Tendência: descubra qual será a cor do ano de 2023

Como de costume, no início de dezembro, o Pantone Color Institute revela qual será a cor tendência para o próximo ano. Leia e descubra a seguir.

Anualmente, no início de dezembro, o Pantone Color Institute revela qual será a cor tendência para o próximo ano. Esta novidade é tanto uma previsão quanto uma imposição da moda, e de fato o tom escolhido como “cor do ano” costuma reinar em diversas áreas como moda, beleza e design de interiores entre outras.

Assim, além de revelar a tonalidade tendência, a Pantone explica por que ela foi escolhida e como o mundo pode usar essa cor no ano que vem. Desse modo, os especialistas em colorimetria se esforçam a cada edição para refletir o mundo em que vivemos a cada nova tonalidade anual.

Se o azul chamado Very Peri reinou em 2022, este 2023 será marcado por uma cor muito mais intensa: um vermelho puxado para o rosa que recebeu o elegante nome de “Viva Magenta”.

Viva Magenta: a cor de 2023

A cor do ano levará a referência Pantone 18-1750 e foi apresentada como símbolo de vitalidade, vigor e força pela fabricante da cartela de cores. Além disso, a Pantone afirma que o tom escolhido para 2023 está em comunhão com a natureza e inspira-se em insetos existentes, como a cochonilha, que é um dos corantes mais preciosos e brilhantes que existem.

Em suma, o Viva Magenta foi escolhido por uma organização de 40 especialistas de diversas profissões. Eles analisaram as tendências da moda, cinema, televisão, design, política e eventos mundiais para selecionar a cor que atendesse às expectativas atuais.

Com esta cor, a Pantone afirma que pretende reconectar a inspiração com a natureza e criar uma desconexão com a tecnologia, hoje omnipresente no nosso cotidiano.

Para destacar essa nova cor, a Pantone fez parceria com a empresa Huge, que apresentou imagens futurísticas criadas com a ferramenta de inteligência artificial Midjourney.

Como a cor do ano é escolhida?

Para chegar à escolha da cor Pantone do ano, eles realizam uma árdua tarefa de pesquisa e observação, que não se concentra apenas em arte, design, cinema e moda, ou seja, vai mais longe.

É marcado pelos movimentos políticos e sociais e eventos globais que marcam o futuro internacional. Por isso, definir a cor do próximo ano é um processo de observação profunda que só pode ser feito por quem conhece e está há anos imerso nas tendências.

É importante saber que as cores escolhidas não são criadas para este fim, ou seja, são cores que já existem. O que estes especialistas fazem é dar-lhes o destaque que merecem, pensando sobretudo nos novos suportes em que devem ser aplicadas.

O que é novo são os nomes com os quais são batizadas. Sem perder a referência Pantone, às cores do ano, recebe um nome próprio. Como Greenery (Pantone 15-0343) ou a cor de 2023, Viva Magenta (Pantone 18-1750).

E essa ação de nomeação também requer outro processo de indagação, pois deve fazer jus a sua própria cor e atender aos requisitos de funcionamento global.

Cores dos últimos anos

Estas foram as cores tendência dos últimos anos escolhidas pela Pantone:

  • 2023 – Viva Magenta;
  • 2022 – Very Peri;
  • 2021 – Iluminating Yellow & Ultimate Gray;
  • 2020 – Classic Blue;
  • 2019 – Living Coral;
  • 2018 – Ultra Violet;
  • 2017 – Greenery.

Sobre o Instituto Pantone

O Pantone Color Institute é um serviço de consultoria dentro da Pantone. Ele é responsável por prever tendências globais em questões de cores e aconselhar empresas sobre identidade corporativa e desenvolvimento de produtos a partir de uma abordagem cromática. Mas também concentra seus esforços em programas de controle de qualidade de cores.

Além disso, faz parceria com marcas globais para aproveitar o poder, a psicologia social e a emoção da cor em sua estratégia de design.

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.