A Carteira de Trabalho e Previdência Social Digital (CTPS Digital) é um aplicativo desenvolvido pelo Governo Federal para ampliar funcionalidades e ações dos trabalhadores através da internet.
Disponível para Android e iOS, a plataforma permite consulta de benefícios, contratos de trabalho novos e antigos, dados do INSS e outras informações fundamentais.
A CTPS pela internet existe desde 2017, contudo, não substituía o documento físico em suas primeiras versões. A partir da Portaria nº 1065, publicada em 23 de setembro de 2019 pelo Ministério da Economia, a Carteira de Trabalho Digital tornou-se equivalente ao documento físico, mas com enfoque em questões de trabalho e emprego.
Desse modo, a CTPS Digital não atua como documento de identificação civil como a versão impressa, ainda que atenda às funcionalidades da versão anterior para fins trabalhistas. Por esse motivo, e também por razões de segurança, é fundamental manter a carteira profissional impressa para garantia.
No mais, algumas entidades e instituições públicas demandam a versão física independente das atualizações no sistema de identificação do trabalhador.
Sobretudo, essas informações digitais ficam disponíveis através do eSocial, plataforma do Governo Federal para gerenciar a relação entre empregadores e empregados pela internet.
A partir do CPF, é possível que o trabalhador tenha seus dados da carteira digital cadastrados no sistema do governo de forma gratuita e imediata.
Como consultar a sua CTPS pela internet
Para abrir sua CTPS Digital é importante ter o aplicativo baixado em seu aparelho ou acessá-lo através do portal de serviços do governo, com seus dados de login no sistema do Gov.br. Logo em seguida, basta autorizar que o aplicativo utilize as suas informações cadastrais para a CTPS Digital dentro da própria plataforma.
Sendo assim, o número da Carteira de Trabalho Digital corresponde ao seu CPF. Ademais, a data de emissão do documento equivale ao dia em que você acessou o aplicativo e iniciou a utilização do serviço digital. Dessa forma, não é possível obter o número da Carteira física e o número do PIS, pois este é gerado pela Caixa Econômica Federal em um sistema diferente.
Através desse aplicativo, é possível enviar dados básicos ou completos para empregadores, bem como salvar versões em PDF fora da plataforma e armazená-las na nuvem. Portanto, a personalização do documento permite maior segurança no processo de compartilhamento de informações, evitando fraudes e exposição do trabalhador.
Em caso de dúvidas sobre o documento, o Ministério da Economia orienta entrar em contato com a Central 158 via telefone ou acessar o canal de Dúvidas Frequentes sobre o serviço. Além disso, o Governo Federal oferece um passo a passo para acessar o documento.