(FUNCAB - 2015 - FACELI - Secretário escolar) - As instituições de educação superior aceitarão a transferência de alunos regulares, para cursos afins, na hipótese de existência de vagas, e mediante processo seletivo. Entretanto, poderão ser aceitas as transferências na forma da lei, como as de:
(FUNRIO - 2016 - Prefeitura de Mesquita/RJ - Secretário escolar) - O padrão ético-profissional é definido a partir da concepção de pessoa e sociedade. Falar sobre ética é falar sobre responsabilidade, deveres e condutas inerentes à profissão. Assim, as seguintes ações e posturas estão de acordo com a ética profissional do Secretário Escolar, EXCETO:
(INSTITUTO AOCP - 2020 - Prefeitura de Novo Hamburgo - RS - Secretário de Escola) - A escrituração escolar envolve diversos documentos que registram a vida acadêmica do aluno. Sobre esses documentos, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) A Ata Descritiva registra, de forma exata e metódica, as ocorrências e decisões tomadas nas assembleias, reuniões ou sessões realizadas por comissões, conselhos, congregações, corporações ou outras entidades semelhantes.( ) Declaração é um documento que atesta se o aluno está apto ou não a desempenhar determinadas atividades de educação física.( ) Contrato de prestação de serviços educacionais é o documento que concretiza a relação entre o responsável pelo aluno e a escola privada.( ) Documento permanente é aquele que será arquivado por um período e poderá ser incinerado após 5 anos.( ) Expede-se certificado para os alunos concludentes do ensino fundamental e médio nas modalidades regular ou educação de jovens e adultos e de curso profissional de formação inicial e, ainda, para a conclusão de módulos de cursos profissionais de nível técnico.
(CETREDE - 2015 - Prefeitura de São Benedito/CE - Secretário escolar) - Complementação curricular ou adaptação de estudos é o processo pelo qual a escola complementa disciplina ou conteúdos obrigatórios não cursados pelo aluno. Sobre esse tema assinale (V) para as, afirmativas VERDADEIRAS e (F), para as FALSAS.
( ) A complementação curricular será efetivada quando verificada a ausência de componentes curriculares obrigatórios, de acordo com o curso (educação básica ou profissional).
( ) A complementação só poderá ser realizada em outra escola, que não seja a de origem, desde que seja credenciada e seus cursos autorizados, aprovados ou reconhecidos pelo CEC.
( ) A complementação poderá ser realizada através de aulas, trabalhos, pesquisas ou outras atividades pedagógicas, podendo também ser efetivada paralelamente.
Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
(PL CONSULTORIA - 2011 - Prefeitura de Campinas do Sul/RS - Secretário escolar) - A soma dos dez primeiros termos de uma P.A. é 200, e o primeiro termo é 2. Qual é o sétimo termo dessa P.A.?
(PL CONSULTORIA - 2011 - Prefeitura de Campinas do Sul/RS - Secretário escolar) - Um cubo possui diagonal de sua face de 4√2 cm, então o volume desse cubo em cm3, é de:
(CEV/URCA - 2014 - Prefeitura de Cedro/CE - Secretário Escolar) - A Classificação de Documento de Arquivo estabelece o Código 020.1, correspondendo ao item LEGISLAÇÃO. Identifique abaixo o documento que NÃO se enquadra nessa classe.
(MASTER - 2015 - Prefeitura de Cacimbinhas/AL - Secretário escolar) - Em determinada região a bandeirada do táxi tem o valor de R$ 9,00 e de R$ 1,80 por quilômetro percorrido. Sabendo-se que o valor total da corrida é calculado em função do número de quilômetros rodados, calcule o preço a ser pago por uma corrida em que se percorreu 20 km.
(FUNCAB - 2015 - FACELI - Secretário escolar) - A figura de linguagem predominante em “ninguém no mundo ou fora dele teve alguma vez mais poder do que eu” é:
(INSTITUTO AOCP - 2020 - Prefeitura de Novo Hamburgo - RS - Secretário de Escola) -
“O último baobá”, conheça a lenda africana sobre o renascimento da esperança
Ninguém acreditava mais nas antigas lendas. Os narradores que se sentavam embaixo do baobá a desemaranhar longas histórias, protegidos pelas estrelas, já tinham partido quando a areia chegou. As palavras estavam caladas. Ninguém mais acreditava em um céu protetor. África era um enorme lençol amarelo. A areia, grão a grão, tinha construído um grande deserto. Interminável. Ninguém percebeu, ou ninguém quis se dar conta. A desolação chegou em silêncio. Aconteceu quando os glaciais se esvaneceram em uma queixa interminável, quando os ursos e as baleias se converteram em recordação, quando as águias perderam o rumo. O céu, cansado da torpeza da humanidade, se refugiou em outro céu, mais distante. Fugiu. Não podia mais proteger a terra. O velho tinha visto as pessoas partirem, os mais jovens em direção ao norte, os mais fracos em direção à escuridão. Sentiu uma nostalgia distante o invadir lentamente. O velho narrador, embaixo do último baobá, contou uma lenda antiga. Nela, falava do nascimento das estrelas, da luz, do mundo… Mas não havia ninguém mais disposto a escutar um velho prosador. Olhou em torno, procurando algum ouvido. África, rio amarelo, estava rodeada de silêncio. Buscou uma estrela perdida, no céu só havia escuridão. O velho apoiou as costas cansadas no tronco dolorido do baobá. Casca com casca. Pele rachada, alma dolorida. A árvore da vida estremeceu. O vento dava rajadas contra a areia carbonizada. Tinha que partir. Sabia que tudo se acabava. O último baobá e a última voz da África iriam embora juntos. Abriu o punho. Trêmulo, contemplou a semente diminuta que havia guardado tanto tempo. A semente da esperança. Olhou a árvore. Era o momento. Não se pode atrasar a retirada. Separou a areia até chegar à terra. Virou a mão e, pela linha da vida, girou a semente até encontrar um sulco. O baobá havia aberto a casca e do oculto coração brotou a água milagrosa. A árvore era a vida. O velho voltou a fazer crescer baobás grandiosos como gigantes que beijavam as nuvens. Agora, sobre os escritórios, nos telhados, sobre as avenidas e os trens; nos beirais, sobre comércios, bancos e ministérios crescem trepadeiras coloridas. Embaixo delas, está escondida a destruição como uma lembrança dolorosa.
Adaptado de https://www.revistapazes.com/o-ultimo-baobaconheca-a-lenda-africana-sobre-o-renascimento-da-esperanca/
Em relação à figura de linguagem, em “As palavras estavam caladas.”, assinale a alternativa correta.