(Instituto Excelência - 2016 - Prefeitura de Aguaí/SP - Médico pediatra) - A asma é a segunda causa de internações hospitalares de crianças com idade de 4 a 9 anos e a terceira entre os adolescentes. Assinale a alternativa que melhor conceitua a asma.
(FAUEL - 2012 - Prefeitura de Jataizinho/PR - Médico pediatra) - De acordo ainda com o Pacto pela Vida – pacto de gestão do SUS, podemos afirmar. São instrumentos da Regionalização:
(Prefeitura Municipal - 2014 - Prefeitura de Tietê/SP - Médico pediatra) - Quais os princípios do SUS
(FGV - 2015 - TJ/RO - Médico pediatra) - São fatores que aumentam o risco de gravidade nas infecções pulmonares pelo vírus sincicial respiratório:
(FUNCAB - 2013 - Prefeitura de Cuiabá/MT - Médico pediatra) - Um lactente de seis meses apresenta coriza e tosse que evoluem para taquipneia e retrações intercostais com sibilância. Considerando o diagnóstico provável de bronquiolite, o RX de tórax apresentará:
(FUNCAB - 2013 - Prefeitura de Cuiabá/MT - Médico pediatra) - Um escolar de dez anos, do sexo masculino, apresenta tosse persistente, perda de peso, febre baixa e sudorese vespertina. A mãe informa que um tio, em tratamento para tuberculose, mora com a família. Assinale o achado radiológico mais frequente nestes casos.
(FGV - 2015 - TJ/RO - Médico pediatra) - Em relação à doença falciforme, é correto afirmar que:
(FGV - 2015 - TJ/RO - Médico pediatra) - Uma criança de 7 meses de vida apresenta quadro diarreico de aproximadamente 6 evacuações líquidas por dia há mais ou menos uma semana. A mãe vem fornecendo solução hidratante oral com o dobro da quantidade de sal preconizada há 5 dias. O exame físico da criança revela um lactente irritado levemente hipertônico, com amplitude diminuída dos pulsos periféricos e diurese diminuída. A dosagem do sódio sérico mostrou um valor de 174 mEq/L.
A conduta terapêutica a ser tomada nesse caso é:
(FUNCAB - 2013 - Prefeitura de Cuiabá/MT - Médico pediatra) - Gestante deu à luz um recém-nato grande para a idade gestacional, pesando 4.500 g. Duas horas após o parto, o bebê deve ser avaliado quanto à incidência de:
(Prefeitura Municipal - 2014 - Prefeitura de Tietê/SP - Médico pediatra) - A doença é muita antiga e se apresenta como endemia solidamente enraizada no Brasil. Há mais de vinte anos o número absoluto de casos da doença está em torno de 80.000 casos novos a cada ano. Este fato determina uma queda da incidência às custas do aumento da população. A incidência atual está em torno de 43 casos por 100.000 habitantes em 2006. Destes, pelo menos 5.000 pessoas morrem todos os anos pela doença. Atualmente a doença ataca principalmente o adulto masculino jovem e prefere as populações carentes que vivem em favelas, invasões ou áreas de habitação improvisada, além de indígenas, quilombolas e a população carcerária. Este relato retrata a realidade epidemiológica brasileira da: