A Língua Portuguesa possui diferentes estruturas gramaticais que afetam o sentido da frase, alterando como os leitores e ouvintes vão compreender a mensagem presente no discurso. Este é o exemplo da utilização das preposições sob e sobre, que possuem definições distintas. Portanto, é importante saber a diferença entre elas e quando utilizar cada uma.
Além de entender o significado desses dois termos, pode-se utilizar alguns exemplos e até mesmo os sinônimos aceitos no idioma, pois assim fica mais fácil de fixar as informações e lembrar-se na hora de usar. Seja em provas escritas ou na apresentação de trabalhos e projetos, essas preposições auxiliam na expressão de diversas ideias. Saiba mais informações a seguir e entenda como funcionam.
Qual é a diferença entre sob e sobre?
1. Sob
Em primeiro lugar, o termo sob consiste em uma preposição que indica, no geral, a posição de um objeto abaixo de uma superfície ou outro objeto. Neste contexto, pode ser aplicado no discurso com o sentido de: abaixo de, protegido por, no tempo de, subordinado a, obrigado por, em estado de, em processo de. Porém, também indica um modo e um efeito. Confira os exemplos para entender esses usos:
- O livro estava sob a mesa por conta da ventania.
- As minhocas vivem sob a terra.
- Os filhos mais novos vivem sob a asa dos pais.
2. Sobre
Por sua vez, a palavra sobre também pode ser usada como uma preposição, mas possui o sentido oposto em relação ao sob, pois indica algo que está acima de outro objeto ou superfície. Neste contexto, pode ser utilizada com o sentido de: em cima de, ao longo de, a respeito de, em direção a, cerca de ou correspondente a.
Em algumas frases, indica causa, relação entre as partes de um todo, superioridade, preferência, responsabilidade ou repetição. Confira alguns exemplos para verificar essas aplicações:
- As chaves estão sobre a mesa.
- Eles falaram sobre a crise financeira ontem.
- Recebi um bônus sobre o contrato que foi assinado.