(FEPESE - 2012 - UFFS - Técnico em nutrição e dietética) - Assinale a alternativa correta sobre as proteínas.
(UFES - 2016 - UFES - Técnico em nutrição e dietética) - Em relação aos benefícios de utilização de fichas técnicas em Unidades Produtoras de Refeições (UPR), considere as seguintes afirmações:
I. Possibilitam maior controle dos custos. II. Dispensam o treinamento de novos funcionários. III. Melhoram a organização do processo de trabalho. IV. Não requerem alteração posterior.
É CORRETO o que se afirma em
(COMVEST - 2013 - UFAM - Técnico em nutrição e dietética) - Qual a temperatura e umidade, consideradas ideais em uma UAN, respectivamente?
(COMPERVE/UFRN - 2016 - UFRN - Técnico em nutrição e dietética) - No dia 01 de agosto de 2016, o restaurante “Delícias da Cidade” recebeu vistoria de autoridades sanitárias. Verificando os dados do controle de higienização do reservatório de água, observou-se que a última higienização fora realizada em 02 de março de 2016. Assim, as autoridades sanitárias alertaram para o fato de que o reservatório de água precisava ser higienizado
(COMPERVE/UFRN - 2016 - UFRN - Técnico em nutrição e dietética) - Um servidor público que estava em disponibilidade retornou à atividade em um cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado. Com base nas norm as da Lei nº 8.112, esse servidor foi
(UFES - 2016 - UFES - Técnico em nutrição e dietética) - Para caracterizar as doenças de origem alimentar, podem ser realizados tanto inquérito epidemiológico como exames laboratoriais em amostras clínicas e em amostras de alimentos/preparações. Embora o método epidemiológico seja o mais factível de ser realizado, muitas vezes não é possível chegar ao agente patogênico devido à variabilidade da ocorrência dos sintomas entre os indivíduos. A alternativa que apresenta um fator que NÃO está associado a essa variabilidade é:
(COMVEST - 2013 - UFAM - Técnico em nutrição e dietética) - Assinale a frase em que NÃO se justifica o emprego do acento indicativo de crase:
(COMVEST - 2013 - UFAM - Técnico em nutrição e dietética) - Em relação à Pirâmide dos Alimentos, é CORRETO afirmar que:
(UFES - 2016 - UFES - Técnico em nutrição e dietética) - A principal fonte de iodo na alimentação humana é o sal iodado e várias são as consequências do consumo insuficiente desse mineral, tais como o bócio endêmico. Sobre esse assunto, são feitas as seguintes afirmações:
I. O sal grosso não é iodado e o sal do mar é pobre em iodo, pois o mineral se evapora durante o processo de secagem da água do mar para a extração do sal.
II. Peixes em geral possuem grandes quantidades de iodo, independentemente de sua origem (água salgada ou doce).
III. Atualmente, o consumo de sal pela população brasileira é alto, porém, caso esse consumo seja reduzido a 5g, haverá necessidade de realizar suplementação de iodo, especialmente entre crianças e gestantes.
IV. Retardo mental, diminuição da taxa de fertilidade e cretinismo são doenças causadas pela deficiência de iodo no organismo.
(UFES - 2016 - UFES - Técnico em nutrição e dietética) - São características sensoriais do pescado fresco que o permitem estar apto para o consumo: