(MS CONCURSOS - 2017 - Agente Administrativo) - Joaquim, servidor da prefeitura do município de Tanguá, recebeu a tarefa de determinar a média aritmética da quantidade de servidores por departamento. Joaquim fez o levantamento dos 15 departamentos existentes e encontrou uma média de 10,2 servidores por departamento. Depois de um mês, devido à aposentadoria de um número significativo de servidores, o número de departamentos foi reduzido para 14 e Joaquim calculou a nova média como sendo de 9,5 servidores por departamento. Qual é a quantidade de servidores que se aposentaram?
(Instituto Legatus - 2016 - Angical do Piauí - PI - Agente Comunitário de Saúde) -
O pedestre também faz parte do trânsito
(Débora Monteiro)
O pedestre também faz parte do trânsito e merece respeito. Por mais simples que seja esta afirmação, está claro que ela ainda não foi bem assimilada por toda a sociedade, que parece entender que quem caminha pelas ruas está lá só para atrasar o trajeto dos motoristas.
O pedestre, aliás, é o personagem do trânsito que ocupa o menor espaço, que menos polui e que é o mais vulnerável. Essas são características suficientes para exigir mais respeito e torcer para que mais pessoas ocupem o lugar de pedestre, desafogando o trânsito caótico que somos obrigados a vivenciar diariamente. É verdade que somos refém de uma desestrutura urbana que nos obriga a depender de um carro para nos locomover. Assim, aprendemos a dirigir, mas não aprendemos a respeitar.
Vale lembrar que não é só de direitos que vive o pedestre. A obrigação de atravessar na faixa ou na passarela é algo que pode fazê-lo perder alguns minutos, mas pode salvar sua vida. Enquanto motoristas, reclamamos do pedestre. Enquanto pedestre, reclamamos do motorista. Enquanto cidadãos, o que fazemos para melhorar nossa realidade? Reclamar nas redes sociais não muda a sociedade. Agir como cidadão consciente sim.
É importante observar o quanto o trânsito reflete a educação de uma sociedade. Quem já se viu pedestre nas cidades onde o respeito predomina, sabe o quanto é vergonhoso compararmos com a dinâmica do trânsito de cidades brasileiras, onde o pedestre não tem vez.
Em algumas culturas como a nossa, o ego do indivíduo está diretamente ligado ao modelo do automóvel que dirige, fazendo-o acreditar que se encontra em uma posição superior àquele que caminha pelas ruas. Não importa se você tem consciência cívica, caso você esteja no papel de pedestre, será inevitavelmente visto como alguém que não merece atenção dos demais integrantes do trânsito.
(Disponível em: http://www.opovo.com.br/app/fortaleza/2015/09/22/noticiafortaleza,3507841/cronica-o-pedestre-tambem-faz-parte-do-transito.shtml Adaptado para fins didáticos.)
Analise o trecho abaixo:
“É importante observar o quanto o trânsito reflete a educação de uma sociedade. Quem já se viu pedestre nas cidades onde o respeito predomina, sabe o quanto é vergonhoso compararmos com a dinâmica do trânsito de cidades brasileiras, onde o pedestre não tem vez.”
A partir da afirmação acima, pode-se inferir que:
(FADESP - 2017 - COSANPA - Auxiliar Operacional) - Na passagem “É por isto que nem lhe chego perto” , a locução sublinhada indica
(EDUCA - 2019 - Prefeitura de Várzea - PB - Auxiliar de Serviços Gerais) - Das opções abaixo, assinale em qual delas, a partícula SE tem função de conjunção integrante:
(CETAP - 2019 - Prefeitura de Maracanã) - Uma torneira despeja em um tanque 16 litros de água em 8 minutos. Quantos litros de água despejará nesse mesmo tanque, funcionando 2 horas?
(VUNESP - 2014 - MPE-SP - Auxiliar de Promotoria) - Leia o texto para responder a questão.
Chuvas com lembranças
Começam a cair uns pingos de chuva. Tão leves e raros quenem as borboletas ainda perceberam, e continuam a pousar, àstontas, de jasmim em jasmim. As pedras estão muito quentes, ecada gota que cai logo se evapora. Os meninos olham para o céucinzento, estendem a mão – vão fazer outra coisa. (Como deseja-riam pular em poças d’água! – Mas a chuva não vem...) Nas terras secas, tanta gente a esta hora está procurando, também,no céu um sinal de chuva! E nas terras inundadas, quantagente estará suspirando por um raio de sol! Penso em chuvas de outrora: chuvas matinais, que molhamcabelos soltos, que despencam as flores das cercas, que entrampelos cadernos escolares e vão apagar a caprichosa caligrafia dosexercícios! Chuvas de viagens: tempestade na Mantiqueira, quando nemos ponteiros do para-brisa dão vencimento à água; quandoapenas se vê, na noite, a paisagem súbita e fosfórea mostrada pelosrelâmpagos. Chuvas antigas, nesta cidade nossa, de eternas enchentes:a de 1811, que com o desabamento de uma parte do Morro doCastelo soterrou várias pessoas, arrastou pontes, destruiucaminhos e causou tal pânico em toda a cidade que durante sete diasas igrejas e capelas estiveram abertas, acesas, com os sacerdotese o povo a pedirem a misericórdia divina. Chuvas modernas, sem igrejas em prece, mas com as ruasigualmente transformadas em rios, os barracos a escorregarempelos morros; barreiras, pedras, telheiros a soterrarem pobre gente! Por enquanto, caem apenas algumas gotas aqui e ali, quenem as borboletas percebem. Os meninos esperam em vão pelaspoças d’água onde pulariam contentes. Tudo é apenas calor ecéu cinzento, um céu de pedra onde os sábios e avisados tantascoisas liam, outrora... “São Jerônimo, Santa Bárbara Virgem, lá no céu está escrito,entre a cruz e a água benta: Livrai-nos, Senhor, desta tormenta!”
(Cecília Meireles, Escolha o seu sonho. Adaptado)Na passagem do 4.º parágrafo – Chuvas de viagens: tempestade na Mantiqueira… –, o termo em destaque significa
(FUNRIO - 2016 - Prefeitura de Tanguá - RJ - Motorista) - Estão dentro de um ônibus 35 passageiros. Admita que não entrou mais ninguém nesse ônibus e que 3/7 do total de seus passageiros desceram. O número de passageiros que permanece no veículo é igual a:
(Enem-2018) - Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!
Brasil, de amor eterno seja símbolo
O lábaro que ostentas estrelado,
E diga o verde-louro dessa flâmula
— “Paz no futuro e glória no passado.”
Mas, se ergues da justiça a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte.
Terra adorada,
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada, Brasil!
O uso da norma-padrão na letra do Hino Nacional do Brasil é justificado por tratar-se de um(a)
(Big Advice - 2017 - Prefeitura de Dracena - SP - Auxiliar de enfermagem) - Acerca do uso da crase, analise as orações abaixo:
I- Preços promocionais, à partir de R$9,90.
II- Dos dinossauros à atualidade, ninguém explica certos comportamentos.
III- Tenho trabalhado das 6hàs16h, fico exausta.
A alternativa que apresenta incorreção:
(IBGP - 2017 - CISSUL - MG - Condutor Socorrista) - O assistente administrativo do SAMU está trabalhando em um computador cujo sistema operacional é o Windows 7, em português, sem o auxílio do mouse. Para que esse assistente possa renomear um determinado arquivo, ou pasta, ele deverá selecionar o arquivo, ou pasta, e usar a tecla: