Teste sua inteligência com ESTE desafio de raciocínio lógico

Uma boa forma de testar seus conhecimentos e ver o quão aguçado está o seu raciocínio é por meio de desafios de inteligência que requerem observação.

Estudar é uma das principais ações que ajudam a desenvolver a inteligência, principalmente quando você está se preparando para um concurso público. Uma das principais habilidades que todo concurseiro precisa ter é um raciocínio lógico aguçado. Ele demonstra a capacidade de entender e manipular padrões.

Essa capacidade pode estar ligada aos conhecimentos matemáticos, mas, muitas vezes, tem mais a ver com interpretação do desafio. Por isso, é muito importante que o candidato analise todos os pontos que lhe são apresentados para não perder nada. O mínimo detalhe pode ser muito importante para a resolução.

Isso requer bastante foco, concentração e treino. O raciocínio lógico pode ser estimulado com jogos, cálculos e outras atividades que exijam observação. Pensando nisso, o Concursos no Brasil montou um teste de inteligência para você ver se seu cérebro está preparado.

Teste de inteligência

inteligência, teste de inteligência, teste sua inteligência
Foto: Concursos no Brasil / Canva PRO

Explicação do teste de inteligência (resposta no final)

Para olhos despreparados, o desafio não faz o menor sentido. Isso porque todo mundo sabe que 3 + 2 = 5 e 7 + 5 = 12 e 8 + 3 = 11. Normalmente, 9 + 2 seria igual a 11. O teste de inteligência traz resultados completamente avessos que parecem sem sentido. No entanto, existe uma lógica que desencadeia estes resultados.

Vamos analisar um pouco mais de perto no primeiro caso:

  • (3 + 2 = 15): 5 seria a resposta correta para a soma e, também, é o último algarismo do resultado do desafio;
  • Quando você troca a operação e diminui, 3 – 2, o resultado é 1 que também é o primeiro número do resultado do desafio;
  • Ou seja, ao juntar a subtração dos algarismos (3 – 2 = 1) com a adição deles (3 + 2 = 5), temos o número 15.

Vamos mais uma vez, agora, utilizando o segundo caso:

  • (7 + 5 = 212): a resposta óbvia seria 12, que é o fim do resultado do desafio;
  • Enquanto a operação inversa fica 7 – 5 = 2;
  • Colocando a subtração primeiro (7 – 5 = 2) e depois a adição (7 + 5 = 12), temos 212.

A explicação do terceiro caso segue a mesma lógica: 8 + 3 = 511. Ou seja, junção da diminuição (8 – 3 = 5) e da soma (8 + 3 = 11). Juntando os resultados, chegamos a 511. Dessa maneira, o resultado do teste de inteligência fica da seguinte forma:

  • 9 – 2 = 7;
  • 9 + 2 = 11;
  • Desafio junta o resultado das operações e, assim, temos 9 + 2 = 711.

Leia também

você pode gostar também

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.

Convocação, nomeação e posse: saiba qual é a diferença

A diferença entre a etapa de convocação, nomeação e posse em um concurso público pode criar dúvidas nos candidatos, principalmente sobre a burocracia e procedimentos ao longo desses níveis.

O que 2023 reserva para os concursos? Veja 7 editais previstos

Os concursos públicos previstos para serem realizados no Brasil em 2023 podem ofertar vagas para profissionais de níveis médio, técnico e superior.

7 verdades sobre concursos públicos que vão te motivar

Está querendo começar uma carreira pública em 2023? Então, conheça sete verdades sobre concursos públicos que podem deixar a sua motivação nas alturas.

Como usar o marketing pessoal para ter bons relacionamentos no trabalho?

Entenda melhor o conceito de marketing pessoal e veja como aplicar esse conhecimento à sua vivência profissional.