(AOCP - 2011 - Prefeitura de Lagarto/SE - Técnico em enfermagem) - Sobre as medidas organizativas e de assepsia que visam auxiliar o profissional na fase de preparo da medicação, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. Lavar sempre as mãos antes do preparo e administração de medicamentos, e logo após. II. Identificar o medicamento preparado com o nome do paciente, número do leito, nome da medicação, via de administração e horário. III. Observar o aspecto e características da medicação, antes de prepará-la. IV. Deixar o local de preparo de medicação em ordem e limpo, utilizando álcool a 70% para desinfetar a bancada. V. Utilizar bandeja ou carrinho de medicação devidamente limpos e desinfetados com sabão neutro.
(UFG - 2012 - Prefeitura de Goiânia/GO - Técnico em enfermagem) - Em uma visita domiciliária, o técnico de enfermagem verificou que um dos moradores apresenta úlcera em proeminência óssea na região sacral, com exposição de derme. Que grau da úlcera por pressão deve constar no relatório?
(IBADE - 2020 - IAPEN - AC - Técnico de Enfermagem) - Existem alguns critérios que podem ser utilizados para definir o tipo de atuação das políticas públicas, quanto à natureza ou grau de intervenção, quanto a abrangência dos possíveis benefícios e quanto aos impactos que podem causar aos beneficiários. Marque a alternativa correta em relação à abrangência do Sistema Único de Saúde brasileiro, levando em consideração o atendimento de usuários aos serviços de enfermagem.
(UFG - 2012 - Prefeitura de Goiânia/GO - Técnico em enfermagem) - De acordo com o Artigo 198 da Constituição Federal de 1988, as ações e os serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único organizado de acordo com diretrizes. Uma dessas diretrizes é
(IBADE - 2020 - IAPEN - AC - Técnico de Enfermagem) - A Pressão Arterial – PA – é definida como a medida da pressão exercida pelo sangue nas paredes das artérias quando o sangue é ejetado na corrente sanguínea pelo ventrículo esquerdo. Para evitar erros na aferição e obter o melhor resultado da PA, é correto afirmar que o paciente deve:
(UPENET - 2014 - SES/PE - Técnico em enfermagem) - Sobre administração de medicação, leia as afirmativas abaixo:
I. Para administrar 650mg de keflin, diluído em 5mL de água destilada, deverão ser aspirados 4,3 mL.
II. Está prescrito Heparina IV 12000 UI – apresentação FA de 5000 UI/mL. Para cumprir a prescrição, deverão ser aspirados 2,4 mL.
III. Para administrar garamicina 80mg, apresentação do medicamento no serviço – ampola de 60mg/mL – 2mL, deverão ser aspirados 2,5mL.
Está CORRETO, apenas, o que se afirma em
(UPENET - 2014 - SES/PE - Técnico em enfermagem) - M.J, 55 anos, sexo feminino buscou uma Unidade de Saúde com queixas de tremores, tontura, sudorese, taquicardia, fome, cefaleia e uma sensação desagradável de apreensão. Informa que, por indicação de um educador físico, iniciou um programa de atividade física há alguns dias e faz uso de hipoglicemiante oral (sulfonilureia). Diante do quadro apresentado, foi solicitado ao técnico de enfermagem que realizasse o teste de glicemia capilar. O resultado do exame apresentou glicemia≤ 59 ml/dl. Como o técnico de enfermagem deve descrever esse resultado?
(UNOESC - 2015 - Prefeitura de Água Doce/SC - Técnico em enfermagem) - Sobre o Programa de Saúde da Família (PSF), todas as alternativas estão corretas, EXCETO:
(UFPR - 2016 - Prefeitura de Curitiba/PR - Técnico em enfermagem) - Assinale a alternativa que corresponde ao termo técnico-científico que faz referência à descida do leite.
(IBADE - 2020 - IAPEN - AC - Técnico de Enfermagem) - Texto 1
A urgência da responsabilidade afetiva em tempos digitais
Desenvolver empatia com os sentimentos nossos e dos outros é imprescindível
Há uma piadinha sendo compartilhada na internet que resume bem o conceito de empatia e reciprocidade no relacionamento. “Essa boquinha aí só beija ou também tem responsabilidade afetiva, deixa tudo claro desde o início e não dá corda só para alimentar o ego?”, diz o meme, que mostra como esse termo vem se popularizando. Ele é recorrente também em textos e vídeos e está relacionado ao modo como nossas palavras, ações e omissões afetam as pessoas.
Ter responsabilidade afetiva é ser sincero sobre o que você sente pela pessoa com quem está se relacionando e o que espera dessa troca. Trata-se daquela velha máxima do clássico O Pequeno Príncipe, do francês Antoine de SaintExupéry, em que a raposa diz ao personagem-título: “És responsável por aquilo que cativas”. Trazendo o que foi escrito pelo autor lá em 1945 para os dias de hoje, seria como contar para a pessoa que você conheceu em um aplicativo de relacionamento, por exemplo, que está à procura de relações casuais. Ou não fazer promessas (como viagens, encontros, conhecer a família) que sabe que não vão acontecer.
“Essa é uma situação de colapso da responsabilidade afetiva, a de se colocar em um número maior de relações do que você pode conduzir. Inevitavelmente, alguém vai se machucar nessa história”, afirma Christian Dunker, autor do livro A Reinvenção da Intimidade: Políticas do Sofrimento Cotidiano (Ubu Editora). Se alguém está saindo com duas (ou mais) pessoas ao mesmo tempo, existe a chance de desenvolver um sentimento mais profundo, uma intimidade maior, por alguém. Por esse motivo, todos os envolvidos em uma relação precisam estar cientes dos riscos para escolher se querem corrê-los ou não.
(Fonte:https://claudia.abril.com.br/sua-vida/a-urgencia-deresponsabilidade-afetiva-em-tempos-digitais/, acesso em janeiro de 2020,por Bárbara dos Anjos Lima e Fernanda Colavitti)Segundo o texto, a comparação com o clássico O pequeno príncipe se refere a: