Médico psiquiatra

Prepare-se com questões de Médico psiquiatra

01

(CAIPIMES - 2014 - Prefeitura de Campinas/SP - Médico psiquiatra) - Com relação à Quetiapina NÃO se pode afirmar:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q12178Ca
02

(UFPR - 2017 - PROGEPE/UFPR - Médico psiquiatra) - Sobre as principais alterações psicopatológicas, considere as seguintes afirmativas:

1. A síndrome de Ekbom está relacionada com delírio de infestação.
2. A angústia é uma alteração da afetividade fortemente ligada a sensações físicas, como aperto no peito e nó na garganta.
3. O delírio niilista, quando ocorre em casos de depressão, é incongruente com o humor.
4. Distanciamento afetivo é o termo utilizado para uma sutil perda da capacidade de vivenciar estados afetivos, sentimentos e emoções

Assinale a alternativa correta

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q31746Ca
03

(MSCONCURSOS - 2011 - Prefeitura de Pelotas/RS - Médico psiquiatria) - Com relação à fisiologia do sono, assinale a alternativa verdadeira:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q21908Ca
04

(CAIPIMES - 2014 - Prefeitura de Campinas/SP - Médico psiquiatra) - Entre os princípios da administração pública direta e indireta, expressos na Constituição da República Federativa do Brasil, não se inclui:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q12149Ca
05

(MSCONCURSOS - 2011 - Prefeitura de Pelotas/RS - Médico psiquiatria) - Uma  paciente  de  55  anos  de  idade,  diabética  e  hipertensa,  sofre  um  acidente  de  carro  em  via  urbana. É trazida ao Pronto Atendimento da cidade em que mora e submetida à avaliação clínica geral e  especializada;  com  resultado  normal,  exceto  pela  pressão  arterial,  um  pouco  elevada.  Tampouco  há  alteração  recente  detectável  em  exames  de  imageamento  cerebral.  No  entanto,  ela  permanece  sem  saber informar o local em que se encontra, nem a data presente. Parece confusa e com sutis flutuações  do nível de consciência. Pode­se afirmar que:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q21903Ca
06

(FGR - 2012 - Prefeitura de Lagoa da Prata/MG - Médico psiquiatra) - Marque a assertiva em que a concordância nominal esteja CORRETA:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q31720Ca
07

(FGV - 2015 - Prefeitura de Cuiabá/MT- Médico psiquiatra) - Um paciente psicótico passou a se mostrar hostil com seu médico, com quem já se tratava há muito tempo. Alegou que estava sendo atendido por um “sósia”, que depois disse ser um “clone” que estava substituindo o seu médico.

A certeza do paciente não se abalou mesmo quando seu médico mostrou seus documentos e seus familiares tentaram confrontá- lo para convencê-lo da impropriedade da ideia, chegando a ser hostilizados por serem “cúmplices dessa farsa”.

Essa alteração psicopatológica é denominada classicamente

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q41068Ca
08

(UFPR - 2017 - PROGEPE/UFPR - Médico psiquiatra) - Uma paciente de 40 anos é trazida por familiares ao pronto-socorro por apresentar irritabilidade intensa. Há 30 dias tem ficado progressivamente mais agitada, dormindo menos que o normal. Há 1 semana saiu da casa do marido (era casada há 15 anos) para frequentar festas durante a semana. Fez compras e investimentos imobiliários por impulso. Há 4 meses iniciou tratamento para depressão com venlafaxina pela segunda vez na vida. Durante a avaliação, nega ter algum problema e afirma que está se sentindo muito bem, como nunca tinha se sentido na vida. Percebe-se, porém, que tem a fala rápida, mudando de assunto com frequência.

Qual a conduta indicada para o caso acima?

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q31738Ca
09

(FGR - 2012 - Prefeitura de Lagoa da Prata/MG - Médico psiquiatra) - A naltrexona é uma opção medicamentosa para a dependência de álcool. A respeito do principal mecanismo de ação da naltrexona, marque a alternativa CORRETA:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q31728Ca
10

(MSCONCURSOS - 2011 - Prefeitura de Pelotas/RS - Médico psiquiatria) - Em caso de suspeita de síndrome confusional aguda (“ delirium”), o procedimento correto é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q21904Ca