Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão
(IMA - 2015 - Prefeitura de Luís Domingues/MA - Turismólogo) - Com base no texto, analise as alternativas e marque a CORRETA:
(CONPASS - 2015 - Prefeitura de Floresta/PE - Turismólogo) - Dentre as características do produto turístico estão: sazonalidade, heterogeneidade, perecebilidade, inseparabilidade e intangibilidade. Com base nisso, analise as seguintes definições:
I. Sazonalidade é quando a oferta e a demanda pelos produtos turísticos ocorrem num determinado período de tempo, motivada por diversos fatores, dentre os quais: clima, feriados, férias e eventos.
II. Heterogeneidade é o que permite a segmentação do mercado turístico, que pode estar condicionada pela idade, sexo, estado civil, etnia, perfil socioeconômico e por interesses ou necessidades específicas.
III. Perecibilidade significa que o produto turístico não pode ser estocado, pois tem que ser consumido no mesmo momento em que é produzido, simultaneamente.
IV. Inseparabilidade é a demanda pelos produtos turísticos que ocorre num determinado período de tempo, motivada por diversos fatores, dentre os quais: clima, feriados, férias e eventos.
Estão CORRETAS as definições:
(AOCP - 2014 - Prefeitura de Fundão/ES - Turismólogo) - Sobre as ações voltadas para o Planejamento Turístico, assinale a alternativa INCORRETA.
(AOCP - 2014 - Prefeitura de Fundão/ES - Turismólogo) - Com base nas definições e tipologias de turistas, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa correta.
( ) Qualquer pessoa que viaje entre dois ou mais países ou entre duas ou mais localidades em seu país de residência habitual é considerada viajante.( ) Visitante interno designa toda pessoa que reside em um país e que viaja, por um tempo não superior a 06 meses, para outro país fora de seu entorno habitual. ( ) O excursionista é o indivíduo que, em sua viagem, permanece um tempo inferior a 24 horas fora do local em que reside, mas sem pernoitar. ( ) O turista é toda pessoa, que entra em um território contratante diferente do local de residência, com um prazo superior a 24 horas e inferior a 12 meses, com objetivos de lazer, esporte, saúde entre outros. ( ) O veranista é todo excursionista que habitualmente passa o verão no local onde reside.
(AOCP - 2014 - Prefeitura de Fundão/ES - Turismólogo) - Com base na classificação e na característica da oferta turística, preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.
No que concerne às características, a oferta turística diferencia-se da oferta de outra qualquer atividade nos seguintes elementos: o _________ produzido não pode ser armazenado; o consumo turístico é condicionado a presença do __________; a oferta turística é imóvel, uma vez que um ________ turístico (praia, monumento) não pode ser transferido para outro local associado a melhores condições de venda.
(IMA - 2015 - Prefeitura de Luís Domingues/MA - Turismólogo) - Por meio dos programas do Plano Nacional de Turismo (2003- 2007), o Ministério do Turismo buscou estabelecer referenciais fundamentados para as ações de promoção e marketing do turismo brasileiro. Sobre essas ações, analise as afirmativas.
I -Deram origem ao Plano Aquarela para o marketing do turismo no mercado interno.
II-Deram origem ao Plano Cores para o marketing do turismo brasileiro no exterior.
III -Deram origem à Agenda de Promoção Comercial do Turismo Brasileiro no mercado internacional, ampliando a presença do País em eventos no exterior.
IV -Deram origem à Marca Brasil que representa a imagem do turismo brasileiro.
Estão corretas as afirmativas:
(IMA - 2015 - Prefeitura de Luís Domingues/MA - Turismólogo) - Em relação ao Turismo, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. Turismo doméstico ou interno – que resulta das deslocações dos residentes de um país quer tenham a nacionalidade ou não desse país, viajando apenas dentro do próprio país.
II. Turismo receptor (inbound tourism) – abrange as visitas a um país por residentes.
III. Turismo emissor (outboun tourism) – resulta das visitas de residentes de um país a outro ou outros países.
IV. Turismo nacional – refere-se aos movimentos dos residentes de um dado país e compreende o turismo doméstico e emissor.
(IMA - 2015 - Prefeitura de Luís Domingues/MA - Turismólogo) - O planejamento de trilhas e caminhadas ecológicas deve considerar a capacidade de carga na análise de seus impactos ambientais. A determinação da capacidade de carga deve considerar, entre outros, os seguintes aspectos:
1. capacidade de carga cognitiva (quantidade de informações que o turista consegue memorizar).
2. capacidade de carga ecológica (quantidade de usosem danos à flora, fauna e ao solo).
3. capacidade de carga física (quantidade de uso em razão de dimensões como largura, altitude e declividade).
4. capacidade de carga lúdica (quantidade de atracoes interativas que podem ser disponibilizadas aos visitantes).
Assinale a alternativa correta.
(AOCP - 2014 - Prefeitura de Fundão/ES - Turismólogo) - Um quadrado tem sua área, em metros quadrados, igual ao seu perímetro, em metros. Um triângulo retângulo tem catetos medindo 2 metros e 4 metros. A razão entre a área do quadrado e a área do triângulo é
(IMA - 2015 - Prefeitura de Luís Domingues/MA - Turismólogo) - Não faz parte dos objetivos da classificação dos hotéis em categorias: