Para evitar confusões, primeiro vamos diferenciar o RG Digital do RG Único, também chamado de “novo RG”. Esse último irá acabar com a diferença entre os números do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e o número da identidade, entretanto o prazo para implementação desse documento é 2023 e ele ainda não está devidamente disponível.
Já o RG Digital é um aplicativo disponível apenas em alguns estados da Federação, porque são essas as unidades federativas responsáveis pela emissão do documento. Confira a seguir como obter o documento pelo celular.
Quais estados têm essa funcionalidade e onde baixar
- Alagoas: para Android ou iOS;
- Distrito Federal: para Android ou iOS;
- Goiás: para Android ou iOS;
- Pará: para Android ou iOS;
- Paraíba: para Android ou iOS;
- Rio de Janeiro: para Android ou iOS;
- São Paulo: para Android ou iOS.
Como utilizar o RG Digital
O procedimento pode apresentar pequenas variações de estado para estado, entretanto não haverá mudanças significativas do passo a passo a seguir:
- Vá até a loja de aplicativos do seu celular e instale o aplicativo do RG Digital do seu estado;
- Escolha a opção “Adicionar RG” e siga as instruções para escanear o QR Code que existe no seu documento físico;
- Realize o reconhecimento facial;
- Crie uma senha para futuros acessos;
- Em seguida, basta apenas abrir o aplicativo, colocar sua senha e, então, você já terá o acesso digital à sua carteira de identidade.
Caso a sua carteira de identidade não tenha o QR Code
Nesse caso é preciso solicitar uma segunda via do documento diretamente junto à Secretarias de Segurança Pública (SSP) do seu estado, ou na Polícia Civil.
O ideal é conferir o procedimento e quais documentos são exigidos no seu estado, para evitar perder a viagem. Vale lembrar que não há obrigatoriedade no uso do RG Digital, sendo que o cidadão pode escolher se usa, ou não, essa funcionalidade.