(COPESE/UFJF - 2009 - UFJF - Museólogo) - Qual a alternativa mais adequada sobre preservação do patrimônio cultural?
(UFMA/NEC - 2012 - UFMA - Museólogo) - Museu on-line, museu eletrônico, hipermuseu e umseu digital são conceitos novos de museu e que vêm sendo empregados há um pouco mais de uma década. Estes tipos de museus permitem:
(COPESE/UFJF - 2009 - UFJF - Museólogo) - Em uma fase nacionalista pós-1930, ocorreu uma forte influência estatal na área da cultura, havendo a inclusão de dispositivos ou capítulos referentes ao amparo à cultura, em todas as Constituições a partir de 1934. Em 1937, há um fato importante -__________- e, em seguida, a criação dos museus do Ouro, da Inconfidência, e outros do gênero, que constituíram a primeira leva de museus monográficos brasileiros.
Aponte a alternativa que completa CORRETAMENTE a lacuna.
(FUNRIO - 2015 - UFRB - Museólogo) - Com relação a investidura em cargo ou emprego público, nos termos da Constituição Federal, é correto afirmar que
(UNIUV - 2015 - Prefeitura de Jaguariaíva/PR - Museólogo) - O museólogo tem como função em um museu:
(COPESE/UFJF - 2009 - UFJF - Museólogo) - A função do mediador do museu vem, nas últimas décadas, destacando-se e ganhando importância, o que é justificado em uma das alternativas a seguir. Aponte-a.
(COPESE/UFJF - 2009 - UFJF - Museólogo) - A legislação brasileira de proteção ao patrimônio indica que:
(UNIUV - 2015 - Prefeitura de Jaguariaíva/PR - Museólogo) - O registro de museólogo é concedido a:
(FUNRIO - 2015 - UFRB - Museólogo) - A exposição, que pode ser entendida como a principal via de comunicação dos museus, constitui, com efeito, um campo nitidamente mais vasto uma vez que ela pode ser desenvolvida por uma instituição lucrativa (mercado, loja, galeria de arte) e ser concebida com as mais distintas finalidades. Ela pode ser organizada em um lugar fechado, mas também a céu aberto (parque ou rua) ou in situ, isto é, sem necessariamente implicar no deslocamento dos objetos (como no caso de sítios naturais, arqueológicos ou históricos). Sendo assim, nem toda exposição pode ser caracterizada como “exposição museológica”. Entre as opções abaixo apresentadas, o que determina que uma exposição seja efetivamente qualificada como “museológica”?
(FUNRIO - 2015 - UFRB - Museólogo) - O livro “Conceitos-chave de museologia”, organizado por André Desvallées e François Mairesse e publicado pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM, define o termo “musealização” considerando que:
“Segundo o sentido comum, a musealização designa o tornar-se museu ou, de maneira mais geral, a transformação de um centro de vida, que pode ser um centro de atividade humana ou um sítio natural, em algum tipo de museu. A expressão ‘patrimonialização’ descreve melhor, sem dúvida, este princípio, que repousa essencialmente sobre a ideia de preservação de um objeto ou de um lugar, mas que não se aplica ao conjunto do processo museológico.” (DESVALLÉES, André & MAIRESSE, François. Conceitos-chave de museologia. São Paulo: Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus; Pinacoteca do Estado de São Paulo; Secretaria de Estado da Cultura, 2013. p.56-57).
Sobre a relação entre “musealização” e “patrimonialização”, podemos afirmar que