Médico hematologista

Prepare-se com questões de Médico hematologista

01

(UFMT - 2016 - Prefeitura de Rondonópolis/MT - Médico hematologista) - Quanto às curvas de crescimento da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma criança, do sexo masculino, de 6 anos e 5 meses de idade, com índice de massa corpórea (IMC) plotado entre o score Z +1 e +2 é classificada como

Código da questão
Q27169Ca
02

(SPDM - 2011 - Prefeitura de Americana/SP - Médico hematologista) - Paciente com hemofilia A apresentava nível de inibidor menor que 5UB/ml. Continuou recebendo Fator VIII para hemartroses, com boa resposta clínica. Uma avaliação realizada 6 meses após o primeiro exame demonstrou manutenção do nível de inibidor menor que 5UB/ml. O paciente apresenta:

Código da questão
Q40110Ca
03

(UFMT - 2016 - Prefeitura de Rondonópolis/MT - Médico hematologista) - RDA, masculino, 25 anos, comparece à consulta para mostrar os resultados de seus exames, incluindo um teste Elisa anti-HIV, que resultou positivo. A interpretação correta desse resultado deve considerar:

Código da questão
Q27183Ca
04

(SPDM - 2011 - Prefeitura de Americana/SP - Médico hematologista) - É característico(a) da Doença das Aglutininas Frias:

Código da questão
Q40132Ca
05

(UFMT - 2016 - Prefeitura de Rondonópolis/MT - Médico hematologista) - Lactente de 18 meses, masculino, internado com história de febre alta há 5 dias, dispneia e gemência. Radiografia de tórax: infiltrado no terço superior de pulmão direito e imagem de hipotransparência com nível hidroaéreo. Exame físico: prostração, tiragem intercostal e impetigo bolhoso em MID. O tratamento de 1. a escolha para esse caso é:

Código da questão
Q27178Ca
06

(UFMT - 2016 - Prefeitura de Rondonópolis/MT - Médico hematologista) - As manifestações clínicas como dor abdominal, náuseas, vômitos, diarreia e constipação são relacionadas a alterações do trato digestório. Quando esses sinais e sintomas são recorrentes ou crônicos e não estão associados às alterações anatômicas e bioquímicas, caracteriza-se como um distúrbio gastrintestinal funcional. Os distúrbios gastrintestinais funcionais correspondem a 5% das consultas pediátricas. Em relação a esses distúrbios gastrintestinais funcionais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A cólica infantil é considerada uma síndrome comportamental que acomete neonatos e lactentes jovens, caracterizada pela presença de longos episódios de choro intenso e inconsolável, irritabilidade e inquietação que se iniciam e desaparecem repentinamente, sem causa aparente e cuja tendência é a resolução espontânea em torno dos 3 a 4 meses de idade.

( ) A dor abdominal funcional geralmente não tem localização preferencial, sem grande intensidade e de duração contínua ou quase contínua; ocorre em crianças de 4 a 18 anos de idade.

( ) São critérios diagnósticos da síndrome do intestino irritável: alívio dos sintomas com a evacuação; início dos sintomas associado à mudança na forma e frequência das evacuações e ausência de alterações metabólicas, inflamatórias, anatômicas ou neoplásicas que expliquem os sintomas.

( ) A enxaqueca abdominal tem maior prevalência dos 10 aos 12 anos de idade e manifesta-se com episódios agudos e intensos de dor abdominal na região da linha média, na maioria das vezes com longa duração, podendo estar acompanhada de cefaleia e palidez.

Assinale a sequência correta.

Código da questão
Q27177Ca
07

(FEPESE - 2013 - Prefeitura de Florianópolis/SC - Médico hematologista) - Qual das doenças sistêmicas não está associada aos linfomas do tipo MALT (tecido linfoide associado à mucosa)?

Código da questão
Q16757Ca
08

(FUNRIO - 2007 - Prefeitura de Itaboraí/RJ - Médico hematologista) - Segundo o comitê da Organização Mundial da Saúde, para considerarmos um diagnóstico como mielodisplasia e não leucemia aguda, o limite percentual de blastos medulares deve ser de:

Código da questão
Q40138Ca
09

(FEPESE - 2013 - Prefeitura de Florianópolis/SC - Médico hematologista) - Pedro, 55 anos de idade, procura o ambulatório com fadiga e prurido sistêmico. Tem hipertensão arterial e faz uso de diurético tiazídico. Ao exame está pletórico, apresenta escoriações lineares por coçadura e tem baço palpável a 8 cm do rebordo costal esquerdo. Foram solicitados alguns exames e o médico suspeitou de Policitemia Vera.

Os resultados que sugeriram esse diagnóstico foram:

Código da questão
Q16763Ca
10

(UFMT - 2016 - Prefeitura de Rondonópolis/MT - Médico hematologista) - As diarreias agudas são definidas como a eliminação de fezes de conteúdo líquido acima do habitual, associada, em geral, a um aumento da frequência das evacuações. Apesar dos ganhos em conhecimento da fisiopatologia e controle, a diarreia ainda é uma das causas mais importantes de morbidade infantil no mundo. Em relação às diarreias agudas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A diarreia osmótica caracteriza-se pela presença de substâncias na luz intestinal que exercem uma força osmótica em relação ao meio interno, isso ocorre por alterações anatômicas e/ou funcionais da mucosa intestinal, dentre elas a redução da atividade das enzimas, especialmente das dissacaridases.

( ) As diarreias secretoras são as que cursam com maiores perdas hidroeletrolíticas e são provocadas por toxinas bacterianas que promovem aumento intracelular de mediadores de secreção intestinal, que leva ao afluxo de íons como cloro, sódio e bicarbonato.

( ) As causas mais frequentes de diarreia aguda em crianças são os vírus, seguidos pelas bactérias e os protozoários; das bactérias, a ECEP (E. Coli enteropatogênica) é um agente importante de diarreia em crianças pré-escolares e escolares.

( ) O uso de antibióticos, em geral, não tem ação benéfica nas diarreias agudas e pode provocar desequilíbrio na flora normal do intestino. São indicados em casos específicos, como em desnutridos graves ou imunodeprimidos, crianças com sinais de toxemia ou disseminação da doença.

Assinale a sequência correta.

Código da questão
Q27176Ca