Teste sua inteligência com ESTE desafio de raciocínio lógico

Uma boa forma de testar seus conhecimentos e ver o quão aguçado está o seu raciocínio é por meio de desafios de inteligência que requerem observação.

Estudar é uma das principais ações que ajudam a desenvolver a inteligência, principalmente quando você está se preparando para um concurso público. Uma das principais habilidades que todo concurseiro precisa ter é um raciocínio lógico aguçado. Ele demonstra a capacidade de entender e manipular padrões.

Essa capacidade pode estar ligada aos conhecimentos matemáticos, mas, muitas vezes, tem mais a ver com interpretação do desafio. Por isso, é muito importante que o candidato analise todos os pontos que lhe são apresentados para não perder nada. O mínimo detalhe pode ser muito importante para a resolução.

Isso requer bastante foco, concentração e treino. O raciocínio lógico pode ser estimulado com jogos, cálculos e outras atividades que exijam observação. Pensando nisso, o Concursos no Brasil montou um teste de inteligência para você ver se seu cérebro está preparado.

Teste de inteligência

inteligência, teste de inteligência, teste sua inteligência
Foto: Concursos no Brasil / Canva PRO

Explicação do teste de inteligência (resposta no final)

Para olhos despreparados, o desafio não faz o menor sentido. Isso porque todo mundo sabe que 3 + 2 = 5 e 7 + 5 = 12 e 8 + 3 = 11. Normalmente, 9 + 2 seria igual a 11. O teste de inteligência traz resultados completamente avessos que parecem sem sentido. No entanto, existe uma lógica que desencadeia estes resultados.

Vamos analisar um pouco mais de perto no primeiro caso:

  • (3 + 2 = 15): 5 seria a resposta correta para a soma e, também, é o último algarismo do resultado do desafio;
  • Quando você troca a operação e diminui, 3 – 2, o resultado é 1 que também é o primeiro número do resultado do desafio;
  • Ou seja, ao juntar a subtração dos algarismos (3 – 2 = 1) com a adição deles (3 + 2 = 5), temos o número 15.

Vamos mais uma vez, agora, utilizando o segundo caso:

  • (7 + 5 = 212): a resposta óbvia seria 12, que é o fim do resultado do desafio;
  • Enquanto a operação inversa fica 7 – 5 = 2;
  • Colocando a subtração primeiro (7 – 5 = 2) e depois a adição (7 + 5 = 12), temos 212.

A explicação do terceiro caso segue a mesma lógica: 8 + 3 = 511. Ou seja, junção da diminuição (8 – 3 = 5) e da soma (8 + 3 = 11). Juntando os resultados, chegamos a 511. Dessa maneira, o resultado do teste de inteligência fica da seguinte forma:

  • 9 – 2 = 7;
  • 9 + 2 = 11;
  • Desafio junta o resultado das operações e, assim, temos 9 + 2 = 711.

Leia também

você pode gostar também

5 figuras de linguagem mais comuns: saiba como usar cada uma delas

Figuras de linguagem, também conhecidas como figuras de estilo, são recursos estilísticos que adotam o sentido conotativo das palavras e expressões e são bastante usadas na língua portuguesa; saiba como usá-las.

Saiba quais são as 11 raças de gatos mais comuns no Brasil

São várias as raças de gatos espalhadas pelo mundo todo. No Brasil, existem as raças campeãs de popularidade e outras nem tanto conhecidas; confira as 11 raças de gatos mais comuns no país.

Gramática: 5 regras de uso da vírgula para não esquecer mais

A vírgula é um elemento essencial no mundo da pontuação. Confira cinco regras de uso desse sinal para não esquecer mais em redações ou no mundo profissional.

“Mostra” e “amostra”: existe diferença? Saiba a forma correta de usar os termos

Entenda quando empregar “mostra” ou “amostra”. Confira exemplos e memorize uma dica fácil para quando surgir a dúvida.

Quem são as 8 mulheres bilionárias brasileiras na lista da Forbes?

Famosa publicação norte-americana elabora uma lista com nomes de mulheres bilionárias no mundo inteiro. Confira a lista das 8 mulheres bilionárias brasileiras.

Os signos mais medrosos: será que o seu é um deles?

Se você é um concurseiro que vive ligado nas previsões diárias do horóscopo, conheça quais são os cinco signos mais medrosos do zodíaco.