Técnico em epidemiologia

Prepare-se com questões de Técnico em epidemiologia

01

(FUNTEF-PR - 2015 - Prefeitura de Santo Antônio do Paraíso/PR - Técnico em epidemiologia) - Sobre a prevalência e a incidência de doenças, julgue as afirmações a seguir.

I. Prevalência e incidência são, ambas, medidas de frequência de ocorrência de doença.

II. A incidência mede quantas pessoas estão doentes e a prevalência mede quantas pessoas tornaramse doentes em certo período de tempo.

III.Ambos os conceitos envolvem espaço e tempo – quem está ou ficou doente num determinado lugar numa dada época.

IV. A incidência mede a probabilidade de ocorrência do evento doença numa população exposta.

V. O aprimoramento das técnicas de diagnósticos é um entre os fatores que diminuem a magnitude das taxas de prevalência.

Aponte a alternativa correta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q17440Ca
02

(FUNTEF-PR - 2015 - Prefeitura de Santo Antônio do Paraíso/PR - Técnico em epidemiologia) - Um levantamento feito pela Secretaria Estadual de Saúde, fonte: “globo.com/Paraná/noticias”, revelou que nos quatro primeiros meses de 2011 foram confirmados 412 casos de meningite no Paraná. Destes, 15 pessoas morreram. Os casos mais comuns são de meningite viral, seguido pela bacteriana e depois pela meningocociana. Sobre a doença, indique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.

( ) Os principais sintomas da meningite são: febre alta, dor de cabeça intensa, vômitos, rigidez no pescoço (dificuldade em movimentar a cabeça) e manchas na pele.

( ) A vacinação é a melhor defesa contra as causas mais comuns da meningite.

( ) As meningites virais são mais graves e devem ser tratadas imediatamente

( ) Os sintomas característicos dos quadros de meningite viral ou bacteriana nunca devem ser desconsiderados, especialmente em duas faixas etárias extremas: nos primeiros anos de vida e quando as pessoas começam a envelhecer. Na presença de sinais que possam sugerir a doença, a pessoa deve ser encaminhada para atendimento médico de urgência.

( ) A partir de 2011, a vacina conjugada contra meningite por meningococo C faz parte do Calendário Básico de Imunização. O esquema de vacinação obedece aos seguintes critérios: uma dose deve ser aplicada aos três meses; outra, aos cinco meses, e a dose de reforço, aos doze meses.

A alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, é a

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q17432Ca
03

(IAUPE - 2009 - Prefeitura de Cupira/PE - Técnico em epidemiologia) - Alguns acidentes ocorrem de forma inesperada, em qualquer ambiente e em hora inexata. Porém, os primeiros socorros são de suma importância. Devemos tomar medidas radicais, ou seja, saber o que causou o acidente, tentar saber como a vítima está e, em caso de perigo, tentar afastá-la do local. Diante de um caso por envenenamento, não devemos

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q41729Ca
04

(SELECT - 2010 - Prefeitura de Água Preta/PE - Técnico em epidemiologia) - Segundo o Programa Nacional de Imunização, a vacina que não pode ser congelada é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q33849Ca
05

Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

(FUNTEF-PR - 2015 - Prefeitura de Santo Antônio do Paraíso/PR - Técnico em epidemiologia) - Nos trechos “Algumas são fortes o suficiente para atingir a Terra (...)” e “O telescópio irá investigar ondas de rádio de baixa frequência que chegam à Terra (...)”, sob o ponto de vista da regência verbal, analise a relação estabelecida entre os verbos e os termos que os completam.

I. Atingir é verbo que não rege preposição.
II. Atingir é verbo que rege a preposição a.
III. Chegam é verbo que rege preposição a.
IV. Chegam é verbo que rege a preposição em.
V. Terra é o termo regido que é modificado pelo artigo a.

Assinale a alternativa correta.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q17415Ca
06

(IAUPE - 2009 - Prefeitura de Cupira/PE - Técnico em epidemiologia) - A produção de lixo nas grandes cidades preocupa a Vigilância Sanitária por ser um foco de saúde ambiental. Os dejetos devem ser levados para uma área reservada pela Prefeitura. O povo não está bastante educado para separar o lixo e facilitar a catação dos resíduos recicláveis, emporcalhando vários locais. Os lixões devem ser mantidos afastados dos lagos, rios e nascentes para não contaminar a água. Porém, nesses locais, existem vários animais transmissores de doenças urbanas. Entre esses animais, destacamos aqueles que se reproduzem facilmente, contaminando os arredores e os alimentos com resíduos fecais e urina com bactérias. Estamos nos referindo aos

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q41728Ca
07

(FUNTEF-PR - 2015 - Prefeitura de Santo Antônio do Paraíso/PR - Técnico em epidemiologia) - Não constituem formas passíveis de transmissão do HIV (vírus da imunodeficiência humana), EXCETO

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q17437Ca
08

(SELECT - 2010 - Prefeitura de Água Preta/PE - Técnico em epidemiologia) - Na medida da saúde coletiva, utilizam-se diversos índices que servem de amostragem para a predição de ocorrências e planejamento de atividades. O índice que significa a porcentagem de pessoas que morreram com 50 anos ou mais, em relação ao total de óbitos em uma determinada população, é denominado:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q33845Ca
09

(UNAMA - 2006 - Prefeitura de Itaituba/PA - Técnico em epidemiologia) - É doença evitável por vacina:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q47070Ca
10

(ASCONPREV - 2012 - Prefeitura de Dormentes/PE - Técnico em epidemiologia) - Morbidade é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q33834Ca

Especial Concurso BB

Veja mais »