Médico neurologista

Prepare-se com questões de Médico neurologista

01

(FAUEL - 2015 - Prefeitura de Mandaguari/PR - Médico neurologista) - Em se tratando de “toneladas”, é o produto agrícola mais colhido em Mandaguari:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q32610Ca
02

(FCC - 2016 - Prefeitura de Campinas/SP - Médico neurologista) - Para responder, utilize o caso abaixo.

Senhor de 65 anos é levado ao consultório pelos familiares devido a quadro, há 6 meses, de dificuldade de marcha e lentificação de movimento. No mesmo período passou a apresentar alucinações visuais, nas quais vê insetos andando pelo chão. Seus filhos também notaram alteração cognitiva flutuante com dificuldade em realizar atividades cotidianas, como manejar dinheiro. Há alguns anos faz tratamento para depressão e tem sono agitado, parecendo viver seus sonhos. Ao exame apresenta parkinsonismo assimétrico, rígido-acinético.

A presença de sonhos vívidos é característica de um distúrbio do sono, usualmente relacionado a alfa-sinucleinopatias. Trata-se de

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q12557Ca
03

(IBC - 2015 - Prefeitura de  Carapicuíba/SP - Médico neurologista) - A Síndrome de KorsaKoff é caracterizada por todos os sintomas abaixo,com exceção de:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q32647Ca
04

(FAUEL - 2015 - Prefeitura de Mandaguari/PR - Médico neurologista) - Em relação às Cefaléias primárias, marque (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso:

( ) O diagnóstico de enxaqueca pode ser confundido com o de cefaleia causada por sinusite, tendo em vista que alguns dos sintomas oculares e nasais podem dificultar a interpretação diagnóstica. A sinusite crônica é a causa mais comum de cefaleia.

( ) A cefaléia tensional é caracterizada pelos pacientes como “um sintoma normal ou comum”, levando à automedicação e, consequentemente, a não procura de assistência médica, porém esta pode ser incapacitante e durar várias horas.

( ) As enxaquecas ou migrâneas são mais frequentes em mulheres do que em homens, seu rastreamento na atenção primária pode ser feito utilizando três questões que abordem os seguintes aspectos: limitação das atividades habituais, náusea e fotofobia.

( ) Exames laboratoriais e eletrofisiológicos, incluindo o exame do líquor, auxiliam no diagnóstico das cefaleias, devido a alta sensibilidade, assim como a tomografia computadorizada, a ressonância nuclear magnética, a angiografia, entre outros.

Assinale alternativa que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q32612Ca
05

(SMS/RJ - 2013 - Prefeitura de Rio de Janeiro/RJ - Médico Neurologista) - No envelhecimento normal (não patológico) o indivíduo idoso pode apresentar:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q21458Ca
06

(SPDM - 2011 - Prefeitura de Americana/SP - Médico neurologista) - A condição em que o indivíduo entra de imediato em sono REM é a:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q49353Ca
07

(FCC - 2016 - Prefeitura de Campinas/SP - Médico neurologista) - Medicamento que NÃO tem como efeito adverso o aparecimento de tremores:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q12577Ca
08

(SPDM - 2011 - Prefeitura de Americana/SP - Médico neurologista) - Um paciente refere sensações inusitadas visuais, como se estivesse drogado. Olha para sua mão e repentinamente vê que ela assume um tamanho muito maior que o normal. Olha para a almofada da sala e a vê aumentando e diminuindo. Este fenômeno é descrito como “Alice no país das maravilhas”. A(s) hipótese(s) diagnóstica(s) mais provável (eis) seriam:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q49359Ca
09

(SMS/RJ - 2013 - Prefeitura de Rio de Janeiro/RJ - Médico Neurologista) - Considere o seguinte caso clínico para responder:

Um homem de 56 anos de idade, portador de hipertensão arterial, hiperlipidemia e fibrilação atrial crônica, apresenta quadro súbito de hemiplegia faciobraquiocrural esquerda, associada a disartria, disfagia e rebaixamento da consciência. O paciente é levado à emergência de um grande hospital após 120 minutos da instalação do quadro e a tomografia computadorizada do crânio, realizada imediatamente, mostra área hipodensa acometendo 2/3 do território da artéria cerebral média direita.

Considerando que o paciente evoluiu bem e recebeu alta hospitalar, a melhor conduta para prevenção secundária é:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
Código da questão
Q21462Ca
10

(FCC - 2016 - Prefeitura de Campinas/SP - Médico neurologista) - Manifestação clínica que NÃO corresponde ao hipotireoidismo:

  1. a
  2. b
  3. c
  4. d
  5. e
Código da questão
Q12553Ca