Museólogo

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01

(FUNRIO - 2015 - UFRB - Museólogo) - Em 1984, o Terreiro Casa Branca, localizado na cidade de Salvador, seria o primeiro terreiro de candomblé a receber oficialmente o reconhecimento como um elemento crucial na preservação da identidade religiosa de determinados segmentos sociais ligados à matriz cultural africana no Brasil. Neste momento, ainda que alguns antropólogos defendessem enfaticamente o seu tombamento por representar um exemplo da “pureza” da tradição Nagô, alguns arquitetos não viam razões estéticas que justificassem o tombamento do prédio como monumento nacional. Tratou-se de um processo complexo de negociações até que o terreiro fosse efetivamente tombado pelo SPHAN. Como relata o antropólogo José Reginaldo Gonçalves:

“Depois de uma tensa reunião do Conselho Consultivo do SPHAN, em Salvador, na tarde de 30 de maio de 1984, o Terreiro Casa Branca foi oficialmente tombado como monumento nacional. Nada similar havia ocorrido até então na história do patrimônio cultural no Brasil, e o caso tornou-se o foco de um intenso debate entre defensores e adversários daquela decisão. Estes últimos questionavam como seria possível o “tombamento” de um espaço que abrigava algo vivo e em permanente mudança, um culto religioso popular com seus diversos rituais. O tombamento de um prédio, uma ruína, ou um objeto pressupõe sua permanência e imutabilidade. Mas como, perguntavam, poderia um terreiro de candomblé ser mantido de forma inalterada?”

(GONÇALVES, José Reginaldo Santos. A retórica da perda. Os discursos do patrimônio cultural no Brasil. Rio de Janeiro: UFRJ; Ministério da Cultura / IPHAN, 2002. p.76-77.)

Sobre o debate descrito por Golçalves no trecho acima citado, podemos afirmar que ele refletia

Código da questão
Q27563Ca
02

(FUNRIO - 2015 - UFRB - Museólogo) - Instaurado processo de sindicância, através de portaria, devidamente publicada, entendeu a Comissão Processante, tendo sido respeitado os princípios constitucionais do devido processo legal e ampla defesa, pela aplicação da penalidade de suspensão de 45 dias. Ao apreciar a proposta da Comissão Processante, nos termos da Lei nº 8112/90, pode-se afirmar o seguinte:

Código da questão
Q27541Ca
03

(UFMA/NEC - 2012 - UFMA - Museólogo) - O museu também é uma ferramenta de prática educativa, pois está diretamente associado à formação da identidade dos grupos humanos. Nesse sentido, esta ação educativa, em nível teórico, é conhecida como:

Código da questão
Q24409Ca
04

(COPESE/UFJF - 2009 - UFJF - Museólogo) - O Sistema Brasileiro de Museus, que propõe melhorar a organização, a gestão e o desenvolvimento dos museus e dos processos museológicos no país, bem como valorizar saberes e fazeres específicos do campo museal, foi criado:

Código da questão
Q24375Ca
05

(FUNRIO - 2015 - UFRB - Museólogo) - Por se tratar de um serviço à sociedade, os museus demandam práticas profissionais elevadas. Das alternativas abaixo, qual NÃO deve ser vista como um problema ético?

Código da questão
Q27555Ca
06

(UFMA/NEC - 2012 - UFMA - Museólogo) - A concepção, montagem e supervisão de uma exposição museográfica diz respeito à atividade de:

Código da questão
Q24404Ca
07

(FUNRIO - 2015 - UFRB - Museólogo) - Com relação a perda do cargo pelo servidor público estável, nos termos da Constituição Federal, assinale a opção correta.

Código da questão
Q27533Ca
08

(UNIUV - 2015 - Prefeitura de Jaguariaíva/PR - Museólogo) - Não fazem parte de um acervo museológico:

Código da questão
Q14639Ca
09

(FUNRIO - 2015 - UFRB - Museólogo) - No tocante a liberação de servidor, para a realização de cursos de Mestrado e Doutorado, nos termos da Lei nº 11091/2005, é correto afirmar o seguinte:

Código da questão
Q27546Ca
10

(UNIUV - 2015 - Prefeitura de Jaguariaíva/PR - Museólogo) - Qual dos itens abaixo pode provocar danos a obras de artes? Assinale a alternativa que responde corretamente à pergunta:

Código da questão
Q14637Ca