Técnico em enfermagem

Prepare-se com questões de Técnico em enfermagem

01

(FUNRIO - 2016 - IF Baiano - Técnico em enfermagem) - Em relação a nutrição parenteral, assinale com “V”, quando a afirmativa for verdadeira e “F”, quando for falsa, para os seguintes apontamentos. Posteriormente, assinale as alternativas abaixo aquela que representa a resposta obtida.

( ) Antes da infusão da nutrição parenteral ser administrada, a solução deve ser inspecionada quanto à separação em camadas, aspecto oleoso ou qualquer precipitado. Caso qualquer um desses estar presente, ela não deverá ser infundida.

( ) Nutrição parenteral não devem ser não deve administradas por meio de bombas infusoras.

( ) Formulações com concentrações de glicose superiores a 10% não devem ser administradas através de veias periféricas, pois irritam pequenas veias, causando flebite química.

( ) Quando uma solução de nutrição parenteral é abruptamente interrompida, uma solução de glicose isotônica deve ser administrada para evitar a hipoglicemia de rebote.

( ) Emulsões lipídicas intravenosas (ELIV) não podem ser infundidas simultaneamente com a nutrição parenteral através de um conector em “Y” próximo ao local de infusão e não devem ser filtrados.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q46351Ca
02

(CONPASS - 2017 - Prefeitura de Monteiro/PB - Técnico em enfermagem) - Qual das personagens históricas citadas a seguir foi considerada a fundadora da Enfermagem Moderna, quando começou a evoluir do conhecimento empírico para o científico?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q49628Ca
03

(Gestão de Concursos - 2017 - HRTN - Técnico em enfermagem) - A escolha do tamanho do manguito é um procedimento recomendado para aferição da pressão arterial (PA). Sabe-se que as dimensões do manguito para aferição da PA para um adulto, cuja circunferência do braço varia de 27 a 34 cm, é _______ cm de largura e _______ cm de comprimento.

Assinale a alternativa que completa, respectivamente, as lacunas de forma CORRETA.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q44742Ca
04

(UFPR - 2016 - Prefeitura de Curitiba/PR - Técnico em enfermagem) - As mamas, após o parto, não involuem. Ao contrário, pelo processo de amamentação, podem apresentar complicações. A respeito do assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) O colostro é o primeiro leite a surgir e perdura até a primeira semana após o nascimento.
( ) Mastite é um processo inflamatório que ocorre somente em primigestas e mãe jovens.
( ) Rachaduras ou fissuras podem aparecer nos primeiros dias da amamentação e podem levar a mãe a parar de amamentar.
( ) Em torno do 3º ao 7º dia pós-parto, a produção de leite está no auge, podendo ocasionar ingurgitamento mamário.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q46332Ca
05

(UNOESC - 2015 - Prefeitura de Água Doce/SC -  Técnico em enfermagem) - O Técnico em Enfermagem atua na comunidade na prevenção e no tratamento das doenças transmissí- veis. Analise as afirmações abaixo:

I. A tuberculose pulmonar é transmitida pelo bacilo de Koch.

II. A hanseníase tem cura.

III. A influenza pode ser prevenida, ou sua gravidade amenizada, quando é feito a vacina.

Estão corretas as alternativas:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q9975Ca
06

(UPENET - 2014 - SES/PE - Técnico em enfermagem) - A NR (Norma Regulamentadora) 32 tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral. Sobre as medidas de proteção, assinale a alternativa CORRETA.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q37437Ca
07

(UFPR - 2016 - Prefeitura de Curitiba/PR - Técnico em enfermagem) - A pele dos recém-nascidos apresenta diversas características que devem ser observadas pelos técnicos. De acordo com essas características, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

1. Millium.
2. Manchas mongólicas.
3. Petéquias.
4. Icterícia.

( ) Regiões azuladas nos glúteos e lombossacro.
( ) Coloração amarelada da pele que evolui no sentido craniocaudal.
( ) Pequenas regiões arroxeadas decorrentes de fragilidade capilar.
( ) Glândulas sebáceas obstruídas presentes na face, nariz, testa e queixo.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q46338Ca
08

(FUNRIO - 2016 - IF Baiano - Técnico em enfermagem) - Entre as coberturas utilizadas para o tratamento de feridas agudas ou crônicas, indique a mais adequada para a prevenção de úlceras de pressão e tratamento de feridas abertas.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q46360Ca
09

(Gestão de Concursos - 2017 - HRTN - Técnico em enfermagem) - A pesquisa epidemiológica só alcança o seu valor integral quando se traduz em políticas de saúde.

Qual(is) ação(ões) pode(m) ser executada(s) a partir de estudos epidemiológicos?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q44737Ca
10

(Gestão de Concursos - 2017 - HRTN - Técnico em enfermagem) - Considere que um paciente deu entrada na unidade de terapia intensiva (UTI) apresentando hipotensão arterial, baixo débito cardíaco, palidez, pele fria, recebendo droga vasoativa em cateter central, com picos de hipertermia.

Assinale a alternativa que apresenta o tipo de choque que melhor representa essa situação.

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q44753Ca