Secretário escolar

Prepare-se com questões de Secretário escolar

01

(INSTITUTO AOCP - 2020 - Prefeitura de Novo Hamburgo - RS - Secretário de Escola) - 

                              “O último baobá”, conheça a lenda africana
                                    sobre o renascimento da esperança

 

Ninguém acreditava mais nas antigas lendas. Os narradores que se sentavam embaixo do baobá a desemaranhar longas histórias, protegidos pelas estrelas, já tinham partido quando a areia chegou.
As palavras estavam caladas.
Ninguém mais acreditava em um céu protetor. África era um enorme lençol amarelo. A areia, grão a grão, tinha construído um grande deserto. Interminável. Ninguém percebeu, ou ninguém quis se dar conta.
A desolação chegou em silêncio. Aconteceu quando os glaciais se esvaneceram em uma queixa interminável, quando os ursos e as baleias se converteram em recordação, quando as águias perderam o rumo.
O céu, cansado da torpeza da humanidade, se refugiou em outro céu, mais distante. Fugiu. Não podia mais proteger a terra.
O velho tinha visto as pessoas partirem, os mais jovens em direção ao norte, os mais fracos em direção à escuridão.
Sentiu uma nostalgia distante o invadir lentamente. O velho narrador, embaixo do último baobá, contou uma lenda antiga.
Nela, falava do nascimento das estrelas, da luz, do mundo… Mas não havia ninguém mais disposto a escutar um velho prosador. Olhou em torno, procurando algum ouvido. África, rio amarelo, estava rodeada de silêncio. Buscou uma estrela perdida, no céu só havia escuridão.
O velho apoiou as costas cansadas no tronco dolorido do baobá. Casca com casca. Pele rachada, alma dolorida.
A árvore da vida estremeceu. O vento dava rajadas contra a areia carbonizada. Tinha que partir. Sabia que tudo se acabava. O último baobá e a última voz da África iriam embora juntos. Abriu o punho. Trêmulo, contemplou a semente diminuta que havia guardado tanto tempo. A semente da esperança.
Olhou a árvore. Era o momento. Não se pode atrasar a retirada.
Separou a areia até chegar à terra. Virou a mão e, pela linha da vida, girou a semente até encontrar um sulco.
O baobá havia aberto a casca e do oculto coração brotou a água milagrosa. A árvore era a vida.
O velho voltou a fazer crescer baobás grandiosos como gigantes que beijavam as nuvens. Agora, sobre os escritórios, nos telhados, sobre as avenidas e os trens; nos beirais, sobre comércios, bancos e ministérios crescem trepadeiras coloridas. Embaixo delas, está escondida a destruição como uma lembrança dolorosa.


Adaptado de https://www.revistapazes.com/o-ultimo-baobaconheca-a-lenda-africana-sobre-o-renascimento-da-esperanca/

Em relação à linguagem empregada no texto, é correto afirmar que

Código da questão
Q58519Ca
02

(PL CONSULTORIA - 2011 - Prefeitura de Campinas do Sul/RS - Secretário escolar) - Segundo o art. 1º da Lei nº 8.666/93 que estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, às licitações são regra obrigatória para:

Código da questão
Q45366Ca
03

(FUNCAB - 2015 - FACELI - Secretário escolar) - De acordo com a Resolução CEE-ES nº 3.777/2014, que fixa normas para a Educação no Sistema de Ensino do Estado do Espírito Santo, o retorno do estudante que abandonou o curso, se verificada a impossibilidade de atendimento à exigência do cumprimento do prazo máximo para integralização curricular, poderá ocorrer somente mediante:

Código da questão
Q35007Ca
04

(FUNCAB - 2015 - FACELI - Secretário escolar) - Na educação superior, o ano letivo regular:

Código da questão
Q35017Ca
05

(FUNRIO - 2016 - Prefeitura de Mesquita/RJ - Secretário escolar) - O Secretário Escolar, por ser o responsável legal pela gestão da Secretaria Escolar, tem por responsabilidade:

Código da questão
Q21827Ca
06

(FUNRIO - 2016 - Prefeitura de Mesquita/RJ - Secretário escolar) - Maria,secretária da escolaGP sabe que o ano escolar, conforme a Lei nº9394/96, só poderá ser encerrado quando completar a carga horária mínima anual de:

Código da questão
Q21823Ca
07

(MASTER - 2015 - Prefeitura de Cacimbinhas/AL - Secretário escolar) - Calcule o valor de X na equação: 18X – 11 = 9 – 12X

Código da questão
Q45392Ca
08

(INSTITUTO AOCP - 2020 - Prefeitura de Novo Hamburgo - RS - Secretário de Escola) - Assinale a alternativa que apresenta corretamente o tipo de arquivo adequado para se arquivar o Histórico Escolar com o qual o estudante matriculou-se.

Código da questão
Q58572Ca
09

(INSTITUTO AOCP - 2020 - Prefeitura de Novo Hamburgo - RS - Secretário de Escola) - Até mesmo para realizar o controle sobre suprimento de material necessário ao funcionamento da escola, é necessário que se tenha um processo de organização estruturado. Grandes autores citam que são quatro as funções constitutivas de um sistema organizacional de uma instituição. Assinale a alternativa que apresenta corretamente as quatro funções citadas.

Código da questão
Q58569Ca
10

(CEV/URCA - 2014 - Prefeitura de Cedro/CE - Secretário Escolar) - Efetuar a matrícula dos menores, a partir dos seis anos de idade, no ensino fundamental é dever do(a)(s):

Código da questão
Q11805Ca

Concursos em sua
cidade