Saiba como contar caracteres no Word de uma vez por todas

Muitas pessoas trabalham com digitando textos extensos, sendo necessário contar o número exato de caracteres para cada entrega.

Pessoas que trabalham com diferentes tipos de textos precisam saber ao certo o número exato de caracteres, para que o artigo ou texto acadêmico, por exemplo, saía de acordo com o que deve ser executado.

Pensando nisso, elaboramos uma matéria para que você saiba como contar caracteres no Word de uma vez por todas. O programa da Microsoft permite ao usuário que ele conte os caracteres do seu texto.

Como contar caracteres no Word

Saber como contar caracteres no Word pode facilitar e muito a vida de quem depende do programa da Microsoft para realizar trabalhos. Geralmente quem escreve os mais variados tipos de textos, como artigos, trabalhos acadêmicos, relatórios e outros tipos textuais, necessitam desta ferramenta.

Nesse sentido, a fim de cumprir normas textuais que exigem um determinado número de palavras e caracteres, o Word disponibiliza uma ferramenta que permite que o usuário faça a contagem de caracteres enquanto escreve o texto.

A ferramenta está disponível em todas as versões do Word e para fazer a contagem de caracteres basta seguir os passos:

  • Acesse o Microsoft Word;
  • Procure pela aba “Revisão”;
  • Em seguida, clique na aba “Contagem de palavras”;
  • Por fim, clique em “Mostrar contagem de palavras”, que será exibida na barra de status do Word.

Outra forma de contar o número de caracteres no Word enquanto escreve o texto é clicando na parte inferior do programa, onde se encontram informações do texto como o número de páginas. Dessa forma basta que o usuário clique na opção onde está o número de palavras.

Em seguida, uma janela irá abrir. Nela vão estar informações do texto como o número de páginas, palavras, caracteres (com ou sem espaços), além do número de parágrafos e de linhas do texto inteiro.

Contar palavras no Word usando um atalho

Além de contar os caracteres da maneira citada acima, o Word também permite a contagem de palavras de um documento usando-se o atalho, com a combinação das teclas Ctrl + Shift + G.

Dessa forma, ao executar o comando no computador, o Word vai exibir uma janela com informações mais detalhadas do texto e da contagem de caracteres, como palavras, linhas e espaços.

Contar palavras em outros programas

Existem outros programas além do Microsoft Word que são usados para escrever textos. Um deles é o Google Docs, que funciona de maneira semelhante e também permite que o usuário conte o número exato de caracteres.

Nesse sentido, para fazer a contagem de caracteres no Google Docs é necessário abrir o documento e ir até a opção ferramentas, e em seguida clicar na opção “contagem de palavras”. O recurso também pode ser acessado pelo atalho Ctrl + Shift + C.

Caso seja usuário do WordPad, a melhor forma de contar o número de caracteres é usando ferramentas disponíveis online que fazem essa função. Bons exemplos de ferramentas que disponibilizam essa função são: Word Counter, Contador de caracteres e Invertexto.

Leia também

você pode gostar também

Conheça 9 profissões que não precisam de diploma

Não pôde concluir os estudos e vai começar a procurar emprego? Conheça nove profissões que não precisam de diploma e que costumam ter uma grande demanda.

Saiba como aumentar sua produtividade em 7 passos

Procura uma forma de aumentar a produtividade nos estudos para as provas do concurso? Fique por dentro de sete dicas incríveis e turbine as suas chances de aprovação.

Síndrome de Burnout: qual é a causa? Descubra como evitar

A Síndrome de Burnout é um distúrbio emocional relacionado com o excesso de trabalho, sendo considerada uma doença ocupacional por especialistas da área de saúde.

9 profissões com bons salários que não exigem nível médio

Sempre sonhou em ganhar bem, mas não quis levar os estudos adiante? Conheça nove profissões com bons salários que não exigem nível médio.

9 informações que não precisam ser citadas em seu currículo

Vai começar a procurar emprego e quer aumentar as chances de ser convocado para um processo seletivo? Então, conheça nove informações que não precisam ser citadas no currículo.

5 profissões que pagam bem e têm vagas sobrando

As profissões que pagam bem e têm vagas sobrando saem das carreiras tradicionais por acompanharem as inovações no mercado de trabalho. Porém, existem requisitos para ocupar os cargos dessa lista.