Os testes de raciocínio consistem em uma maneira bem dinâmica de estudar para concursos públicos e vestibulares – Enem já está aí batendo na porta, praticamente. Por meio deles, os estudantes conseguem exercitar o cérebro ao pensar em lógicas matemáticas.
Alguns desafios são mais voltados para números mesmo, já outros estão ligados a um certa linha de raciocínio. De qualquer maneira, a prática sempre te ajudará a aperfeiçoar os conhecimentos para, depois, conseguir condições de pensar rápido e já encontrar a resposta.
Elaboramos, em nossa matéria, um teste aparentemente simples de raciocínio, mas que exige concentração e apreço aos detalhes. Consegue decifrar o enigma? Confira instruções logo abaixo e, após anotar sua resposta, veja o gabarito no final do artigo.
Ah, e não se esqueça de conferir outros conteúdos que já publicamos aqui no Concursos no Brasil. Temos textos com várias dicas de estudo e técnicas eficientes de aprendizagem. Também trazemos tudo o que há de mais atualizado sobre concursos e vagas de emprego no país.
E, claro: por aqui, você também consegue testar seus conhecimentos de maneira prática e gratuita. Temos simulados com inúmeras questões que já caíram em certames espalhados pelo país. Acesse a página exclusiva de estudos e selecione a disciplina de seu interesse. É 100% grátis.
Desafio das letras: consegue encontrar a resposta correta?
Antes de pensar na resposta, observe a ordem das letras e tente analisar o contexto por trás. Elas fazem parte de alguma lógica matemática? Estão relacionadas a algum tipo de padrão, sendo possível adivinhar qual seria a letra que está faltando na sequência?
Pense bem, investigue conhecimentos prévios sobre o mundo e, feito isso, anote sua resposta em algum caderninho que você tenha aí por perto. A resposta está relacionada no próximo tópico.
Gabarito do teste de raciocínio
Perceba que a primeira letra é “U”, enquanto a próxima é “D”. Basicamente, são as iniciais de palavras, certo? Mas, então, quais seriam as palavras? Se você observar bem, as letras não estão dispostas de maneira aleatória. Existe uma lógica numérica por trás.
Deixa que eu te explico: as iniciais fazem alusão aos números por extenso e em ordem sequencial. O “U” é a primeira letra de “Um”, “D” de “Dois”, “T” de “Três”, “Q” de “Quatro” e “C” de “Cinco”. Ou seja, a próxima letra é justamente a inicial do número que vem após o cinco.
Temos, então, a inicial “S” de “Seis” como a resposta para o enigma. Parece simples ao te informar a resposta, mas você teve que pensar um pouquinho antes de encontrar a letra correta, não é?