Screen Mirrorring: como transmitir a tela do celular para a TV

O Screen Mirroring permite espelhar qualquer conteúdo utilizando o celular e a TV. Popular entre os aparelhos Smart, descubra como ativar este serviço para aproveitar filmes e séries.

Quem não abre mão de assistir um bom filme ou uma série na TV pode ter certa dificuldade quando não existe outra opção além do celular. Afinal, as plataformas de streaming nos aparelhos nem sempre funcionam da forma que devem, e a tela pequena é desconfortável para aqueles que não estão acostumados. Felizmente, estes problemas acabaram por meio de uma ferramenta extremamente útil: o screen mirroring.

Traduzido no sentido literal para espelhamento de tela, esta função permite passar qualquer conteúdo sendo exibido no celular para a televisão, mesmo sem um aplicativo específico. Além disso, também pode ser feito em televisões que não tenham sistema smart.

Mesmo que este processo seja viável e muito prático, ele nem sempre é tão fácil para certas pessoas. A forma mais simples certamente é por meio de uma Smart TV, já que a grande maioria dos modelos à venda atualmente utilizam a Miracast, um padrão de transmissão de áudio, vídeo e imagem sem fio.

Seja como for, descubra hoje como utilizar o screen mirroring e transmitir a tela do celular para a televisão.

Screen mirroring: formas de conectar o celular na TV

Antes de mais nada, é importante ter em mente que a qualidade de um vídeo sendo reproduzido sempre é afetado pela conexão Wi-Fi. As conexões que atendem ao formato Miracast podem reproduzir em Full HD na maioria dos casos, desde que com os acessórios e modelos específicos.

A transmissão pode ter um nome diferente para cada fabricante. A LG, por exemplo, utiliza o nome Screen Share, enquanto a Samsung adota o próprio Screen Mirroring. A tecnologia também é a mesma do Chromecast, aparelho que permite o espelhamento por meio de celular com qualidade.

Como conectar o celular Android na TV

  1. Para conectar um aparelho Android na Smart TV, antes de mais nada, é preciso abrir o “Painel de Notificações” no celular, deslizando o dedo para baixo;
  2. Feito isso, a opção “Smart View” deve aparecer. Este recurso pode ter nomes diferentes conforme o modelo do celular;
  3. A partir de então, basta selecionar a TV entre a lista de dispositivos identificados e começar a aproveitar.

Como conectar o celular iPhone na TV

  1. No site da Apple, estão listados todos os dispositivos compatíveis com o Airplay, a tecnologia de espelhamento do iOS. Para descobrir se sua TV está inclusa, é importante conferir o comunicado antes de testar o screen mirroring;
  2. No celular, acesse a Central de Controle. Para isso, só é preciso deslizar o dedo para cima. Então, clique no ícone do Airplay;
  3. Em seguida, selecione a TV para iniciar a transmissão.

Caso tenha confirmado que sua TV possui a tecnologia necessária, mas o botão não aparece em nenhum dos casos, é possível testar recursos alternativos. No iPhone, por exemplo, pode ser necessário instalar um aplicativo do fabricante da TV. Só é necessário seguir as instruções que vão surgir na tela da Smart TV para configurá-lo.

No caso do Android, a partir do sistema 4.2, é possível encontrar o espelhamento de tela por meio de um ícone na central de atalhos na maioria dos aparelhos. Celulares da LG e da Samsung, por sua vez, trazem este exato atalho descrito como Screen Share e Screen Mirroring.

Da mesma forma, aparelhos da Samsung oferecem um atalho denominado “Smart View” no lugar do antigo. A conexão é a mesma, mas a qualidade é superior entre TVs e smartphones da marca.

Caso não consiga achar o ícone na central de atalhos do Android, acesse a “Configuração do sistema” e clique em “Tela”, e então em “Espelhar tela”. Em certos aparelhos, a opção é encontrada no menu “Dispositivos conectados”, na aba “Preferências de conexão”.

Leia também

você pode gostar também

Gastronomia: como empreender nessa área? Confira 5 dicas

A Gastronomia é um ramo profissional que está associado com atividades como o turismo, lazer, comércio de alimentos e outros setores da indústria. Assim, empreender nessa área é mais simples do que parece.

Como conciliar trabalho e estudo? Confira 7 dicas simples e práticas

Vai começar o cursinho preparatório para o concurso, mas trabalha o dia inteiro? Fique por dentro de sete dicas de ouro sobre como conciliar trabalho e estudo.

Você sabia que existe o Dia da Saudade? Conheça essa data comemorativa

A palavra saudade pode remeter a um episódio de alegria ou de tristeza. Seja como for, esse sentimento é tão importante que tem data comemorativa, o Dia da Saudade.

As cores de esmalte que mais combinam com cada signo

Bateu aquela indecisão na hora de escolher a tonalidade que vai passar nas unhas? Então, conheça as cores de esmalte que mais combinam com cada signo.

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.