(UFPR - 2013 - PROGEPE - Médico otorrinolaringologista) - Faringotonsilites é um tema imenso dentro da otorrinolaringologia e, na realidade, uma fração considerável de atendimentos. Entre elas, a faringotonsilite estreptocócica é a que mais preocupa o médico. Sobre esse tema, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) As faringotonsilites estreptocócicas, que somam ao redor de 20% das faringotonsilites de crianças e adolescentes, são de fácil diagnóstico clínico, dispensando os exames laboratoriais na vasta maioria dos casos.
( ) O primeiro determinante da patogenicidade estreptocócica é uma proteína antigênica (chamada proteína M, um imunomediador).
( ) Além de imunomediadores, a infecção estreptocócica produz toxinas eritrogênicas.
( ) É o Streptococcus pyogenes beta-hemolítico do grupo A o causador da faringotonsilite estreptocócica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
(UFPR - 2013 - PROGEPE - Médico otorrinolaringologista) - Sobre patologias de pregas vocais, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) Os nódulos vocais são espessamentos de bordos livres de ambas as pregas, em junção de terço médio com terço posterior.
( ) O pólipo se caracteriza por ser processo inflamatório de prega vocal, geralmente unilateral, sendo sua base de implantação menor que a lesão, de aspecto angiomatoso, fibroso ou edematoso.
( ) O edema de Reinke se caracteriza por processo inflamatório que acomete a camada superficial da lâmina própria de ambas as pregas vocais, mas de forma assimétrica.
( ) O cisto epidermoide, ou cisto de inclusão, apresenta-se como formação nodular branco-amarelada no interior da prega vocal, podendo ou não fazer saliência na luz da laringe. É geralmente bilateral.
(FGV - 2015 - Prefeitura de Cuiabá/MT - Médico otorrinolaringologista) - Com relação à parotidite recidivante, assinale a afirmativa correta.
(FGV - 2015 - Prefeitura de Cuiabá/MT - Médico otorrinolaringologista) - Com relação à surdez sindrômica da infância, assinale a afirmativa incorreta.
(FGV - 2015 - Prefeitura de Cuiabá/MT - Médico otorrinolaringologista) - Assinale a opção que indica os grupos de medicamentos que têm se destacado no tratamento atual da insuficiência cardíaca com disfunção ventricular sistólica e redução da fração de ejeção, sendo capazes de aliviar os sintomas da enfermidade, estabilizando ou revertendo o remodelamento cardíaco.
(FGV - 2015 - Prefeitura de Cuiabá/MT - Médico otorrinolaringologista) - Assinale a opção que indica, após consulta inicial, a conduta a ser adotada frente a um adulto ou a um adolescente acima de 10 anos assintomático que tem contato domiciliar de paciente com tuberculose pulmonar ativa.
(FGV - 2015 - Prefeitura de Cuiabá/MT - Médico otorrinolaringologista) - Com relação às doenças inflamatórias benignas da boca, assinale a afirmativa incorreta.
(UNAMA - 2007 - Santa Casa/PA - Médico otorrinolaringologista) - Indique qual dos tumores malignos abaixo é o mais freqüente no seio maxilar:
(UFPR - 2013 - PROGEPE - Médico otorrinolaringologista) - É claro que a via de abordagem cirúrgica do seio esfenoide depende de uma série de fatores, como a necessidade de exploração ou não do etmoide posterior, da anatomia local, da patologia presente e da própria experiência do cirurgião. Assinale a alternativa que apresenta a abordagem cirúrgica mais atraente e segura.
(FGV - 2015 - Prefeitura de Cuiabá/MT - Médico otorrinolaringologista) - Para a interpretação das imagens produzidas nos exames de Ressonância Nuclear Magnética é necessário conhecer as características dos diferentes tipos de tecidos.
A esse respeito, assinale a afirmativa correta.