Museólogo

Prepare-se com questões de Museólogo

01

(COPESE/UFJF - 2009 - UFJF - Museólogo) - Marcos do movimento da Nova Museologia, Cartas de Santiago, Quebec e Caracas, a partir desta última, de 1992, o museu passou a ser afirmado como canal de comunicação, tendência já incorporada pela Museologia brasileira: “Ao lado de seu evidente compromisso com a preservação, o museu deve ser pensado e realizado como um canal de comunicação, capaz de transformar o objeto testemunho em objeto diálogo, permitindo a comunicação do que é preservado. Às antigas responsabilidades de coletar, estudar, guardar o patrimônio, outras exigências se impuseram”.

Dentre as opções seguintes, aponte aquela que melhor traduz iniciativas que visem a transformar os museus em “canal de comunicação”, nos termos anteriormente citados.

Código da questão
Q24390Ca
02

(COPESE/UFJF - 2009 - UFJF - Museólogo) - O nome do órgão de proteção ao patrimônio, na área federal, é:

Código da questão
Q24397Ca
03

(FUNRIO - 2015 - UFRB - Museólogo) - A ideia de pesquisa está ligada à produção de conhecimento, e esta noção pode ser empregada nas mais diversas áreas do saber e para as mais diferentes utilidades. Pensar a pesquisa do ponto de vista da “pesquisa científica” implica na produção de conhecimento com base em procedimentos metodológicos e critérios científicos bem determinados. Os museus e aquilo que produzem como conhecimento estão completamente atrelados a processos de pesquisa específicos. Igualmente, a Museologia como disciplina científica vem se desenvolvendo com base na pesquisa sobre os seus próprios métodos e o olhar particular lançado sobre as coisas do real que podemos chamar de “museológico”. Entre os casos descritos abaixo, qual deles NÃO pode ser considerado como referente à “pesquisa museológica”?

Código da questão
Q27554Ca
04

(FUNRIO - 2015 - UFRB - Museólogo) - Com relação ao Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, nos termos do Decreto nº 1171/94, é correto afirmar.

I- A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos;

II - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo;

III- A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como conseqüência, em fator de legalidade;

IV - O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade não deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar;

V - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, não se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada não poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.

Código da questão
Q27547Ca
05

(UNIUV - 2015 - Prefeitura de Jaguariaíva/PR - Museólogo) - Não fazem parte de um acervo museológico:

Código da questão
Q14639Ca
06

(COPESE/UFJF - 2009 - UFJF - Museólogo) - Em uma exposição, os itens particularmente com riscos de danos pela luz, como jornais, fotografias, têxteis, aquarelas, documentos e/ou manuscritos à tinta

Código da questão
Q24399Ca
07

(UNIUV - 2015 - Prefeitura de Jaguariaíva/PR - Museólogo) - Uma reserva técnica tem como função:

Código da questão
Q14633Ca
08

(FUNRIO - 2015 - UFRB - Museólogo) - Por se tratar de um serviço à sociedade, os museus demandam práticas profissionais elevadas. Das alternativas abaixo, qual NÃO deve ser vista como um problema ético?

Código da questão
Q27555Ca
09

(UFMA/NEC - 2012 - UFMA - Museólogo) - Ao local onde ficam armazenadas as coleções com o objetivo de melhor facilitar seu manuseio e uso, além de seu estudo científico denomina-se:

Código da questão
Q24403Ca
10

(FUNRIO - 2015 - UFRB - Museólogo) - Sobre a história contemporânea dos museus, o historiador francês Dominique Poulot, afirma que:

“Aliás, a identidade do próprio museu se torna indefinida quando a museografia das ciências e das artes se serve da instalação ou de outras formas de trabalho plástico, quando a singularidade do olhar ou o paradoxo da atitude se converte no critério de escolha do “conservador convidado” responsável pelo remanejamento do museu e quando o catálogo se transforma, entre tratado de filosofia e livro de artista, em obra original sem nenhum vínculo com a tradição descritiva.”

(POULOT, Dominique. Museu e museologia. Belo Horizonte: Autêntica, 2013, p.103).

No trecho descrito acima, a que principais características dos museus na contemporaneidade se refere o autor?

Código da questão
Q27549Ca

Concursos em sua
cidade