(UNIUV - 2015 - Prefeitura de Jaguariaíva/PR - Museólogo) - De acordo com Waldisa Russio, o objeto de estudo da museologia é:
(FUNRIO - 2015 - UFRB - Museólogo) - A “Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural”, da UNESCO, foi adotada em 1972. Chamava a atenção para o fato do patrimônio se encontrar ameaçado não apenas pelas causas tradicionais de degradação, mas também por outro motivo. Que motivo era este?
(COPESE/UFJF - 2009 - UFJF - Museólogo) - Indique a alternativa que completa a frase: “Nos ....................... passou a brotar, para a organização do universo material, a ordenação característica do pensamento científico que se estabeleceria a partir do séc. XVII. A classificação, o inventário e a linguagem descritiva se estabelecem no campo dos museus, sendo que esta resistiria nas exposições, até o séc. XX. São característicos dessas representações o acúmulo de objetos e a variação, compondo as mostras.”
(FUNRIO - 2015 - UFRB - Museólogo) - No tocante a liberação de servidor, para a realização de cursos de Mestrado e Doutorado, nos termos da Lei nº 11091/2005, é correto afirmar o seguinte:
(COPESE/UFJF - 2009 - UFJF - Museólogo) - O que se entende por conservação de acervo?
(UNIUV - 2015 - Prefeitura de Jaguariaíva/PR - Museólogo) - Qual das instituições abaixo não é ligada à museologia?
(FUNRIO - 2015 - UFRB - Museólogo) - Os efeitos da luz sobre os objetos são cumulativos e costumam ser irreversíveis. Para reduzir a deterioração da superfície do objeto é preciso controlar a iluminação que incide sobre ele. Das alternativas abaixo, indique a única que está correta.
(COPESE/UFJF - 2009 - UFJF - Museólogo) - O International Council of Museuns (ICOM) é uma organização internacional de museus e profissionais de museus, à qual está confiada a conservação, a preservação e a difusão do patrimônio mundial – cultural e natural, presente e futuro, material e imaterial – para a sociedade. Tal organização é vinculada ao:
(UFMA/NEC - 2012 - UFMA - Museólogo) - O museu também é uma ferramenta de prática educativa, pois está diretamente associado à formação da identidade dos grupos humanos. Nesse sentido, esta ação educativa, em nível teórico, é conhecida como:
(UFMA/NEC - 2012 - UFMA - Museólogo) - A Constituição Federal Brasileira (BRASIL, 2005, p. 230) define no artigo 216, as principais características do patrimônio brasileiro. Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, associados às diferentes identidades do povo brasileiro, dentre elas: