Médico neurologista

Prepare-se com questões de Médico neurologista

01

(SMS/RJ - 2013 - Prefeitura de Rio de Janeiro/RJ - Médico Neurologista) - Um homem de 70 anos de idade apresenta déficit cognitivo progressivo, associado à dificuldade motora, principalmente da marcha, devido à rigidez e acinesia. Após um ano de evolução da doença, tornam-se frequentes alucinações visuais e delírio de perseguição. O paciente é portador de hipertensão arterial e diabetes parcialmente controladas.

O diagnóstico clínico é:

Código da questão
Q21479Ca
02

(FCC - 2016 - Prefeitura de Campinas/SP - Médico neurologista) - Segundo a Classificação Internacional de Cefaleias (ICHD-3 beta) sobre a Enxaqueca com Aura é INCORRETO afirmar:

Código da questão
Q12570Ca
03

(FAUEL - 2015 - Prefeitura de Mandaguari/PR - Médico neurologista) - Setor que iniciou o ano de 2.015 no ABC Paulista com anuncio de demissões e paralisações organizadas pelos sindicatos:

Código da questão
Q32608Ca
04

(SPDM - 2011 - Prefeitura de Americana/SP - Médico neurologista) - Um neurologista é acionado para avaliar um empregado de uma fábrica de baterias, que estava aposentado por intoxicação ambiental. O paciente havia sofrido uma fratura óssea e começou a apresentar quadro encefalítico. Com base no quadro descrito, a substância supostamente envolvida seria:

Código da questão
Q49361Ca
05

(SMS/RJ - 2013 - Prefeitura de Rio de Janeiro/RJ - Médico Neurologista) - Paciente de 72 anos de idade vem evoluindo há dois anos com rigidez e acinesia progressivas, mais evidentes no dimídio direito, dificultando a marcha e os movimentos em geral. Mais recentemente, passou a apresentar movimentos anormais do membro superior direito, sem propósito e sem que o paciente perceba. O diagnóstico é:

Código da questão
Q21460Ca
06

(FCC - 2016 - Prefeitura de Campinas/SP - Médico neurologista) - Mulher de 34 anos, com quadro há 14 dias de confusão, agitação, alucinações auditivas e ideação suicida. Há 01 dia teve crise convulsiva tônico-clônico generalizada, sendo transferida a UTI. Desde então, apresenta movimentos involuntários em membros superiores e discinesias orofaciais. RNM de encéfalo normal, LCR com linfocitose e proteína levemente elevada. Iniciado aciclovir, porém paciente evoluiu com piora clínica progressiva e estado de mal não-convulsivo. Devido ao quadro clínico optou-se por realizar painel de anticorpos paraneoplásicos, sendo diagnosticada encefalite imunomediada. Provável neoplasia subjacente é:

Código da questão
Q12563Ca
07

(FCC - 2016 - Prefeitura de Campinas/SP - Médico neurologista) - Indivíduo do sexo masculino, 36 anos de idade, assintomático, fez sorologias em avaliação ambulatorial “de rotina”, mostrando resultados não reagentes para o HIV e os vírus das hepatites A, B e C. Entretanto, tem VDRL de 1:2. Levando em conta este último resultado, o(s) teste(s) mais adequado(s) a ser(em) solicitado(s) deve(m) ser:

Código da questão
Q12536Ca
08

(SMS/RJ - 2013 - Prefeitura de Rio de Janeiro/RJ - Médico Neurologista) - Um paciente sofreu traumatismo cranioencefálico e está internado há 45 dias em uma unidade neurointensiva, em ventilação mecânica. Durante esse período, apresentou duas complicações infecciosas graves, já tratadas. Apesar da melhora do nível de consciência, da resolução das infecções e da suspensão de todas as drogas sedativas e bloqueadoras musculares, não é possível suspender o uso da prótese ventilatória e o paciente não consegue mobilizar os quatro membros. A causa mais provável para a dificuldade em progredir o desmame da prótese é:

Código da questão
Q21473Ca
09

(SPDM - 2011 - Prefeitura de Americana/SP - Médico neurologista) - A condição em que o indivíduo entra de imediato em sono REM é a:

Código da questão
Q49353Ca
10

(SMS/RJ - 2013 - Prefeitura de Rio de Janeiro/RJ - Médico Neurologista) - Um paciente em pós-operatório imediato para retirada de um tumor cerebral apresenta elevação da pressão intracraniana que já dura 15 minutos. A primeira medida a ser implementada é:

Código da questão
Q21467Ca

Concursos em sua
cidade