Museólogo

Prepare-se com questões de Museólogo

01

(FUNRIO - 2015 - UFRB - Museólogo) - Em 1984, o Terreiro Casa Branca, localizado na cidade de Salvador, seria o primeiro terreiro de candomblé a receber oficialmente o reconhecimento como um elemento crucial na preservação da identidade religiosa de determinados segmentos sociais ligados à matriz cultural africana no Brasil. Neste momento, ainda que alguns antropólogos defendessem enfaticamente o seu tombamento por representar um exemplo da “pureza” da tradição Nagô, alguns arquitetos não viam razões estéticas que justificassem o tombamento do prédio como monumento nacional. Tratou-se de um processo complexo de negociações até que o terreiro fosse efetivamente tombado pelo SPHAN. Como relata o antropólogo José Reginaldo Gonçalves:

“Depois de uma tensa reunião do Conselho Consultivo do SPHAN, em Salvador, na tarde de 30 de maio de 1984, o Terreiro Casa Branca foi oficialmente tombado como monumento nacional. Nada similar havia ocorrido até então na história do patrimônio cultural no Brasil, e o caso tornou-se o foco de um intenso debate entre defensores e adversários daquela decisão. Estes últimos questionavam como seria possível o “tombamento” de um espaço que abrigava algo vivo e em permanente mudança, um culto religioso popular com seus diversos rituais. O tombamento de um prédio, uma ruína, ou um objeto pressupõe sua permanência e imutabilidade. Mas como, perguntavam, poderia um terreiro de candomblé ser mantido de forma inalterada?”

(GONÇALVES, José Reginaldo Santos. A retórica da perda. Os discursos do patrimônio cultural no Brasil. Rio de Janeiro: UFRJ; Ministério da Cultura / IPHAN, 2002. p.76-77.)

Sobre o debate descrito por Golçalves no trecho acima citado, podemos afirmar que ele refletia

Código da questão
Q27563Ca
02

(COPESE/UFJF - 2009 - UFJF - Museólogo) - Para efeito de catalogação de bens patrimoniais, no Brasil, a partir da experiência federal, que muitas vezes é reproduzida ou adaptada para as políticas estaduais e municipais, temos o registro em:

Código da questão
Q24398Ca
03

(COPESE/UFJF - 2009 - UFJF - Museólogo) - Marcos do movimento da Nova Museologia, Cartas de Santiago, Quebec e Caracas, a partir desta última, de 1992, o museu passou a ser afirmado como canal de comunicação, tendência já incorporada pela Museologia brasileira: “Ao lado de seu evidente compromisso com a preservação, o museu deve ser pensado e realizado como um canal de comunicação, capaz de transformar o objeto testemunho em objeto diálogo, permitindo a comunicação do que é preservado. Às antigas responsabilidades de coletar, estudar, guardar o patrimônio, outras exigências se impuseram”.

Dentre as opções seguintes, aponte aquela que melhor traduz iniciativas que visem a transformar os museus em “canal de comunicação”, nos termos anteriormente citados.

Código da questão
Q24390Ca
04

(FUNRIO - 2015 - UFRB - Museólogo) - Os efeitos da luz sobre os objetos são cumulativos e costumam ser irreversíveis. Para reduzir a deterioração da superfície do objeto é preciso controlar a iluminação que incide sobre ele. Das alternativas abaixo, indique a única que está correta.

Código da questão
Q27564Ca
05

(COPESE/UFJF - 2009 - UFJF - Museólogo) - O nome do órgão de proteção ao patrimônio, na área federal, é:

Código da questão
Q24397Ca
06

(COPESE/UFJF - 2009 - UFJF - Museólogo) - “... soma dos bens culturais de um povo, que são portadores de valores que podem ser legados a gerações futuras. É o que lhe confere identidade e orientação, pressupostos básicos para que se reconheça como comunidade, inspirando valores ligados à pátria, à ética e à solidariedade e estimulando o exercício da cidadania, através de um profundo senso de lugar e de continuidade histórica.”

O trecho citado pode ser considerado definição de:

Código da questão
Q24383Ca
07

(FUNRIO - 2015 - UFRB - Museólogo) - No Brasil, a que órgão compete a tarefa de “estabelecer e divulgar normas, padrões e procedimentos, com vistas em aperfeiçoar o desempenho das instituições museológicas no País e promover seu desenvolvimento”?

Código da questão
Q27552Ca
08

(UFMA/NEC - 2012 - UFMA - Museólogo) - O Inventário de Bens Tombados tem como objetivo principal:

Código da questão
Q24408Ca
09

(UNIUV - 2015 - Prefeitura de Jaguariaíva/PR - Museólogo) - O Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) foi criado em:

Código da questão
Q14652Ca
10

(FUNRIO - 2015 - UFRB - Museólogo) - Podem ser beneficiários de pensão temporária, nos termos da Lei nº 8112/90,

Código da questão
Q27542Ca

Concursos em sua
cidade