(UTFPR - 2014 - UTFPR - Técnico em audiovisual) - Com relação as câmeras filmadoras, podemos afirmar que:
I) quando se abre a íris somente, isso acarreta superexposição na imagem. Esta pode ser compensada manualmente ou automaticamente, através do aumento de velocidade do obturador (shutter). No entanto, em determinadas situações, isso pode não ser desejado (o aumento da velocidade do obturador faz, em cenas de movimento, objetos e pessoas perderem em graus variados – conforme esse aumento – o “rastro” na imagem atrás de si).
II) uma solução para se evitar a superexposição na abertura da íris é colocar na frente da objetiva, um filtro do tipo ND (Neutral Density), que diminui a luminosidade que entra nas lentes, sem alterar a coloração da imagem. Algumas câmeras possuem uma alternativa – microfiltros ND embutidos no corpo do equipamento, atrás das lentes, que podem ser acionados, através de uma chave denominada “ND Filter”. Essa chave coloca fisicamente o filtro no caminho da luz até o sensor (CCD ou CMOS), muitas vezes com possibilidade de graduação, isto é, opção de sobreposição de 2 ou 3 filtros, conjuntamente.
III) a íris é um controlador direto da profundidade de campo. Quanto mais fechada a íris (f22, f32), menor será a profundidade de campo. Ou seja, mais planos nítidos a imagem terá. Quanto mais aberta a íris (f1.4, f2), maior será a profundidade de campo. Menos planos sairão nítidos e, portanto, existirá uma grande zona desfocada na imagem.
IV) a íris é um controlador indireto da profundidade de campo. Quanto mais fechada a íris (f1.4, f2), maior será a profundidade de campo. Ou seja, mais planos nítidos a imagem terá. Quanto mais aberta a íris (f22, f32), menor será a profundidade de campo. Menos planos sairão nítidos e, portanto, existirá uma grande zona desfocada na imagem.
Está(ão) correta(s) apenas:
(UTFPR - 2014 - UTFPR - Técnico em audiovisual) - A somatória da pressão sonora provocada por duas fontes sonoras com a mesma intensidade e distância, no valor de 80 dB, terá um valor de SPL de:
(CCC/CE - 2012 - IF/CE - Técnico em audiovisual) - Os conectores do tipo RCA, macho e fêmea, são nomeados como
(CCC/CE - 2012 - IF/CE - Técnico em audiovisual) - O recurso ACC – Automatic Color Correction –, encontrado em alguns equipamentos de vídeo, serve para
(DOM CINTRA - 2014 - IF/SE - Técnico em audiovisual) - No roteiro de um telejornal veiculado ao vivo, o diretor de imagens lê, na coluna esquerda da lauda, a seguinte informa- ção: “C/K: gráfico da pesquisa eleitoral”. De acordo com a nomenclatura técnica dos roteiros para televisão, a alternativa que corresponde a esta informação é:
(CCC/CE - 2012 - IF/CE - Técnico em audiovisual) - Um dos aspectos relacionados à quantidade de imagens por segundo, para obtenção de uma boa qualidade de imagem de um sistema de TV, seria, pelo menos,
(UTFPR - 2014 - UTFPR - Técnico em audiovisual) - Uma moeda é viciada, de forma que as caras são quatro vezes mais prováveis de aparecer do que as coroas. Marque a alternativa que apresenta o percentual de probabilidade de num lançamento sair coroa.
(DOM CINTRA - 2014 - IF/SE - Técnico em audiovisual) - O processo de compressão e descompressão de dados digitais é feito, na maioria dos casos, para adequar os arquivos de mídia às possibilidades do sistema, como, por exemplo, o espaço disponível de armazenamento, a velocidade de processamento do hardware ou a necessidade de transmissão pela internet. O item do software que é responsável por esse processo é o:
(CCC/CE - 2012 - IF/CE - Técnico em audiovisual) - Em um arquivo com extensão .MID (arquivo MIDI), o que é armazenado nele são dados
Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão
(UTFPR - 2014 - UTFPR - Técnico em audiovisual) - Considerando as palavras em negrito no texto, assinale a afirmativa correta.