Relógio biológico: aprenda a acordar sem o uso do despertador

Acordar sem usar despertadores é uma tática natural e demanda tempo para que o corpo consiga se acostumar. Aprenda a usar o relógio biológico e procure acordar de forma natural e sem o uso do despertador.

Hoje em dia as rotinas corridas não permitem que as pessoas descansem um pouco mais, sendo necessário estar de pé logo cedo. Seja para um compromisso matinal ou para o dia de trabalho, prefira acordar cedo usando o relógio biológico, sem o uso do despertador.

continua depois da publicidade

Isso porque o corpo é uma máquina inteligente e se regula, a depender dos hábitos das pessoas. Dessa forma, se criamos hábitos saudáveis, nosso corpo poderá se acostumar e assim passar a funcionar de forma adequada, como um verdadeiro relógio biológico.

Por mais difícil que seja acordar sem usar o despertador, esse hábito faz bem para o corpo. Ao acordar sem despertador, o sono não é interrompido de forma abrupta. Assim, as fases do sono são respeitadas e o dia seguinte poderá ser muito bom.

Como acordar sem usar o despertador

Leia também

Acordar sem usar o despertador é difícil e poucas pessoas conseguem realizar essa tarefa. Com cada vez mais rotinas apertadas, a necessidade de acordar cedo é real e o uso do despertador para acordar também o é.

continua depois da publicidade

Entretanto, acordar usando o despertador faz mal para saúde, justamente por interromper de forma brusca as fases do sono. Por outro lado, o relógio biológico se acostuma com hábitos saudáveis que são reproduzidos, acabando com a necessidade de usar o despertador para acordar.

Dessa forma, pensando na qualidade do sono e na possibilidade de reprodução de hábitos saudáveis, listamos algumas formas de aprender a acordar sem o uso do despertador. Confira a seguir:

1 – Procure manter um padrão de sono

Ao dormir e acordar em horários padrão o corpo começa a liberar hormônios que induzem e que terminam com o sono em horários específicos. Dessa forma o metabolismo trabalha de maneira organizada, criando um sistema próprio, com horários definidos.

continua depois da publicidade

Por isso, ao dormir e acordar sempre no mesmo horário, ou em horários parecidos, nosso corpo se acostuma, tendo a necessidade de dormir e despertar no mesmo horário, até naqueles dias em que se pode descansar um pouco mais.

2 – Faça a higiene do sono

A higiene do sono é uma série de hábitos criados para ser possível a criação de um ambiente propício ao sono de todos os dias. O processo pessoal deve levar em conta de que os hábitos desenvolvidos devem induzir ao sono.

continua depois da publicidade

Portanto, se o desejo é conseguir acordar sem o uso do despertador, a principal medida é começar a dormir e a acordar no mesmo horário, inclusive em dias de descanso. Nesse sentido, antes de dormir procure apagar as luzes ou reduzi-las e abandone telas, como o celular ou a televisão.

Para se sentir à vontade antes de dormir, a dica é escolher alguma leitura relaxante que pode ser feita na cama ou no próprio quarto. Um quarto arrumado, com a cama impecável também é um belo convite ao sono. Que tal tentar?

3 – Tome sol ao acordar

A exposição ao sol é necessária ao corpo humano, por fornecer vitaminas e outros benefícios aos seres humanos. Sendo assim, sempre que acordar procure tomar um pouco de sol. O banho de sol rápido evita que o corpo produza melatonina, hormônio responsável pela sensação de sono.

Dessa forma, a dica é: sempre ao acordar, abra as janelas de casa e tome um banho rápido, de 10 minutos no máximo. Outra alternativa para o corpo entender a hora de acordar é deixar uma pequena fresta aberta na janela, para o cômodo receber os primeiros raios de sol logo ao amanhecer.

4 – Evite dormir durante o dia

Dormir em horários inesperados é bom para que o corpo possa descansar um pouco. Entretanto, dormir fora do horário normal acostumado pelo corpo pode significar dificuldade para adormecer durante a noite.

Os cochilos durante o dia alteram o relógio biológico e por isso podem trazer dificuldades para pegar no sono. O recomendado para que os cochilos não alterem a qualidade do sono noturno é de que as sonecas não ultrapassem os 30 minutos diários.

5 – Pratique exercícios físicos

Praticar exercícios físicos regularmente traz grandes benefícios para o corpo. O corpo que se movimenta se acostuma com a regulação do sono de maneira mais eficaz. Além disso, dormir de forma adequada libera hormônios como a endorfina e serotonina, o que traz sensação de relaxamento e de felicidade.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade