(MSCONCURSOS - 2016 - Prefeitura de Itapema/SC - Psicopedagogo) - A Lei nº 3439, de 19 de junho de 2015, aprovou o Plano Municipal de Educação (PME) de Itapema - SC. Considerando esse Plano, responda.
Leia o seguinte texto e, à luz do art. 4º do PME, marque a alternativa verdadeira.
A execução do PME e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas, realizados, sem prejuízo de outras, pelas seguintes instâncias:
I - Secretaria Municipal de Educação de Itapema - SME; II - Comissão de Educação da Câmara dos Vereadores; III - Conselho Municipal de Educação - CME; IV - Sindicato de Professores.
(ÁPICE - 2015 - Prefeitura de Mari/PB - Psicopedagogo) - Sete professores foram contratados para elaborar vinte questões desafiadoras para um concurso. Sabe-se que cada docente elaborou ao menos uma questão desafiadora. Podemos afirmar que:
(FBC - 2013 - Prefeitura de Japeri/RJ - Psicopedagogo) - A respeito dos direitos fundamentais da criança e do adolescente, de acordo com a Lei Federal nº 8.069, de 13/07/90 é INCORRETO afirmar:
(FBC - 2013 - Prefeitura de Japeri/RJ - Psicopedagogo) - Ainda no que se refere à Lei Federal nº 9.394, de 20/12/96, analise as afirmativa e identifique aquela que não condiz com a referida Lei:
(UEPB - 2016 - Prefeitura de São José das Piranhas/PB - Psicopedagogo) - Considere o seguinte argumento: Todas as frutas que Maria comprou no mercado estão boas. Assim, todas as frutas vendidas no mercado são boas. Pode ser considerado:
(INTELECTUS - 2011 - Prefeitura de Navegantes/SC - Psicopedagogo) - Assinale a alternativa CORRETA.
O processo legislativo municipal compreende, dentre outras, a elaboração de:
(UEPB - 2016 - Prefeitura de São José das Piranhas/PB - Psicopedagogo) - O objetivo do diagnóstico é:
(MSCONCURSOS - 2016 - Prefeitura de Itapema/SC - Psicopedagogo) - Leia o texto e assinale a alternativa verdadeira.
“Os fundamentos que orientam a Nação brasileira estão definidos constitucionalmente no artigo 1º da Constituição Federal, que trata dos princípios fundamentais da cidadania e da dignidade da pessoa humana, do pluralismo político, dos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. Nessas bases, assentam-se os objetivos nacionais e, por consequência, o projeto educacional brasileiro:
1. construir uma sociedade livre, justa e solidária;
2. garantir o desenvolvimento nacional;
3. erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
4. promover o bem de todos sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”.
(Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica – disponível em http://portal.mec.gov.br)
(GERCON - 2016 - Prefeitura de Acari/RN - Psicopedagogo) - A entrevista com o aluno pode ser realizada em diversos momentos da avaliação psicológica e com diferentes finalidades. Em relação a esse tema, analise as proposições abaixo e responda:
I. A entrevista inicial proporciona informação imprescindível, considerando-se que o aluno é protagonista no processo de avaliação psicopedagógica.
II. Na entrevista com o aluno se tenta conhecer a percepção de suas próprias capacidades, limitações e possibilidades de superação.
III. O conteúdo da entrevista realizada com o aluno, não deve variar de acordo com a faixa etária, considerando-se que este instrumento é um interrogatório.
A sequência correta é:
(GERCON - 2016 - Prefeitura de Acari/RN - Psicopedagogo) - Em relação à utilização de recursos psicopedagógicos, analise as proposições abaixo, marque V (verdadeiro) ou F (falso) e responda:
I. O jogo da caixa de areia tem como fundamento a teoria freudiana e pode ser utilizado no espaço psicopedagógico.
II.O jogo da caixa de areia é muito eficaz para as pessoas que resistem a se expressar oralmente ou por escrito, pois estimula a utilização das mãos, de maneira descontraída, para criar o cenário de uma história.
III. O espaço lúdico e o material oferecidos pelo jogo de areia atuam como facilitadores para o trabalho com a construção e a desconstrução dos processos de aprender e ensinar.
A alternativa correta é: