Museólogo

Prepare-se com questões de Museólogo

01

(UFMA/NEC - 2012 - UFMA - Museólogo) - A pesquisa arquivística e bibliográfica tem como função:

Código da questão
Q24401Ca
02

(COPESE/UFJF - 2009 - UFJF - Museólogo) - Imagine a formação de um acervo a partir de dois automóveis antigos. Qual o período de abordagem conceitual possível, que tecnicamente será adequado, a partir desse acervo?

Código da questão
Q24388Ca
03

(FUNRIO - 2015 - UFRB - Museólogo) - “Então não eram realmente os mesmos, esses negros, não tinham as mesmas caras galhofeiras que exibiam na festa, não pertenciam a ninguém, como lá sempre pertenceriam. E pelo menos hoje podiam bater seus tambores, pois haviam ido embora o barão, a baronesa e seus convidados.”

(RIBEIRO, João Ubaldo. Viva o povo brasileiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007. p.166).

O trecho da obra de João Ubaldo Ribeiro se refere a manifestações da cultura negra no Brasil, um país construído a partir de dicotomias diversas entre a cultura dita “oficial” e culturas subalternas. A constituição de um patrimônio nacional brasileiro se deu, em diversos momentos da nossa história recente, por meio da disseminação da noção contraditória de que as diferenças são compartilhadas no bojo de uma cultura única e homogênea.

Sobre o processo de legitimação do patrimônio nacional e o reconhecimento da cultura produzida pela diáspora africana no Brasil, é possível afirmar o seguinte:

Código da questão
Q27559Ca
04

(UFMA/NEC - 2012 - UFMA - Museólogo) - A formulação do Inventário de Bens Tombados é um instrumento jurídico de preservação do patrimônio cultural e foi sancionada:

Código da questão
Q24407Ca
05

(FUNRIO - 2015 - UFRB - Museólogo) - A ideia de pesquisa está ligada à produção de conhecimento, e esta noção pode ser empregada nas mais diversas áreas do saber e para as mais diferentes utilidades. Pensar a pesquisa do ponto de vista da “pesquisa científica” implica na produção de conhecimento com base em procedimentos metodológicos e critérios científicos bem determinados. Os museus e aquilo que produzem como conhecimento estão completamente atrelados a processos de pesquisa específicos. Igualmente, a Museologia como disciplina científica vem se desenvolvendo com base na pesquisa sobre os seus próprios métodos e o olhar particular lançado sobre as coisas do real que podemos chamar de “museológico”. Entre os casos descritos abaixo, qual deles NÃO pode ser considerado como referente à “pesquisa museológica”?

Código da questão
Q27554Ca
06

(COPESE/UFJF - 2009 - UFJF - Museólogo) - Em Minas Gerais, na estrutura estadual, o órgão responsável pelos tombamentos é:

Código da questão
Q24373Ca
07

(FUNRIO - 2015 - UFRB - Museólogo) - Como resultado da primeira conferência da Década das Nações unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Declaração de Ahmedabad enfatiza o potencial de ação que possui a educação para mobilizar as pessoas em prol de estilos de vida e políticas sustentáveis. “Educação para a vida; educação pela vida; educação através da vida”: as palavras de Ghandi representam o ideal de uma educação participativa e permanente. Ainda segundo a Declaração de Ahmedabad, para se alcançar um suposto desenvolvimento sustentável embasado na promessa do aumento da qualidade de vida, é preciso promover o empoderamento de todas as pessoas, segundo princípios de igualdade e de justiça social, e a mesma afirma que a chave deste empoderamento é a educação orientada para a ação.

A partir das considerações da citada Declaração, nos países pobres, como os museus do presente podem contribuir para o amplo acesso aos recursos naturais e promover a sustentabilidade por meio da educação permanente?

Código da questão
Q27568Ca
08

(UNIUV - 2015 - Prefeitura de Jaguariaíva/PR - Museólogo) - O registro de museólogo é concedido a:

Código da questão
Q14641Ca
09

(FUNRIO - 2015 - UFRB - Museólogo) - Considera-se a ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres, nos termos da Lei nº 8429/92. Assinale a alternativa que representa esse ato.

Código da questão
Q27543Ca
10

(UFMA/NEC - 2012 - UFMA - Museólogo) - O museu também é uma ferramenta de prática educativa, pois está diretamente associado à formação da identidade dos grupos humanos. Nesse sentido, esta ação educativa, em nível teórico, é conhecida como:

Código da questão
Q24409Ca

Concursos em sua
cidade