Museólogo

Prepare-se com questões de Museólogo

01

(COPESE/UFJF - 2009 - UFJF - Museólogo) - Musealização é um conceito da museologia, que vem sendo utilizado mais amplamente a partir da década de 80, do século XX. Sobre esse conceito, assinale a alternativa CORRETA.

Código da questão
Q24393Ca
02

(UFMA/NEC - 2012 - UFMA - Museólogo) - A pesquisa arquivística e bibliográfica tem como função:

Código da questão
Q24401Ca
03

(COPESE/UFJF - 2009 - UFJF - Museólogo) - Marcos do movimento da Nova Museologia, Cartas de Santiago, Quebec e Caracas, a partir desta última, de 1992, o museu passou a ser afirmado como canal de comunicação, tendência já incorporada pela Museologia brasileira: “Ao lado de seu evidente compromisso com a preservação, o museu deve ser pensado e realizado como um canal de comunicação, capaz de transformar o objeto testemunho em objeto diálogo, permitindo a comunicação do que é preservado. Às antigas responsabilidades de coletar, estudar, guardar o patrimônio, outras exigências se impuseram”.

Dentre as opções seguintes, aponte aquela que melhor traduz iniciativas que visem a transformar os museus em “canal de comunicação”, nos termos anteriormente citados.

Código da questão
Q24390Ca
04

(FUNRIO - 2015 - UFRB - Museólogo) - No tocante a liberação de servidor, para a realização de cursos de Mestrado e Doutorado, nos termos da Lei nº 11091/2005, é correto afirmar o seguinte:

Código da questão
Q27546Ca
05

(UFMA/NEC - 2012 - UFMA - Museólogo) - O museu também é uma ferramenta de prática educativa, pois está diretamente associado à formação da identidade dos grupos humanos. Nesse sentido, esta ação educativa, em nível teórico, é conhecida como:

Código da questão
Q24409Ca
06

(FUNRIO - 2015 - UFRB - Museólogo) - Considera-se a ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres, nos termos da Lei nº 8429/92. Assinale a alternativa que representa esse ato.

Código da questão
Q27543Ca
07

(UNIUV - 2015 - Prefeitura de Jaguariaíva/PR - Museólogo) - A indumentária trata de:

Código da questão
Q14644Ca
08

(FUNRIO - 2015 - UFRB - Museólogo) - Sobre a história contemporânea dos museus, o historiador francês Dominique Poulot, afirma que:

“Aliás, a identidade do próprio museu se torna indefinida quando a museografia das ciências e das artes se serve da instalação ou de outras formas de trabalho plástico, quando a singularidade do olhar ou o paradoxo da atitude se converte no critério de escolha do “conservador convidado” responsável pelo remanejamento do museu e quando o catálogo se transforma, entre tratado de filosofia e livro de artista, em obra original sem nenhum vínculo com a tradição descritiva.”

(POULOT, Dominique. Museu e museologia. Belo Horizonte: Autêntica, 2013, p.103).

No trecho descrito acima, a que principais características dos museus na contemporaneidade se refere o autor?

Código da questão
Q27549Ca
09

(FUNRIO - 2015 - UFRB - Museólogo) - O Brasil possui atualmente cinco manifestações culturais consideradas, pela UNESCO, como Patrimônio Imaterial da Humanidade: a pintura corporal e arte gráfica dos índios Wajãpi, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, o frevo pernambucano, a roda de capoeira e o samba de roda do Recôncavo Baiano. Que princípio / conceito encontra-se no cerne dos documentos internacionais e das políticas públicas que lidam com este tipo de patrimônio e qual o seu fundamento?

Código da questão
Q27560Ca
10

(FUNRIO - 2015 - UFRB - Museólogo) - Segundo a UNESCO, a cultura tradicional e popular forma parte do patrimônio da humanidade, sendo um poderoso meio de aproximação entre os povos e grupos sociais. Possui importância econômica, cultural, social e política, sendo ainda crucial para a afirmação de identidades. Pela definição formulada pela UNESCO, em que se funda a cultura tradicional e popular?

Código da questão
Q27558Ca

Concursos em sua
cidade