Soldado da Polícia Militar

Prepare-se com questões de Soldado da Polícia Militar

01

(INCAB - 2019 - PM-SC - Soldado da Polícia Militar) - A ferramenta utilizada para realizar a busca de informações na Internet é o:

Código da questão
Q55032Ca
02

(VUNESP - 2018 - PM-SP - Soldado da Polícia Militar) - No Brasil pós 1930, a relação entre intelectuais e os valores autoritários que emanavam do Estado não deve ser vista como passiva, com homens letrados e artistas “bem-intencionados” tornando-se vítimas das manipulações de políticos espertalhões. As soluções autoritárias para a “questão nacional” ou para o campo cultural, sobretudo aquelas que envolviam a educação das massas e a imposição de valores nacionalistas às elites regionais, eram compartilhadas por vários intelectuais ideologicamente distintos entre si, como liberais, fascistas, católicos e positivistas.

(Napolitano, M. História do Brasil República: da queda da Monarquia ao fim do Estado Novo. São Paulo: Contexto, 2016. Adaptado)

 

À época, os intelectuais passaram a ver no Estado

 

Código da questão
Q53269Ca
03

(VUNESP - 2018 - PM-SP - Soldado da Polícia Militar) - Assinale a alternativa em que o sinal indicativo de crase está empregado corretamente.

Código da questão
Q53250Ca
04

(VUNESP - Cabo da Polícia Militar de São Paulo 2014) - De acordo com o Código Penal Militar, Decreto-Lei nº 1.001/69, a pena para o militar que se embriaga durante o serviço, ou se apresenta embriagado para assunção deste, é de detenção de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos. Em relação à Lei nº 9.099/95, que considera infrações penais de menor potencial ofensivo as contravenções penais e os crimes a que a Lei comine em pena máxima não superior a dois anos, cumulada ou não com multa, e em relação ao fato em tela, é correto afirmar que

Código da questão
Q58162Ca
05

(IBFC - 2018 - PM-PB - Soldado da Polícia Militar) - 

Como explica a professora Alômia Abrantes em seu texto ‘Paraíba Masculina’: honra e virilidade na Revolução de 1930”, o baião Paraíba, composto por Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, homenageia o estado ao fazer referência indireta a um conflito interno entre “coronéis” e o poder público estadual cujas consequências impactaram na política nacional em 1930. Os versos que fazem alusão ao conflito são: “Paraíba masculina, Muié macho sim sinhô”; “Eita pau pereira, que em Princesa já roncou”; “Eita Paraíba, Muié macho sim sinhô.”
A respeito do conflito aludido no baião Paraíba, assinale a alternativa que indica corretamente o nome dele e sua consequência para a política nacional da época.

Código da questão
Q54984Ca
06

(VUNESP - soldado da Polícia Militar do Estado de São Paulo) - Leia o texto para responder às questão.

Quem vai viajar e passar dias fora de casa, deve ficar atento ao que vai postar nas redes sociais: elas podem virar uma arma para os assaltantes de plantão. O alerta é da Polícia Militar e do Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado de São Paulo (Sesvesp).

“Se a pessoa posta que está saindo de férias ou pelo menos deixa subentendido, dá um prato cheio para o bandido, que saberá que a casa está vazia. Mesmo que se publique apenas para os amigos, a informação vai passando, circulando. A pessoa acaba preparando uma armadilha para si mesma”, afirma o capitão Cleodato Moisés, porta-voz da PM.

O vice-presidente da Sesvesp, João Palhuca, concorda: “O bandido sempre vai procurar o caminho mais fácil e as redes sociais estão funcionando como uma ferramenta facilitadora. Não dá mais para se preocupar apenas com um vizinho mal-intencionado”.

Segundo Palhuca, “as pessoas entram nas redes sociais com um espírito de compartilhamento, mas não se dão conta de que também há ladrões lá, querendo levantar informações. O ideal é jamais fornecer dados como o número de posses e propriedades. A recomendação é nunca mostrar ostentação”, diz.

O uso adequado da internet, no entanto, é apenas um dos cuidados que precisam ser tomados por quem planeja “abandonar” o lar para aproveitar as férias ou a merecida pausa no trabalho.

(http://www.g1.globo/sao-paulo. – Acesso em: 08.12.2019. Adaptado)

No terceiro e quarto parágrafos, segundo João Palhuca,

Código da questão
Q57950Ca
07

(VUNESP - Cabo da Polícia Militar de São Paulo 2020) - A Lei nº 13.491/2017 alterou o art. 9o do Código Penal Militar e promoveu uma ampliação da competência da Justiça Militar. Ao lado dos crimes propriamente militares e impropriamente militares, a referida legislação instituiu os crimes militares por extensão.

Diante do exposto, é correto afirmar que o Código Penal Militar considera crime militar, em tempo de paz,

Código da questão
Q58159Ca
08

(VUNESP - Soldado da Polícia Militar de São Paulo) - Se Sílvio distribuiu as cartas, então Marta ganhou o jogo para Joana. Se Sílvio não ganhou o jogo para Joana, então ele distribuiu as cartas. Sabendo-se que Marta não ganhou o jogo para Joana, conclui-se corretamente que 

Código da questão
Q58046Ca
09

(Polícia Militar/RJ - 2010 - Polícia Militar/RJ - Soldado da Polícia Militar) - O Código de Trânsito Brasileiro determina os casos em que o infrator será submetido a curso de reciclagem.

Leia alguns destes possíveis casos e, em seguida, marque a opção correta.

I. Quando se envolver em acidente grave para o qual haja contribuído, independentemente de processo judicial.
II. Quando condenado judicialmente por delito de trânsito.
III. A qualquer tempo, se for constatado que o condutor está colocando em risco a segurança do trânsito.

Código da questão
Q28805Ca
10

(IBFC - 2018 - PM-PB - Soldado da Polícia Militar) - Se é verdade que algumas crianças são paulistas e que nenhum atleta é paulista, então é necessariamente verdade que:

Código da questão
Q54935Ca

Concursos em sua
cidade