Título de Eleitor irregular? Saiba como resolver antes de acabar o prazo

Para poder participar das eleições 2022, quem estiver apto a votar precisa tirar ou regularizar o título de eleitor até hoje, 4 de maio.

As eleições deste ano serão realizadas no mês de outubro. Conforme a Lei nº 9.504/97, o prazo para regularizar o título de eleitor se encerra nesta quarta-feira, 4 de maio de 2022. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a parcela da população brasileira que está apta a votar deve resolver as pendências para poder exercer o direito.

Leia também

Neste ano, não é preciso sair de casa para regularizar a situação. A transferência de domicílio eleitoral, justificativa das últimas eleições e procedimentos relacionados à ausência de voto são realizados pelo sistema online Título Net. Nessa mesma plataforma, é possível solicitar o título de eleitor.

O primeiro turno da votação acontecem no 2 de outubro em todo o país. Já o segundo turno, nas localidades em que precisar, ocorrerão em 30 de outubro, último domingo do mês.

Como regularizar o título de eleitor?

Primeiro, o interessado precisa acessar o endereço eletrônico específico da Justiça Eleitoral e conferir as pendências em seu nome. Em caso de ausência nas votações sem justificativas, pode ser necessário pagamento de multas.

O procedimento é realizado na internet junto ao site Título Net do TSE. Na plataforma, o cidadão precisa selecionar quais são as alterações que precisa realizar. Para confirmar as mudanças, será necessário digitalizar e anexar documento de identificação oficial com foto, além do comprovante de residência.

A pesquisa também poderá ser realizada por meio do e-Título da Justiça Eleitoral, mas o aplicativo somente voltará a funcionar no dia 05/02. Essa plataforma serve ainda como uma versão digital oficial do título de eleitor, podendo ser apresentada para votar.

Como tirar o primeiro título de eleitor?

Para quem ainda não possui o título de eleitor, o prazo de emissão é o mesmo de regularização. Dessa forma, novos eleitores precisam fazer a solicitação até dia 4 de maio de 2022. O procedimento também acontece no Título Net. No site, será necessário:

  1. Indicar qual estado que reside;
  2. Depois, selecionar “Não tenho” na opção de “Título de Eleitor”;
  3. Em seguida, precisa informar os dados solicitados;
  4. Por fim, anexar a documentação indicada.

O título pode ser tirado por pessoas que têm a partir de 16 anos ou farão 16 anos antes das eleições. Após finalizar os passos, a Justiça Eleitoral irá analisar o pedido e todo o processo poderá ser acompanhado junto ao site do órgão.

Leia também


você pode gostar também

Tem inglês fluente? Veja 5 profissões ideais para você e que pagam bem

Se você domina bem a língua inglesa, conheça cinco profissões que exigem inglês fluente e que pagam bem.

Dias contados: estes 11 carros vão SAIR de linha a partir de 2023

Os carros que vão sair de linha a partir de 2023 incluem modelos populares e de grande adesão dos brasileiros, como é o caso do Volkswagen Gol e do Fiat Uno.

Garçonete recebe gorjeta de R$ 15,5 mil e chora de tristeza depois. Saiba o motivo

Esta gorjeta acabou indo parar nas barras dos tribunais e envolve a garçonete, o cliente e o restaurante. Confira a matéria completa!

Concurso INSS: qual a nota mínima para ser aprovado nas provas?

As regras e normas do concurso INSS estão previstas no edital, onde os candidatos podem acessar as informações sobre qual a nota mínima para ser aprovado nas provas objetivas.

Pensão alimentícia: definição, principais regras e novas mudanças

Está estudando para um disputado certame da área jurídica? Conheça as particularidades da pensão alimentícia, que faz parte do conteúdo programático de vários editais.

Quer passar na prova teórica da CNH? Veja 5 dicas para se dar bem

Saiba como passar na prova teórica da CNH através de cinco dicas incríveis e aumente as chances do seu sonho se tornar uma realidade.