(MASTER - 2015 - Prefeitura de Cacimbinhas/AL - Secretário escolar) - A Pasta “Caixa de Saída” no Microsoft Outlook® Português, armazena as mensagens que:
(INSTITUTO AOCP - 2020 - Prefeitura de Novo Hamburgo - RS - Secretário de Escola) -
“O último baobá”, conheça a lenda africana sobre o renascimento da esperança
Ninguém acreditava mais nas antigas lendas. Os narradores que se sentavam embaixo do baobá a desemaranhar longas histórias, protegidos pelas estrelas, já tinham partido quando a areia chegou. As palavras estavam caladas. Ninguém mais acreditava em um céu protetor. África era um enorme lençol amarelo. A areia, grão a grão, tinha construído um grande deserto. Interminável. Ninguém percebeu, ou ninguém quis se dar conta. A desolação chegou em silêncio. Aconteceu quando os glaciais se esvaneceram em uma queixa interminável, quando os ursos e as baleias se converteram em recordação, quando as águias perderam o rumo. O céu, cansado da torpeza da humanidade, se refugiou em outro céu, mais distante. Fugiu. Não podia mais proteger a terra. O velho tinha visto as pessoas partirem, os mais jovens em direção ao norte, os mais fracos em direção à escuridão. Sentiu uma nostalgia distante o invadir lentamente. O velho narrador, embaixo do último baobá, contou uma lenda antiga. Nela, falava do nascimento das estrelas, da luz, do mundo… Mas não havia ninguém mais disposto a escutar um velho prosador. Olhou em torno, procurando algum ouvido. África, rio amarelo, estava rodeada de silêncio. Buscou uma estrela perdida, no céu só havia escuridão. O velho apoiou as costas cansadas no tronco dolorido do baobá. Casca com casca. Pele rachada, alma dolorida. A árvore da vida estremeceu. O vento dava rajadas contra a areia carbonizada. Tinha que partir. Sabia que tudo se acabava. O último baobá e a última voz da África iriam embora juntos. Abriu o punho. Trêmulo, contemplou a semente diminuta que havia guardado tanto tempo. A semente da esperança. Olhou a árvore. Era o momento. Não se pode atrasar a retirada. Separou a areia até chegar à terra. Virou a mão e, pela linha da vida, girou a semente até encontrar um sulco. O baobá havia aberto a casca e do oculto coração brotou a água milagrosa. A árvore era a vida. O velho voltou a fazer crescer baobás grandiosos como gigantes que beijavam as nuvens. Agora, sobre os escritórios, nos telhados, sobre as avenidas e os trens; nos beirais, sobre comércios, bancos e ministérios crescem trepadeiras coloridas. Embaixo delas, está escondida a destruição como uma lembrança dolorosa.
Adaptado de https://www.revistapazes.com/o-ultimo-baobaconheca-a-lenda-africana-sobre-o-renascimento-da-esperanca/
De acordo com o texto, é correto afirmar que
(FUNRIO - 2016 - Prefeitura de Mesquita/RJ - Secretário escolar) - A Lei Municipal nº 908/2015 estabelece o Plano Municipal de Educação (PME) e consolida a seguinte Meta 1: “universalizar, até o segundo ano de vigência deste PME, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, ___ das crianças de até 3 (três) anos até o final da vigência deste PME.”
A lacuna fica corretamente preenchida por:
(FUNCAB - 2015 - FACELI - Secretário escolar) - Sobre as atividades complementares, é correto afirmar que:
(CETREDE - 2015 - Prefeitura de São Benedito/CE - Secretário escolar) - As obrigações do Estado com a educação, encontramse estabelecidas no art. 10 da LDB. Sobre suas competências, analise as afirmativas a seguir.
I. Organizar, manter e desenvolver os órgãos e as instituições do seu sistema de ensino.
II. Definir, com os Estados, formas de colaboração na oferta do Ensino Fundamental, as quais devem assegurar a distribuição proporcional das responsabilidades de acordo com a população a ser atendida e os recursos financeiros disponíveis em cada uma dessas esferas do Poder Público.
III. Elaborar e executar políticas e planos educacionais em consonância com as diretrizes e planos nacionais de educação, integrando e coordenando as suas ações e as dos Estados da Federação.
IV. Autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino.
V. Baixar normas complementares para seu sistema de ensino.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
(FUNRIO - 2016 - Prefeitura de Mesquita/RJ - Secretário escolar) - Fazem parte das atribuições do Secretário Escolar, EXCETO:
(CEV/URCA - 2014 - Prefeitura de Cedro/CE - Secretário Escolar) - Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios, EXCETO:
(CEV/URCA - 2014 - Prefeitura de Cedro/CE - Secretário Escolar) - O registro sistemático dos fatos e dados relativos à vida escolar do aluno e da unidade escolar, com a finalidade de assegurar, em qualquer época, a verificação da identidade de cada aluno, da regularidade de seus estudos, da autenticidade de sua vida escolar e do funcionamento da escola, define o conceito de:
(PL CONSULTORIA - 2011 - Prefeitura de Campinas do Sul/RS - Secretário escolar) - No Microsoft Word podemos inserir número de páginas nos textos, isso para proporcionar maior flexibilidade de layout do documento. Para fazer isso como se deve proceder:
(INSTITUTO AOCP - 2020 - Prefeitura de Novo Hamburgo - RS - Secretário de Escola) - O quadro curricular é resultante do planejamento escolar, sendo que a ideia de planejamento nas escolas não é nova. Assinale a alternativa correta quanto ao início dessa prática nas escolas.