O mundo é repleto de superstições mirabolantes e algumas delas são seguidas à risca por diversas pessoas. É uma forma de atribuir significado aos sinais do Universo, já que realocamos a racionalidade para o campo espiritual e do “desconhecido”.
E, cá entre nós: o fáscinio humano sobre as superstições não é de hoje. Os rituais para atrair boa sorte, por exemplo, são praticados há centenas e centenas de anos. Só perceber, inclusive, o uso atual de incensos para combater as energias negativas.
Eu mesmo tenho um tipo de incenso para cada situação. Dizem que o palo santo é ótimo para purificar a casa e tirar toda a inveja acumulada pelo mau-olhado. Bom, de toda forma, é interessante perceber como estamos rodeados de superstições em nosso dia a dia.
Mas o tema da matéria de hoje é um só: o que realmente significa a tradição de jogar sal por cima do ombro? Já se perguntou isso? Em nosso artigo, vamos investigar a origem do ritual, qual a sua intenção e mais curiosidades interessantes a respeito do assunto. Bora lá!
O que significa, afinal, jogar sal por cima do ombro?
Não há consenso sobre a origem da tradição. Há rumores antigos que atribuem a autoria para os povos turcos. Jogar sal por cima do ombro, especificamente o esquerdo, aparentemente tem a intenção de atrair energias positivas e combater o azar que está rodeando o corpo.
Mas a suposta origem da superstição é ainda mais interessante. Ao que tudo indica, os povos turcos acreditam que todo ser humano tem o seu anjo “bom” e anjo “mal”. O segundo fica no lado esquerdo e só traz coisas ruins, enquanto o primeiro tenta combatê-lo.
Inclusive, o anjo mal poderia ter a habilidade de promover ainda mais azar para a vida da pessoa. A tradição de jogar sal por cima do ombro esquerdo é justamente para espantar e até mesmo cegar a criaturinha, para que a sorte fique a favor da pessoa.
Assim, o anjo bom teria o potencial de ajudar o indivíduo a traçar um caminho de ótimas oportunidades no tempo certo, sem qualquer tipo de boicote ao colocar as metas em prática. Interessante, não é?
Compartilhe o conteúdo com seus amigos e familiares para que mais pessoas conheçam o significado e a possível origem desta superstição. Ah, e fique conosco porque temos vários artigos de conhecimentos gerais para você aprender mais sobre o Brasil e o mundo.