas de emprego e em concursos.
Formas de se sentir mais feliz no trabalho
1. Encontre sentido no que você está fazendo
Às vezes, nos deixamos dominar pela rotina e acabamos perdendo o fio da meada. A atividade torna-se mecânica e, dessa maneira, o profissional se esquece do quão relevante o seu trabalho pode ser para a empresa. Faça um exercício para compreender a visão sistêmica.
Ou seja, veja “o todo” e perceba como as suas atividades laborais influenciam os resultados a curto, médio e longo prazo. Ao fazer isso, você terá consciência até mesmo do que é necessário melhorar para se manter alinhado aos objetivos da empresa em que você foi contratado.
2. Veja erros como aprendizados
Em vez de se culpar por todo e qualquer erro que ocorra durante o trabalho, crie condições para ver os equívocos como experiências que compõem o próprio aprendizado. O dia a dia ficará mais leve ao tomar consciência de que o ato de errar é normal.
No entanto, o que fazemos com isso vai definir os nossos próximos passos e o quanto evoluiremos ao longo do nosso caminho.
3. Reconheça suas potencialidades
Ao adquirir autoconhecimento, você descobre quais são as suas principais fraquezas e, também, consegue reconhecer suas potencialidades. Será possível, então, fazer ajustes na rotina e manter aquilo que realmente está funcionando e trazendo resultado para a empresa.
Esse processo faz parte da inteligência emocional, que é um campo que discorre sobre a nossa forma de entender os sentimentos dos outros e de nós mesmos. Ganhamos, então, maneiras de lidar com adversidades sem que elas dominem os pensamentos e se tornem “fardos”.
4. Tente fazer coisas novas
Ter uma rotina de trabalho é importante para manter as coisas funcionando, mas você também pode pensar em outras formas de fazer a mesma coisa. Assim, conseguirá otimizar o tempo e trazer resultados diferentes, dependendo do contexto.
Converse com o seu superior, sugira mudanças, faça novos testes focados nas metas da empresa e veja a sua rotina tornar-se mais dinâmica e menos morosa.
5. Não fique preso no futuro
Crie metas a curto, médio e longo prazo para você se organizar melhor. Ficar preso apenas no futuro fará com que você não tenha condições de identificar problemas no presente. Esteja no hoje, pois ele é parte da linha cronológica que desencadeará em um futuro mais assertivo.