Músico

Prepare-se com questões de Músico

01

(EDUCA - 2015 - Prefeitura de Areia/PB - Músico) - São características do som.

Assinale a alternativa CORRETA.

Código da questão
Q40095Ca
02

(CONSULPAM - 2014 - Prefeitura de Baturité/CE - Músico) - De acordo com o Novo Acordo Ortográfico todas as palavras a seguir estão acentuadas de forma adequada, EXCETO:

Código da questão
Q12789Ca
03

(UFF/COSEAC - 2012 - Prefeitura de São Gonçalo/RJ - Músico) - Na escala musical um som é constituído por um número de “vibrações” que a ciência acústica já detectou. Portanto, a sequência melódica, considerada no plano físico, que a constitui é uma (um):

Código da questão
Q22081Ca
04

(CONSULPAM - 2014 - Prefeitura de Baturité/CE - Músico) - Observe os conceitos abaixo e marque o item que está de acordo com a sua descrição.

I. Também chamada de ginoclave ou de clave feminina, é um símbolo musical que indica a posição da nota sol em uma pauta. Atualmente é usada sobre a segunda linha da pauta, indicando que a terceira oitava da nota sol, ocasionalmente chamada de sol3, escrever-se-á sobre esta linha.

II. Também chamada de androclave ou de clave masculina, é uma das claves musicais existentes. Seu símbolo musical, em forma de um "F" estilizado, é a letra que representava a nota no antigo sistema de notação musical (letras de A a G), sendo que, entre os dois pontos encontra-se a linha na qual se assenta a nota Fá. Geralmente é aplicada na terceira ou quarta linha da pauta musical (contando-se de baixo para cima), todavia, pode ser aplicada nas outras linhas. É utilizada principalmente para instrumentos graves como o baixo, a tuba, o contrabaixo.

III. Também chamada de mesoclave, define a altura da nota e é indicada pelo centro da figura (o encontro entre os dois cês invertidos). Originalmente foi criada para representar as vozes humanas. Cada voz era escrita em uma das linhas. O alto era representado com a clave na terceira linha, o tenor na quarta linha e o mezzo-soprano era representado com essa chave na segunda linha. Este uso se tornou cada vez menos frequente e está clave foi substituída pelas de sol para as vozes mais agudas e a de fá para as mais graves.

Código da questão
Q12803Ca
05

(CONSULPAM - 2014 - Prefeitura de Baturité/CE - Músico) - Assinale a alternativa INCORRETA em relação à conduta ética do servidor em uma instituição pública.

Código da questão
Q12800Ca
06

(METTA - 2010 - Prefeitura de Pirpirituba/PB - Músico) - A escala de Lá maior é formada por que notas

Código da questão
Q40074Ca
07

(UFF/COSEAC - 2012 - Prefeitura de São Gonçalo/RJ - Músico) - Também chamado de REALEJO, GAITA, e HARMÔNICA no Rio Grande do Sul e FOLE no Nordeste, é uma verdadeira orquestra nos bailes populares, acompanhando cantos. Sua introdução no norte brasileiro é ao redor da Guerra do Paraguai, entre 1864 e 1870. Esse instrumento, ainda usado em nossos dias, é o(a):

Código da questão
Q22091Ca
08

(UFF/COSEAC - 2012 - Prefeitura de São Gonçalo/RJ - Músico) - “Creio que uma das maiores conquistas do pensamento estético moderno, do Romantismo até nossos dias, tenha sido descobrir nas grandes obras de arte a ação de um princípio formal básico que Coleridge chamou IMAGINAÇÃO CONSTRUTIVA. O VER do artista é sempre um transformar, um combinar, um repensar os dados da experiência sensível”. Segundo o autor, o trabalho do artista se desenvolve no plano:

Código da questão
Q22077Ca
09

(CONSULPAM - 2014 - Prefeitura de Baturité/CE - Músico) - Elemento rítmico que consiste na deslocação da acentuação da parte forte do tempo para a parte fraca do tempo. É uma característica rítmica caracterizada pela execução de som em um tempo forte, ou parte forte de tempo que se prolonga até o tempo fraco, ou parte fraca seguinte de tempo, criando um deslocamento da acentuação rítmica.

O texto acima se refere a:

Código da questão
Q12806Ca
10

(UFF/COSEAC - 2012 - Prefeitura de São Gonçalo/RJ - Músico) - O Folclore “é a parte popular em um mundo onde POVO é sujeito subalterno. É, por exemplo, o caipira paulista e o camponês mineiro, ameaçados há muitos anos da perda de suas terras para empresas de capitalização do setor rural. é o posseiro do Norte, também folião de Santos Reis, para quem a CRENÇA e a REZA são apelos ao sagrado, esperanças de que algum poder que ele não vê resolva uma situação de opressão que ele não compreende”. O autor, com essas palavras, destaca aspectos relativos ao sentido do folclore que:

Código da questão
Q22083Ca

Concursos em sua
cidade