Relp: como funciona o parcelamento para empresas do Simples Nacional?

O programa tem como objetivo auxiliar empresas e empreendedores a contornar os desafios criados pela pandemia da COVID-19, incentivando a regularização de dívidas.

Em abril deste ano, foi publicada no Diário Oficial da União a Instrução Normativa nº 2.078, responsável por regulamentar o Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no Âmbito do Simples Nacional (Relp). Desse modo, refere-se a uma alteração no âmbito da Receita Federal.

Leia também

Sobretudo, o Relp abrange micro e pequenas empresas, incluindo os Microempreendedores Individuais (MEIs), mesmo que não estejam atualmente no Simples Nacional. Sobretudo, o programa permite parcelamento das dívidas, desde que tenham sido apuradas e tenham vencimento em até fevereiro de 2022.

Segundo a Receita Federal, a estimativa é que cerca de 400 mil empresas participem do programa, parcelando cerca de R$ 8 bilhões em dívidas com o instituto. No geral, o Relp oferece condições exclusivas para regularização da situação, com parcelamento em até 1980 vezes e redução de 90% das multas ou juros.

Além disso, os parcelamentos rescindidos ou em andamento também serão incluídos. Acima de tudo, o objetivo do programa é auxiliar empresas e empreendedores a contornarem os desafios criados pela pandemia da COVID-19.

Como participar do Relp Simples Nacional?

Para aderir ao Relp Simples Nacional, os representantes da empresa devem seguir os passos:

  1. Acessar o portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal;
  2. Clique em “Pagamentos e Parcelamentos”;
  3. Acesse “Parcelar dívidas do SN pela LC 193/2022” ou “Parcelas dívidas do MEI pela LC 193/2022”, a depender do caso da empresa;
  4. Selecionar as condições de parcelamento.

Os representantes também podem conferir as adesões pelo Portal do Simples Nacional, mas é importante estar atento aos prazos, pois o período de inscrição encerra no dia 31 de maio. Além disso, a empresa deverá indicar as dívidas a serem incluídas no programa no momento da inscrição.

Modalidades de quitação

Redução da receita bruta em porcentagemModalidade do Relp
80% ou maisPaga 1% da dívida total, sem redução, em até 8 vezes até o mês de novembro. O restante da dívida pode ser parcelado em até 180 vezes, com 90% de desconto previsto para multas e juros.
60%Paga 2,5% da dívida total, sem redução, em até 8 vezes até o mês de novembro. O restante da dívida pode ser parcelado em até 180 vezes, com 85% de desconto sobre multas e juros.
45%Paga 5% da dívida total, sem redução, em até 8 vezes até o mês de novembro. O restante da dívida pode ser parcelado em até 180 vezes, com 80% de desconto sobre multas e juros.
30%Paga 7,5% da dívida total, sem redução, em até 8 vezes até o mês de novembro. O restante da dívida pode ser parcelado em até 180 vezes, com 75% de desconto sobre multas e juros.
15%Paga 10% da dívida total, sem redução, em até 8 vezes até o mês de novembro. O restante da dívida pode ser parcelado em até 180 vezes, com 70% de desconto sobre multas e juros.
Sem perdaPaga 12,5% da dívida total, sem redução, em até 8 vezes até o mês de novembro. O restante da dívida pode ser parcelado em até 180 vezes, com 65% de desconto sobre multas e juros.

Leia também


você pode gostar também

Estes 23 carros já saíram de linha em 2022 e você ainda não fazia ideia

Está pensando em comprar um automóvel? Conheça os 23 carros que já saíram de linha em 2022 que provavelmente você não sabia.

Concurso INSS terá curso de formação em nova etapa

A nova etapa do concurso INSS é caracterizada por um curso de formação, com treinamento específico dos candidatos e avaliação do desempenho ao longo do processo.

35 nomes estranhos que já foram registrados no Brasil

Se você curte tudo aquilo que é fora do comum, conheça alguns nomes estranhos que já foram registrados no Brasil.

5 empregos bizarros que ninguém conhecia, mas pagam muito bem

Se você está pensando em uma transição de carreira, conheça cinco empregos bizarros que pagam muito bem e que têm uma alta demanda no mercado.

Você é super inteligente? Veja 4 características que definem a condição

A super inteligência é multidimensional, e pode ser despertada em diversas áreas do conhecimento humano.

Estas 19 cidades já mudaram de nome no Brasil e você não sabia

Várias cidades brasileiras mudaram de nome ao longo dos séculos e décadas, sendo a alteração mais recente datada de 2021.