(UFMT - 2016 - Prefeitura de Rondonópolis/MT - Médico patologista) - Lactente de 18 meses, masculino, internado com história de febre alta há 5 dias, dispneia e gemência. Radiografia de tórax: infiltrado no terço superior de pulmão direito e imagem de hipotransparência com nível hidroaéreo. Exame físico: prostração, tiragem intercostal e impetigo bolhoso em MID. O tratamento de 1. a escolha para esse caso é:
(UFG - 2012 - Prefeitura de Goiânia/GO - Médico patologista) - Em pacientes hipertensos, a diferenciação de emergência hipertensiva faz-se presente em situações de
(Gestão de Concursos - 2016 - UNIMONTES - Médico patologista) - De acordo com a Lei Orgânica da Saúde, a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.
Considere as seguintes afirmativas sobre o tema:
I. O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos.
II. O Estado deve estabelecer condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços de saúde.
III. As ações de saúde visam a promoção, proteção e recuperação da saúde individual e coletiva.
IV. O dever do Estado não exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade.
Estão corretas as afirmativas:
(SOCIESC - 2009 - Prefeitura de Joinville/SC - Médico patologista) - Complete a seguinte frase. A doença de Wilson caracteriza-se pelo depósito de ............... na córnea, núcleos da base, fígado, devido a deficiência da enzima .......................
(FAUEL - 2016 - Prefeitura de Maringá/PR - Médico patologista) - Em relação ao melanoma maligno, assinale a alternativa correta:
(SOCIESC - 2009 - Prefeitura de Joinville/SC - Médico patologista) - Associe a 2ª coluna de acordo com a 1ª, relacionando a esfregaço sanguíneo e alterações na forma da hemácia.
Anormalidades na forma da hemácia
A – EsferócitosB – Células alvoC – EliptócitosD – Células espiculadas
Condição associada
( ) Anemia falciforme( ) Talassemia( ) Uremia( ) Anemia Hemolítica Adquirida
(UFMT - 2016 - Prefeitura de Rondonópolis/MT - Médico patologista) - Quanto ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A vacina inativada para poliomielite (VIP) deve ser dada aos 2, 4 e 6 meses de idade; a vacina oral para a poliomielite (VOP) é feita nos reforços aos 15 meses e aos 4 anos, bem como nas campanhas anuais de vacinação contra a poliomielite em crianças de 1 a 5 anos de idade incompletos.
( ) A vacina anti-meningocócica C deve ser feita aos 3 e 5 meses de idade e o reforço aos 15 meses.
( ) A vacina de HPV deve ser dada dos 9 aos 13 anos de idade em duas doses, com a 2.a dose feita 6 meses após a 1.ª.
( ) A vacina anti-pneumocócica 10 valente deve ser feita aos 2 e 4 meses de idade e com reforço aos 12 meses.
Assinale a sequência correta.
(UFG - 2012 - Prefeitura de Goiânia/GO - Médico patologista) - Dengue é uma doença infecciosa de grande magnitude na saúde pública brasileira, e faz parte da lista de notificação compulsória (LNC). Conforme a Portaria 104/2011, os critérios definidos para a notificação dos casos de dengue são:
(UFG - 2012 - Prefeitura de Goiânia/GO - Médico patologista) - O adenoma pleomórfico mostra uma grande diversidade morfológica, sendo, por isto, denominado “tumor misto”. Esse tumor
Clique aqui e leia o texto relacionado com a questão
(FAFIPA - 2014 - Prefeitura de Maringá/PR - Médico patologista) - Leia as alternativas e assinale a CORRETA: