(UFPR - 2017 - PROGEPE/UFPR - Médico psiquiatra) - A diferenciação entre transtorno bipolar e transtorno de personalidade borderline é um desafio clínico. Sobre esse diagnóstico, considere as seguintes afirmativas:
1. No transtorno de personalidade borderline, a autoagressão é um sintoma muito comum.
2. A instabilidade emocional faz parte dos dois diagnósticos, mas tende a ser mais espontânea no bipolar e mais causada por gatilhos no borderline.
3. O transtorno de personalidade borderline é mais comum em mulheres que em homens.
Assinale a alternativa correta.
(UEL - 2007 - SEAP/PR - Médico psiquiatra) - Em relação à epidemiologia do suicídio, considere as afirmativas a seguir.
I. Tanto as tentativas quanto os êxitos no suicídio são mais freqüentes nos homens.
II. Os solteiros são população de risco.
III. Existe aumento no risco para o suicídio quando a pessoa é portadora de depressão.
IV. As maiores taxas de suicídio no mundo estão em países insulares.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
(MSCONCURSOS - 2011 - Prefeitura de Pelotas/RS - Médico psiquiatria) - Uma paciente de 55 anos de idade, diabética e hipertensa, sofre um acidente de carro em via urbana. É trazida ao Pronto Atendimento da cidade em que mora e submetida à avaliação clínica geral e especializada; com resultado normal, exceto pela pressão arterial, um pouco elevada. Tampouco há alteração recente detectável em exames de imageamento cerebral. No entanto, ela permanece sem saber informar o local em que se encontra, nem a data presente. Parece confusa e com sutis flutuações do nível de consciência. Podese afirmar que:
(MSCONCURSOS - 2011 - Prefeitura de Pelotas/RS - Médico psiquiatria) - De acordo com a Lei Orgânica Municipal, dentre as competências privativas da Câmara de Vereadores estão:
(FGR - 2012 - Prefeitura de Lagoa da Prata/MG - Médico psiquiatra) - A naltrexona é uma opção medicamentosa para a dependência de álcool. A respeito do principal mecanismo de ação da naltrexona, marque a alternativa CORRETA:
(UFPR - 2017 - PROGEPE/UFPR - Médico psiquiatra) - Os episódios depressivos, tanto na depressão maior (unipolar) como no quadro bipolar, têm o mesmo critério diagnóstico, apesar de frequentemente apresentarem algumas diferenças clínicas. Sobre essas diferenças, considere as seguintes afirmativas:
1. O quadro bipolar tem início mais precoce que a depressão maior.
2. Episódios depressivos no quadro bipolar tendem a ser mais graves que no unipolar.
3. Uso de substâncias e irritabilidade são mais comuns nos casos de depressão unipolar.
4. Sintomas de hipersonia e aumento de apetite são mais comuns nos casos de depressão unipolar.
Assinale a alternativa correta
(FGR - 2012 - Prefeitura de Lagoa da Prata/MG - Médico psiquiatra) - Marque a alternativa que indica dois antidepressivos com poucos efeitos adversos sexuais:
(FGV - 2015 - Prefeitura de Cuiabá/MT - Médico psiquiatra) - Um homem de 60 anos, diagnosticado como portador de transtorno depressivo unipolar, deu entrada num pronto socorro após sofrer uma crise convulsiva em casa. Ao exame, o médico detectou a presença de arritmia cardíaca importante. Estava acompanhado da esposa, que relatou que o mesmo tomou uma grande quantidade de um dos medicamentos que tinha em sua dispensa.
Assinale a opção que indica a substância que está relacionada com esse evento.
(UEL - 2007 - SEAP/PR - Médico psiquiatra) - Sobre o transtorno paranóide da personalidade, considere as afirmativas a seguir.
I. A característica essencial deste distúrbio é uma tendência global e injustificável para interpretar as ações das pessoas como deliberadamente humilhantes ou ameaçadoras.
II. Normalmente, tem início no final da adolescência ou no começo da idade adulta.
III. Supervalorizam sua própria importância, as suas idéias são as únicas corretas e seus pontos de vista não podem ser contestados.
IV. Pessoas com esse distúrbio são hipo-vigilantes e não estão preocupadas contra qualquer ameaça percebida.
(CAIPIMES - 2014 - Prefeitura de Campinas/SP - Médico psiquiatra) - É a segunda causa isolada mais comum de retardo mental, mais comum entre os meninos, tipicamente apresentando macrorquidia e orelhas largas e longas entre outras características físicas. Trata-se da Síndrome: