Será que a pessoa está paquerando ou sendo educada? 5 dicas para diferenciar

Se você tem dificuldades em interpretar alguns tipos de interação, vai curtir nosso guia para entender o que é flerte e o que é gentileza.

Não importa se o ambiente for praia, academia, faculdade ou balada, o fato é que frequentemente interagimos com pessoas novas. Em alguns casos, essa interação é passageira e não significa nada, mas, em outros, pode acontecer uma paquera.

continua depois da publicidade

A questão é: você sabe reparar os sinais que indicam se uma pessoa está flertando ou apenas sendo educada e simpática? Para ajudar você a decifrar indícios de interesse ou de simpatia, separamos algumas dicas. Confira a seguir:

Como diferenciar simpatia de paquera?

Quando você começa a conversar com alguém que encontra sempre no mesmo lugar, como a faculdade ou a casa de um amigo em comum, pode ser importante entender se a pessoa está sendo gentil ou se está demonstrando interesse em algo a mais. Veja algumas diferenças entre gentileza e flerte:

Leia também

Contato visual

O contato visual é um sinal clássico de interesse, especialmente quando a pessoa, depois de olhar nos seus olhos, desvia rapidamente e encara outro ponto qualquer. Se a pessoa faz contato visual, não desvia o olhar e sorri, aí é praticamente certeza de interesse.

continua depois da publicidade

Em conversas casuais, como com alguém gentil no supermercado, o contato visual também existe, mas de forma mais natural, espontânea e sem o leve constrangimento de quem está flertando.

Conversas

Quando estamos interessados em alguém, tendemos a conversar sobre assuntos específicos e muito bem selecionados. De acordo com uma publicação no site Psychology Today, os homens tendem a flertar falando de suas conquistas pessoais e profissionais.

As mulheres, por outro lado, falam a respeito de mais assuntos, mas fazem isso de um jeito diferenciado, chegando perto do ouvido ou passando as mãos pelos cabelos enquanto conversam.

continua depois da publicidade

Nas conversas casuais, não há preocupação em falar de um jeito específico ou a respeito de algum tema qualquer. Outro detalhe importante: se a pessoa fala de forma apaixonada e feliz a respeito de outra pessoa, se demonstra orgulho ou desejo de estar em um relacionamento, aí o sinal é mais do que claro: é só simpatia mesmo.

Contato corporal

Na hora da paquera, todo contato físico é importante. Por isso, as pessoas costumam dar sempre um jeito de encostar no braço, nos ombros ou nos cabelos do indivíduo pelo qual tem interesse.

continua depois da publicidade

Já nas conversas casuais, em uma roda de amigos ou no barzinho, o contato corporal fica mais restrito à hora de cumprimentar ou se despedir.

Elogios

Outra coisa que pode acontecer no flerte ou na conversa comum é o elogio. Quando alguém está a fim de você, essa pessoa fará elogios específicos, como ao dizer que você se parece com alguma estrela de cinema ou demonstrar claramente que reparou no seu novo corte de cabelo ou na maquiagem diferente.

O que também pode acontecer é elogiar alguém de forma despretensiosa, como ao dizer que a pessoa cozinha bem ou que é gentil com os demais.

Linguagem corporal

Quando uma pessoa está interessada em você, é comum que ela demonstre isso através de pequenos “alertas” de linguagem corporal, como ficar de frente para você e não cruzar os braços.

No caso dos homens, alguns especialistas dizem que eles têm o costume de erguer a sobrancelha quando estão conversando com uma mulher pela qual se sentem atraídos.

As mulheres, por outro lado, são mais sutis e costumam redobrar a atenção com a própria postura e com a aparência, o que inclui usar roupas melhores e caprichar no perfume, por exemplo.

Na dúvida, lembre-se sempre de que honestidade também é um atributo de sedução. Se estiver afim de alguém, tente deixar isso claro de forma respeitosa e veja o que a pessoa fala.

No texto, mencionamos também o contato visual como forma de flerte, certo? Lembre-se de que algumas pessoas neurodivergentes, como os autistas, não se sentem confortáveis em olhar nos olhos. Nesses casos, a falta de contato visual não tem nada a ver com falta de interesse.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade