Técnico legislativo

Prepare-se com questões de Técnico legislativo

01

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(EXATUS - 2013 - Câmara de Ibiraçu/ES - Técnico legislativo) - Identifique as figuras presentes no 1º parágrafo do texto:

Código da questão
Q13771Ca
02

(FUNRIO - 2016 - Câmara de Nova Iguaçu/RJ - Técnico legislativo) - A gratificação natalina corresponde a 1/12 (um doze avos) da remuneração a que o funcionário fizer jus no mês de dezembro, por mês de exercício no respectivo ano, conforme o Estatuto dos Funcionários do Município de Nova Iguaçu (Lei nº 2378 de 29 de dezembro de 1992).

Nesse sentido, é CORRETO afirmar que será considerada como mês integral, a fração igual ou

Código da questão
Q35712Ca
03

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(EXATUS - 2013 - Câmara de Ibiraçu/ES - Técnico legislativo) - A palavra “funéreo”, no texto, só significa:

Código da questão
Q13770Ca
04

( FGV - 2012 - Senado Federal - Técnico Legislativo - Administração) - O Estado X ingressou com ação de improbidade administrativa cumulada com reparação de danos em razão de enorme fraude cometida contra sua entidade previdenciária. Em razão da existência de fundados indícios de responsabilidade, foi requerido e imediatamente concedido, antes mesmo da notificação, decreto de indisponibilidade dos bens dos réus da ação de improbidade. Ocorre que, quase dois anos depois, todas as decisões que receberam a inicial em face de cada um dos réus foram anuladas pelo Tribunal, em razão da ausência de intimação prévia do Ministério Público, declarando-se a repercussão da nulidade tão somente sobre os atos praticados em decorrência da referida decisão.

Acerca da situação narrada acima e do regramento previsto na Lei 8.429/92, é correto afirmar que

Código da questão
Q54328Ca
05

(FUNRIO - 2016 - Câmara de Nova Iguaçu/RJ - Técnico legislativo) - De acordo com a Lei Orgânica do Município de Nova Iguaçu, pode-se afirmar que

Código da questão
Q35716Ca
06

( FGV - 2012 - Senado Federal - Técnico Legislativo - Administração) - A respeito dos direitos políticos previstos na CRFB, assinale a afirmativa INCORRETA.

Código da questão
Q54338Ca
07

(FUNRIO - 2016 - Câmara de Nova Iguaçu/RJ - Técnico legislativo) - A redação oficial é o meio pela qual se procura estabelecer relações de serviços na administração pública, tendo como objetivo

Código da questão
Q35689Ca
08

(EXATUS - 2013 - Câmara de Ibiraçu/ES - Técnico legislativo) - O chefe do Poder Executivo Municipal de Ibiraçu é o Prefeito, que executa suas funções com o auxílio dos Secretários Municipais. Analise as afirmativas abaixo que tratam das atribuições do Prefeito:

I - Vetar, nos termos da Lei Orgânica Municipal, os projetos de lei aprovados pela Câmara Municipal.

II - Autorizar a realização de empréstimos, operação ou acordo externo de qualquer natureza de interesse do Município.

III - Permitir ou autorizar a execução de serviços públicos, por terceiros.

Nos termos da legislação municipal vigente, são atribuições do Prefeito Municipal as afirmativas:

Código da questão
Q13791Ca
09

( FGV - 2012 - Senado Federal - Técnico Legislativo - Administração) - Cássio Cassiano, servidor público federal estável, foi demitido após processo administrativo disciplinar. Desde então, o servidor público federal, também estável, Jonathan Jonas passou a ocupar o referido cargo vago. Ocorre que, inconformado com sua demissão, Cássio Cassiano ajuizou demanda anulatória do ato demissional que, recentemente, foi julgada procedente. De acordo com as formas de provimento dos cargos públicos previstas na Lei 8.112/90, é correto afirmar que Jonathan Jonas deverá ser

 

Código da questão
Q54330Ca
10

(FUNRIO - 2016 - Câmara de Nova Iguaçu/RJ - Técnico legislativo) - Um usuário do MS Word 2010 ao editar um texto digitou as teclas de atalho CTRL + B.

Isso significa que ele acessou a operação para

Código da questão
Q35685Ca