Apoiar os cotovelos na mesa parece um gesto comum e sem relevância, principalmente para as crianças ou quando estamos esperando a comida chegar. Porém, esse ato é visto como falta de educação dentro das normas tradicionais e formais da etiqueta social, em especial no momento das refeições.
Atualmente, muitas pessoas não conhecem quais são as regras previstas pela etiqueta, mas existem aspectos que se relacionam com a postura, higiene e cuidado com a decoração. Sobretudo, existem razões culturais e históricas associadas a esse cuidado. Saiba mais informações a seguir:
Por que apoiar os cotovelos na mesa é falta de educação?
A princípio, algumas pessoas interpretam apoiar os cotovelos na mesa como falta de educação e desrespeito com os outros convidados, porque demonstra desinteresse, indiferença e falta de atenção ao momento da refeição. Como esses momentos são coletivos, é importante evitar causar desconforto para o próximo a fim de garantir uma harmonia à interação.
Antigamente, a mesa era um espaço compartilhado entre diversas pessoas, de forma que colocar os cotovelos na superfície era visto como invasão do espaço. Assim, mais do que impedir o acesso ao lugar, o indivíduo poderia dificultar o acesso à comida e criar desconforto para todos.
Sendo assim, manter os cotovelos próximos ao corpo era um sinal de respeito, comunhão e uma maneira importante de evitar qualquer tipo de confronto. Ademais, é uma maneira de mostrar para o convidado da refeição que você não é uma ameaça, porque a postura com os cotovelos na mesa pode ser intimidadora.
Para alguns especialistas em etiqueta social, evitar esse hábito também ajuda a manter uma postura mais reta e formal durante o momento de comer. Mais ainda, você evita que o cotovelo ou os braços entre em contato com a louça ou com os alimentos, espalhando-os pela mesa e rompendo com a disposição dos elementos.
Quais são outras regras de etiqueta importantes?
1) Lave as mãos antes da refeição
Provavelmente a etiqueta social mais constante até os dias atuais, lavar as mãos antes da refeição é um hábito de higiene. Além de garantir que as mãos estejam limpas para manusear os utensílios, demonstra um cuidado e respeito com a comida que foi preparada.
2) Use os talheres sempre na ordem de fora para dentro
Faca para peixe, garfo para massas, colher de sobremesa e muitos outros utensílios podem ser utilizados na construção de uma mesa, a depender da refeição oferecida. Porém, é comum não saber quais usar em cada prato. Neste caso, a etiqueta social específica que se deve adotar a ordem de fora para dentro.
Basicamente, os talheres são organizados conforme a ordem em que os pratos serão servidos. Por isso, o garfo fica na mão direta. Contudo, ao cortar um alimento deve-se passar o garfo para a mão esquerda e a faca para a mão direita. Os talheres que forem utilizados não podem ser colocados sobre a mesa, e devem ficar apoiados no prato com as pontas para dentro.
3) Coma devagar
Comer muito rápido cria a impressão de que você está com pressa, muita fome ou até mesmo que não está aproveitando a companhia para o momento de comer. Dessa forma, demonstre que está desfrutando do alimento e da situação social ao mastigar vagarosamente, evitando misturar a comida e devorar de uma vez.
Nesse ponto, é importante entender que a refeição é mais do que a hora de se nutrir e repor as substâncias do organismo. Em alguns momentos, se trata de uma situação social para interação, com os pratos sendo plano de fundo da comunhão entre pessoas.
Por isso, equilibre as garfadas e goles com o diálogo, a troca com os convidados e a apreciação da situação. Se não se sentir seguro, observe as pessoas ao redor e adeque o seu ritmo aos demais, pois assim você consegue terminar os pratos ao mesmo tempo e evita atrasar o curso do banquete.