Saiba como aumentar sua produtividade em 7 passos

Procura uma forma de aumentar a produtividade nos estudos para as provas do concurso? Fique por dentro de sete dicas incríveis e turbine as suas chances de aprovação.

Você é daqueles concurseiros que necessitam que o dia tenha mais de 24 horas para darem conta de tudo que precisam fazer? Não consegue cumprir nem a metade do seu cronograma diário de estudos? Calma. Esse é um problema corriqueiro e pode ser resolvido adotando algumas técnicas para aumentar a produtividade.

continua depois da publicidade

Continue a leitura dessa matéria e coloque todas as nossas dicas em prática para aumentar as chances de ser aprovado no concurso. Afinal de contas, em meio a tantas distrações do mundo moderno, manter o foco e a concentração nem sempre é uma tarefa fácil. Confira.

Como aumentar a produtividade?

1) Tenha um bom planejamento

Leia também

Para o concurseiro ser mais produtivo nos estudos, ele não deve abrir mão de um bom planejamento. Essa estratégia permite você ter uma noção do que vai estudar naquele dia e se organizar melhor. Uma alternativa eficaz é listar as suas tarefas no dia anterior. Você pode usar a tecnologia ou a boa e velha agenda para se planejar.

Escrever faz um bem danado para a nossa memória e consegue estimular ambos os lados do cérebro. Independentemente da sua opção, o mais importante é não deixar de se planejar. Quando você começa o dia já sabendo o que precisa estudar, pode ganhar um tempo precioso em prol do seu aprendizado.

continua depois da publicidade

2) Estabeleça prioridades

Outra dica para aumentar a produtividade nos estudos. Depois de elaborar o seu planejamento diário ou semanal, é hora de estabelecer quais são as suas prioridades naquele período. Você deve conferir quais as tarefas consideradas mais urgentes e dar prioridade para elas, sem se distrair com nada irrelevante.

Só passe para a próxima atividade quando terminar a anterior. É essencial priorizar aquilo que é mais importante para que não haja nenhum tipo de pendência depois. Afinal, não estudar um assunto que sempre é exigido nas provas do certame, por falta de organização da sua parte, não rola. Então, priorize aquilo que tem mais importância no momento.

continua depois da publicidade

3) Aumentar a produtividade: Faça pausas regulares

Tem muito concurseiro por aí que se esquece ou negligencia as pausas regulares durante os estudos. O problema é que esse hábito pode afetar em cheio a produtividade. O cérebro humano precisa de um tempo para assimilar o que acabou de aprender e descansar. Sobrecarregá-lo de informações em um curto intervalo de tempo não é saudável.

Uma alternativa eficaz é fazer um intervalo de 15 minutos a cada duas horas de estudo intenso. Levante da cadeira, dê aquela espreguiçada (para aliviar a tensão), coma uma fruta, hidrate-se, dê uma volta pelo jardim, escute uma música ou simplesmente aprecie a natureza. A sua mente agradece.

4) Evite qualquer tipo de distração

Vivemos em uma sociedade em que as distrações (especialmente as digitais) estão presentes em todos os lugares possíveis. O problema é que elas levam o concurseiro a perder um tempo precioso que poderia estar sendo empregado em seu aprendizado, o que afeta a produtividade nos estudos.

continua depois da publicidade

Por isso, na hora de estudar, deixe o seu celular no modo silencioso, desative todas as notificações do seu computador (e-mails, redes sociais e mensagens), desligue a TV ou o aparelho de som e evite estudar em um local com um trânsito intenso de pessoas. Dê prioridade para um ambiente de estudos silencioso e que não tenha nenhum tipo de poluição visual, que também atrapalha bastante.

5) Um coisa de cada vez, concurseiro

Mais uma dica para aumentar a produtividade. Se você tem o hábito de fazer duas ou três coisas ao mesmo tempo, acreditando que está ganhando tempo, é melhor rever essa postura. Quando se trata de estudar para as provas de um concurso, essa tática não funciona. Aliás, ela pode até confundir a sua mente.

O seu aprendizado poderá ser mais efetivo se você se concentrar em apenas uma tarefa por vez. Lembre-se de que o nosso cérebro funciona melhor quando executamos somente uma atividade em um determinado momento. Pode até parecer estranho, mas adotar esse hábito pode deixar o concurseiro muito mais produtivo.

6) Aumentar a produtividade: Tenha uma boa noite de sono

Não restam dúvidas de que um sono reparador é importantíssimo para a nossa saúde física e mental. Por isso, o concurseiro que não prioriza a qualidade do seu sono, vira a noite estudando ou vai dormir todos os dias em horários diferentes, provavelmente terá uma baixa produtividade nos estudos.

É durante o sono que as memórias se consolidam, acontecem as conexões neurais e o cérebro descansa. Por isso, procure dormir por, pelo menos, sete horas, todas as noites, tenha horários regulares de sono e evite levar as suas preocupações para a cama, combinado?

7) Estipule metas

Por fim, mas não menos importante, a última dica para aumentar a produtividade. O concurseiro que deseja ter mais eficiência nos estudos, precisa estabelecer metas realistas, no dia a dia. São elas que vão dar uma noção de como anda o seu aprendizado.

Além disso, as metas nos permitem ter uma noção de como está a gestão do nosso tempo e se estamos cumprindo fielmente aquilo que foi determinado no cronograma de estudos. Boa sorte.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade