(FAUEL - 2015 - Prefeitura de Mandaguari/PR - Médico neurologista) - Em relação às Cefaléias primárias, marque (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso:
( ) O diagnóstico de enxaqueca pode ser confundido com o de cefaleia causada por sinusite, tendo em vista que alguns dos sintomas oculares e nasais podem dificultar a interpretação diagnóstica. A sinusite crônica é a causa mais comum de cefaleia.
( ) A cefaléia tensional é caracterizada pelos pacientes como “um sintoma normal ou comum”, levando à automedicação e, consequentemente, a não procura de assistência médica, porém esta pode ser incapacitante e durar várias horas.
( ) As enxaquecas ou migrâneas são mais frequentes em mulheres do que em homens, seu rastreamento na atenção primária pode ser feito utilizando três questões que abordem os seguintes aspectos: limitação das atividades habituais, náusea e fotofobia.
( ) Exames laboratoriais e eletrofisiológicos, incluindo o exame do líquor, auxiliam no diagnóstico das cefaleias, devido a alta sensibilidade, assim como a tomografia computadorizada, a ressonância nuclear magnética, a angiografia, entre outros.
Assinale alternativa que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo: