Técnico em epidemiologia

Prepare-se com questões de Técnico em epidemiologia

01

(FUNTEF-PR - 2015 - Prefeitura de Santo Antônio do Paraíso/PR - Técnico em epidemiologia) - Sobre a prevalência e a incidência de doenças, julgue as afirmações a seguir.

I. Prevalência e incidência são, ambas, medidas de frequência de ocorrência de doença.

II. A incidência mede quantas pessoas estão doentes e a prevalência mede quantas pessoas tornaramse doentes em certo período de tempo.

III.Ambos os conceitos envolvem espaço e tempo – quem está ou ficou doente num determinado lugar numa dada época.

IV. A incidência mede a probabilidade de ocorrência do evento doença numa população exposta.

V. O aprimoramento das técnicas de diagnósticos é um entre os fatores que diminuem a magnitude das taxas de prevalência.

Aponte a alternativa correta.

Código da questão
Q17440Ca
02

(FUNTEF-PR - 2015 - Prefeitura de Santo Antônio do Paraíso/PR - Técnico em epidemiologia) - Constituem alguns dos objetivos da epidemiologia, EXCETO

Código da questão
Q17433Ca
03

(UNAMA - 2006 - Prefeitura de Itaituba/PA - Técnico em epidemiologia) - De acordo com a epidemiologia descritiva, são exemplos, respectivamente, de agravos de variação sazonal e de tendência secular:

Código da questão
Q47073Ca
04

(IAUPE - 2009 - Prefeitura de Cupira/PE - Técnico em epidemiologia) - A doença de Chagas ganhou cenário em várias regiões do Brasil e até em alguns países de adaptação ao inseto hematófago, o popular barbeiro. O Tripanossoma cruzi geralmente se instala nas fibras cardíacas, provocando uma hipertrofia no órgão e causando insuficiência cardíaca congestiva. Os protozoários flagelados ou mastigóforos ficam albergados principalmente no coração, porque

Código da questão
Q41723Ca
05

(ASPERHS - 2007 - Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista/PE - Técnico em epidemiologia) - Considere as seguintes afirmativas:

I. O comportamento endêmico de uma doença consiste em ocorrer em grande número de países simultaneamente.

II. Fômite é o habitat natural no qual um agente infeccioso vive, desenvolve-se e multiplica-se.

III. O tipo de imunidade oferecido pelas vacinas é ativa natural.

Está (estão) correta(s):

Código da questão
Q47083Ca
06

(IAUPE - 2009 - Prefeitura de Cupira/PE - Técnico em epidemiologia) - Estamos, ainda, com o alerta ligado para a propagação da gripe suína, denominada de influenza A H1N1, registrando cerca de mais de 52.000 casos no mundo. Essa virose é uma variante da gripe espanhola, que fez muitas vítimas no Brasil, no século passado, e da gripe aviária, que vitimou, no ano passado, diversas pessoas no Oriente. A preocupação das autoridades sanitárias brasileiras se dá em relação ao avanço da doença que ocorre de maneira rápida. Embora o medo de mortes tenha diminuído um pouco, muitas pessoas já foram contaminadas noutros países, tendo desembarcado nos grandes centros urbanos; são mais de 300 casos registrados. Esse tipo de gripe chegou ao Brasil, de forma

Código da questão
Q41725Ca
07

(ASCONPREV - 2012 - Prefeitura de Dormentes/PE - Técnico em epidemiologia) - Análise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I - Universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência é o princípio do Sistema Único de Saúde, segundo o qual, independentemente da condição financeira do paciente, o mesmo terá direito a ser atendido pelo SUS;

II – A integralidade de assistência deve ser entendida como um conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;

III – A organização dos serviços públicos deve ser pensada de modo a se evitar duplicidade de meios para fins idênticos;

IV – O Sistema Único de Saúde utiliza a epidemiologia para o estabelecimento de prioridades, a alocação de recursos e a orientação programática.

São corretas:

Código da questão
Q33819Ca
08

(ASPERHS - 2007 - Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista/PE - Técnico em epidemiologia) - São doenças que podem ser prevenidas por vacinas do Programa Nacional de Imunização:

I. Rubéola
II. Poliomielite
III. Caxumba
IV. Sarampo
V. Tétano
VI. Crupe

Código da questão
Q47082Ca
09

(UNAMA - 2006 - Prefeitura de Itaituba/PA - Técnico em epidemiologia) - O tanque de um automóvel tem capacidade para 48 litros de gasolina. Se o consumo desse carro é de 0,15 litros por quilômetro rodado, com 25% da capacidade do tanque, esse carro poderá percorrer:

Código da questão
Q47066Ca
10

(ASCONPREV - 2012 - Prefeitura de Dormentes/PE - Técnico em epidemiologia) - Sobre Incidência é incorreto afirmar:

Código da questão
Q33827Ca

Concursos em sua
cidade