Português

Prepare-se com questões de Português

01

(IBGE- Supervisor de coleta e qualidade-2021) -O termo “dado de pesquisa” tem uma amplitude de significados que vão se transformando de acordo com domínios científicos específicos, objetos de pesquisas, metodologias de geração e coleta de dados e muitas outras variáveis. Pode ser o resultado de um experimento realizado em um ambiente controlado de laboratório, um estudo empírico na área de ciências sociais ou a observação de um fenômeno cultural ou da erupção de um vulcão em um determinado momento e lugar. Dados digitais de pesquisa ocorrem na forma de diferentes tipos de dados, como números, figuras, vídeos, softwares; com diferentes níveis de agregação e de processamento, como dados crus ou primários, dados intermediários e dados processados e integrados; e em diferentes formatos de arquivos e mídias. Essa diversidade, que vai sendo delineada pelas especificidades de cada disciplina, suas condicionantes metodológicas, protocolos, workflows e seus objetivos, se torna um desafio — pelo alto grau de contextualização necessário — para o pesquisador na sua tarefa de definir precisamente o que é dado de pesquisa de uma forma transversal aos diversos domínios disciplinares. As definições encontradas nos dicionários e enciclopédias falham em capturar a riqueza e a variedade dos dados no mundo da ciência ou falham em revelar as premissas epistemológicas e ontológicas sobre as quais eles são baseados. Na esfera acadêmica, grande parte das definições são uma enumeração de exemplos: dados são fatos, números, letras e símbolos. Listas de exemplos não são verdadeiramente definições, visto que não estabelecem uma clara fronteira entre o que inclui e o que não inclui o conceito.

De acordo com o texto 1A1-I,

Código da questão
Q61497Ca
02

(VUNESP - Soldado da Polícia Militar de São Paulo) - Leia o texto para responder à questão.


Vamos Acabar Com Esta Folga

O negócio aconteceu num café. Tinha uma porção de sujeitos, sentados nesse café, tomando umas e outras. Brasileiros, portugueses, franceses, argelinos, alemães, o diabo.

De repente, um alemão forte pra cachorro levantou e gritou que não via homem pra ele ali dentro. Houve a surpresa inicial, motivada pela provocação e logo um turco, tão forte como o alemão, levantou-se de lá e perguntou:

– Isso é comigo?

– Pode ser com você também – respondeu o alemão.

Aí então o turco avançou para o alemão e levou uma traulitada tão segura que caiu no chão. Vai daí o alemão repetiu que não havia homem ali dentro pra ele. Queimou-se então um português que era maior ainda do que o turco. Queimou-se e não conversou. Partiu para cima do alemão e não teve outra sorte. Levou um murro debaixo dos queixos e caiu sem sentidos.

O alemão limpou as mãos, deu mais um gole no chope e fez ver aos presentes que o que dizia era certo. Não havia homem para ele ali naquele café. Levantou-se então um inglês troncudo pra cachorro e também entrou bem. E depois do inglês foi a vez de um francês, depois de um norueguês etc. etc. Até que, lá do canto do café, levantou-se um brasileiro magrinho, cheio de picardia para perguntar, como os outros:

– Isso é comigo?

O alemão voltou a dizer que podia ser. Então o brasileiro deu um sorriso cheio de bossa e veio vindo gingando assim pro lado do alemão. Parou perto, balançou o corpo e... pimba! O alemão deu-lhe uma porrada na cabeça com tanta força que quase desmonta o brasileiro.

Como, minha senhora? Qual é o fim da história? Pois a história termina aí, madame. Termina aí que é pros brasileiros perderem essa mania de pisar macio e pensar que são mais malandros do que os outros.

(Stanislaw Ponte Preta [Sérgio Porto], Vamos acabar com esta folga. Em: www.releituras.com. Adaptado)

Assinale a alternativa em que o pronome em destaque está corretamente empregado.

Código da questão
Q58025Ca
03

(MPE-GO - 2018 - MPE-GO - Secretário Auxiliar) - Assinale a alternativa de vocábulo corretamente acentuado:

Código da questão
Q56674Ca
04
Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

Observa-se relação entre uma situação e seu efeito nas seguintes afirmativas do texto:
Código da questão
Q1145Ca
05

(MPE-GO - 2017 - MPE-GO - Secretário Auxiliar) - Assinale a alternativa CORRETA quanto à forma singular e plural dos substantivos:

Código da questão
Q56977Ca
06
Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão

Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, as circunstâncias expressas pelos termos em destaque nos trechos a seguir.

Um projeto de lei que tramita na Câmara... (1.º parágrafo)
...alimentos com muito sal, gordura ou açúcar deveriam ser vetados... (2.º parágrafo)
...deve ser incentivado, mas não imposto. (4.º parágrafo)
A gente sente falta, mas a escola fez bem. (último parágrafo)
Código da questão
Q1114Ca
07

(MPE-GO - 2018 - MPE-GO - Secretário Auxiliar) - Assinale a alternativa redigida incorretamente, sob o ponto de vista gramatical?

Código da questão
Q56646Ca
08

(COPEVE-UFAL - 2019 - UFAL - Técnico em Contabilidade) - “A intervenção da polícia não acalmou os ânimos. Foi, antes, o estopim do tumulto”.

 

O termo grifado corresponde a:

 

Código da questão
Q56261Ca
09 Quem canta, os males espanta.

A frase acima expressa sentimento de:
Código da questão
Q361Ca
10

(ACAPLAM - 2014 - Prefeitura de Macau - RN - Merendeira) - Conforme a ortografia oficial brasileira, não recebe acento gráfico a palavra:

Código da questão
Q57702Ca

Concursos em sua
cidade